Aborto por Neospora caninum em bovinos: o que você precisa saber

Postado em: 23/10/2020 | 6 min de leitura Escrito por:
O Neospora caninum é um protozoário parasita que está emergindo como uma importante causa infecciosa de bezerros fracos e aborto em bovinos. Infecções por N. caninum foram relatadas em muitas partes do mundo, com estudos nos Estados Unidos, Nova Zelândia, Holanda e Alemanha indicando que 12-45% dos fetos abortados de gado leiteiro estão infectados com o organismo.
 
Uma característica distintiva da doença é o aborto com 4-6 meses de gestação, um período de tempo único entre as causas infecciosas do aborto bovino. É um parasita transmitido de forma muito eficiente, com taxas de infecção de 90% em alguns rebanhos. 
 
As vacas contraem esse parasita de duas maneiras: 
 
1) “horizontalmente” consumindo ração ou água contaminada com ovos (oocistos) de cães outros canídeos infectados;
 
2) transmissão “vertical” da vaca para o feto durante a gravidez. 
 
Uma característica importante desse parasita é que, uma vez que infecta uma vaca ou touro adulto, um bezerro ou um feto, é mantido como uma infecção para o resto da vida. Uma vez infectada, a vaca pode passar o organismo através da placenta para o bezerro em todas as gestações ao longo da vida. Em algumas gestações, esta infecção fetal pode resultar em aborto ou bezerros fracos. No entanto, a grande maioria (95%) dos bezerros nascidos com a infecção (“infectados congenitamente”) de mães positivas são absolutamente normais, mas permanecem infectados por toda a vida. Uma bezerra nascida com a infecção pode transmitir a infecção para a próxima geração quando ficar prenhe, mantendo assim a infecção no rebanho. A transmissão vertical (mãe para bezerro) é conhecida por ser o principal modo de transmissão em bovinos, mas tanto a transmissão horizontal quanto a vertical são vitais para a sobrevivência do parasita.
 
A forma como N. caninum causa o aborto é complexa e não totalmente compreendida. As perdas por aborto podem ocorrer após uma infecção primária (ingestão de ovos), mas é mais comumente associada à reativação de uma infecção persistente durante a gravidez. Assim que o organismo atinge a corrente sanguínea de uma vaca prenhe (parasitemia), ele invade a placenta e o feto. Acredita-se que o aborto ocorre por dano fetal e placentário direto e/ou o dano placentário pode causar a liberação de prostaglandinas maternas que causam luteólise e aborto.
 
O diagnóstico definitivo do aborto é através da detecção do organismo N. caninum nos tecidos fetais, mais consistentemente no cérebro fetal. Não existe nenhum medicamento conhecido para eliminar a infecção de uma vaca. Uma vacina com microrganismos mortos foi disponibilizada (NeoGuard, Intervet Inc), mas estudos sugerem que ela tem apenas um efeito modesto na redução do risco de aborto e muitas incertezas permanecem, de forma que essa vacina foi retirada do mercado. O controle é baseado no abate de animais positivos, na prevenção da entrada de substitutos infectados no rebanho e na prevenção de prováveis ??rotas de infecção horizontal.
 
Ciclo de vida e transmissão de Neospora caninum:

 
A transmissão horizontal do organismo ocorre quando uma vaca consome um ovo (oocisto) eliminado nas fezes de um cão doméstico, coiote ou outro canídeo selvagem. Uma vez dentro da vaca, o oocisto se abre e libera taquizoítos que se multiplicam rapidamente e entram na corrente sanguínea (parasitemia). Os taquizoítos são transmitidos através da placenta ao feto ou o sistema imunológico da vaca retarda a multiplicação do organismo e eles ficam envoltos em uma concha ("encistados"). Esses “cistos de tecido” são encontrados principalmente no cérebro, medula espinhal e músculos das vacas, mas acredita-se que também existam na placenta. 
 
Se os cães (ou outros canídeos selvagens) ingerirem esses cistos de tecido comendo uma placenta, feto abortado ou carcaça de uma vaca infectada, o organismo pode se reproduzir e formar ovos (oocistos) no intestino dos cães, reiniciando o ciclo. Os cervos também são conhecidos por formar cistos de tecido de N. caninum infectantes para cães. A transmissão de vaca para vaca não ocorre. Embora não tenha sido comprovada definitivamente, a transmissão venérea ou por transferência de embriões é considerada altamente improvável.
 
Os cistos de tecido são encontrados principalmente no sistema nervoso central, mas também podem estar no músculo.
 
A transmissão vertical ocorre quando os cistos teciduais de vacas infectadas de forma persistente são reativados durante a gestação. Acredita-se que as mudanças no estado imunológico da vaca permitem que os cistos teciduais sejam reativados e liberem o organismo para a corrente sanguínea (parasitemia). Na maioria dos casos, a transmissão vertical leva a um bezerro saudável, mas com infecção congênita. Isso contribui significativamente para a persistência dentro de um rebanho, propagando a infecção para gerações sucessivas.
 
=> Se quiser conhecer mais doenças que afetam o sistema reprodutivo de vacas, acesse o conteúdo completo do curso Patologias do sistema reprodutivo: doenças uterinas e cistos ovarianos. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 200!) por um preço único. Clique aqui para assinar
 
Doença clínica
 
Seja transmitida horizontal ou verticalmente, a neosporose bovina é principalmente uma doença da placenta e do feto. O gado adulto não apresenta outros sinais clínicos de doença. O feto é mais vulnerável a N. caninum antes do 95º dia de gestação e é improvável que sobreviva. No terço médio da gestação, o feto pode ser capaz de montar uma resposta imunológica que pode ou não ser suficiente para salvá-lo. No terceiro trimestre, o feto geralmente é clinicamente normal, mas infectado para o resto da vida. O aborto pode ocorrer de forma epidêmica ou esporádica e ocorrer em qualquer época do ano. As características únicas da doença incluem:
 
1) A maioria dos abortos ocorre a partir de 4-6 meses de gestação (variação de 3 meses a 8 meses) com podridão moderada (autólise) do feto. O feto que morre no útero também pode ser reabsorvido, mumificado ou natimorto.
2) A grande maioria (95%) dos bezerros nascidos de mães positivas nascerão infectados, mas normais.
3) Um bezerro infectado pode nascer vivo com sinais neurológicos, defeitos de nascença e/ou nascer fraco e incapaz de ficar de pé.
4) As vacas podem transmitir a infecção para seus filhos em várias gestações consecutivas ou de forma intermitente.
 
Diagnóstico
 
O exame do feto é necessário para um diagnóstico definitivo de aborto por neosporose. Os melhores tecidos para amostrar incluem cérebro, coração, fígado, placenta e também fluidos corporais. O cérebro fetal é o órgão afetado mais consistentemente e tem a lesão mais característica. Existem testes que podem distinguir N. caninum dos outros dois protozoários que causam aborto em bovinos, Toxoplasma gondii e Sarcocystis cruzi. Um teste de sangue positivo de uma vaca em aborto é apenas indicativo de exposição a N. caninum e não diagnóstico de aborto. Existem vários exames de sangue comerciais cELISA que detectam anticorpos para N. caninum que são rápidos, baratos e consistentes.
 
Controle
 
O N. caninum é eficientemente transmitido verticalmente em bovinos por várias gerações, portanto, o abate de animais positivos é uma forma de prevenir a perpetuação da infecção. Em rebanhos com alta prevalência de infecção, o exame de sangue do rebanho e a venda dos descendentes de vacas positivas podem ser mais economicamente viáveis ??para reduzir a transmissão vertical. A transferência de embriões de vacas positivas para receptoras negativas pode preservar uma genética valiosa com segurança. O teste de todos os animais comprados deve ser considerado para evitar a entrada de animais positivos no rebanho.
 
Para prevenir a transmissão horizontal, é importante prevenir a exposição das vacas a alimentos e água contaminados com fezes de cães que podem conter oocistos. Cachorros e outros canídeos não devem comer fetos abortados, membranas fetais ou bezerros mortos. 
 
O Neospora caninum é um protozoário que está se tornando mais amplamente reconhecido como uma causa infecciosa de problemas reprodutivos em bovinos. O teste para esse organismo deve ser considerado especialmente em rebanhos que vacinam rotineiramente contra causas infecciosas de aborto, mas ainda apresentam perdas, principalmente no segundo trimestre de gravidez.
 
* Baseado no artigo Neospora caninum Abortion in Cattle, de Michelle Arnold.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP