A pesagem das bezerras informa: é preciso ajustar o manejo alimentar!

Postado em: 10/04/2018 | 2 min de leitura Escrito por:
É mais do que comprovado que bezerras bem nutridas, em boas condições de saúde e bem-estar, produzem mais leite em suas lactações. Além disso, um manejo nutricional e sanitário adequado tem benefícios que se estendem durante toda a vida produtiva dos animais. Assim, torna-se essencial monitorar os resultados obtidos com esse manejo, para que se façam ajustes e correções caso necessário.

Uma das formas de monitorar os resultados obtidos com o manejo alimentar de bezerras é calcular o ganho de peso dos animais. É importante que se calcule o ganho de peso durante o período de aleitamento, mas se o manejo da fazenda possibilitar, pesagens mais frequentes vão permitir que decisões sejam tomadas de forma mais rápida, e que os problemas de manejo, alimentares ou sanitários, sejam corrigidos.

Assim, faz-se a pesagem ao nascimento e, se possível, novas pesagens semanalmente ou quinzenalmente, calculando o ganho de peso diário, para entender se a dieta líquida que está sendo administrada está sendo adequada em volume e qualidade, bem como a dieta sólida (concentrado).

Balança

A pesagem pode ser feita em balanças portáteis, que devem estar limpas antes de se colocar o animal para pesar. Ao pesar o bezerro ao nascimento, considera-se que, em um sistema de aleitamento intensivo, a expectativa é de que esse animal dobre o seu peso ao nascer até o momento do desaleitamento.

Já em um sistema convencional, que é baseado no fornecimento de, aproximadamente, quatro litros de leite ou sucedâneo por dia, a expectativa seria de 450-500 gramas de ganho de peso diário. Dessa forma, a partir do peso ao nascer, pode-se calcular o peso ao desaleitamento esperado para esse sistema.

Caso no final não se alcance o resultado esperado, em ambos os sistemas, é possível rever todo o manejo alimentar adotado no bezerreiro durante esse período.

Fita de pesagem

Tendo em vista a importância da pesagem e a falta de balança em algumas propriedades, existe uma ferramenta muito importante para o acompanhamento do crescimento dos animais que são as fitas de pesagem.

As fitas são calibradas para diferentes portes de raças. Através da forte relação entre o perímetro torácico e o peso do animal, é possível, através da medida do perímetro torácico, estimar o peso do animal.

Apesar de, em alguns casos, essa ferramenta superestimar ou subestimar o peso do animal (isso depende muito da idade e do tipo de porte do animal), o importante é que as medidas sejam sempre feitas com a mesma ferramenta.

O que importa é a diferença entre as medidas feitas com a mesma ferramenta para que se calcule o ganho de peso diário.

Confira como fazer isso na prática, na videoaula abaixo:



Essa é uma das medidas mais importantes durante o período de aleitamento, para entender como está o desempenho do manejo alimentar das bezerras!

Esta aula foi extraída do curso online Aspectos práticos da criação de bezerras, onde a professora Drª Carla Bittar, da ESALQ-USP, ensina os principais aspectos práticos relacionados à nutrição e manejo de bezerras leiteiras.
 Para ter acesso a este e TODOS os cursos do portfólio (mais de 150), basta assinar a plataforma EducaPoint! Clique aqui e confira os planos.



Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP