Melhoramento genético em bovinos leiteiros

Postado em: 20/03/2018 | 1 min de leitura Escrito por:

Com o objetivo de identificar reprodutores com desempenhos positivos para a produção de leite e outras características de importância econômica, vários programas de melhoramento genético para raças bovinas leiteiras têm sido implementados no país.

O melhoramento genético dos animais domésticos depende, basicamente, da mudança das frequências gênicas, causadas por processos direcionados pelo homem. Tais processos podem ser divididos em dois grupos: seleção e sistemas de acasalamento (onde estão incluídos os cruzamentos).

Neste processo, é de fundamental importância se estabelecer os objetivos de seleção do rebanho, considerando os fatores que estão envolvidos no processo e outras características que podem tornar o sistema economicamente viável.

Também importantes são os dados genômicos, que utilizados juntos aos fenotípicos e genealógicos, têm trazido benefícios expressivos ao melhoramento genético. Assim, a seleção genômica vem ganhando cada vez mais importância.

No mais novo curso online lançado pelo EducaPoint, o Pesquisador da Embrapa e especialista em Melhoramento Animal, Dr. Marcos Vinicius G. Barbosa da Silva, fala sobre parâmetros genéticos como herdabilidade, correlações e repetibilidade, ensina as diferenças entre seleção e cruzamento, como interpretar as PTAs e as confiabilidades de forma correta.

Ele explica também o conceito e aplicação da seleção genômica, o que são marcadores moleculares e porque se constituem em uma poderosa ferramenta no processo de melhoramento genético animal.

Confira abaixo uma videoaula do curso, sobre a importância de se estabelecer os objetivos de seleção:


 

Participe desse treinamento completo e conheça as formas para aumentar a eficiência de seleção e os ganhos genéticos do seu rebanho!

 

Mais informações

contato@educapoint.com.br

Telefone: (19) 3432-2199

Whatsapp (19) 99817- 4082

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP