Planejamento da montagem do centro de ordenha: essencial para se obter bons resultados

Postado em: 05/04/2018 | 2 min de leitura Escrito por:
O planejamento da montagem de um centro de ordenha é essencial para seu correto funcionamento durante o longo prazo. De forma geral, existem duas situações distintas em que é necessário fazer o planejamento da montagem do centro de ordenha:

1) quando se vai montar um centro inteiramente novo;
2) quando se faz necessário adaptar um centro de ordenha que já existe.

Um projeto novo possui inúmeras vantagens com relação à adaptação de um projeto já em funcionamento. Algumas dessas vantagens são: 

- Os montadores terão tempo disponível para trabalhar;
- As obras civis serão definitivas e com poucas falhas, pois serão projetadas de acordo com a demanda e sistema da fazenda.

Já em um centro de ordenha em funcionamento, mas que precisa ser adaptado, as desvantagens são:

- Há pouco tempo para se trabalhar nele, com as obras podendo ser feitas somente nos intervalos entre ordenhas;
- Construções e adaptações são feitas em todo o centro de ordenha;
- Os riscos de remendo são muito grandes;
- Aumenta o estresse dos animais;
- Há queda na produção de leite;
- Aumento nos casos de mastite.

Assim, planejar a montagem de um centro de ordenha exige:

- Esperar todo o material chegar;
- Acompanhar o projeto desenhado;
- Acompanhar a execução das obras;
- Não aceitar, de forma alguma, adaptações por falta de material ou adaptações civis de construção para facilitar para os pedreiros;
- Sempre pensar no bom uso dos ordenhadores e no conforto dos animais.

Confira abaixo a foto de um centro de ordenha bem planejado:
Assim, no caso de adaptações no centro de ordenha, é preciso ter muito cuidado com o que vai ser feito. Desmanchar uma sala de ordenha, uma sala de tanque ou uma sala de máquinas em funcionamento é muito difícil. Porém, a maioria das pessoas, sejam produtores, gerentes ou consultores, inicia a obra e depois vai fazendo conforme possível. Isso não pode ser feito dessa forma! O prejuízo acaba pesando no bolso do dono da propriedade.

Portanto, atenção: planeje a montagem do seu centro de ordenha ou dos equipamentos que estiverem dentro dele, para não ter que arcar com as consequências de um projeto contendo erros, e causando prejuízos à fazenda. Exercite isso com seus fornecedores, seus pedreiros e seus operadores, principalmente os ordenhadores e o gerente da fazenda. Com isso, você terá um bom centro de ordenha para ser trabalhado de forma correta nos próximos 5, 10 anos.

Essas informações fazem parte de uma aula do curso on-line Equipamentos de ordenha: do projeto da sala à manutenção técnica, do EducaPoint. No curso, o instrutor Cassio Roberto Melo Camargos, consultor em gestão da qualidade do leite, aborda desde o projeto e dimensionamento do centro de ordenha, a escolha dos equipamentos, a compra e recebimento dos produtos, bem como a operação e manutenção de todos os equipamentos.

Para ter acesso completo ao curso basta assinar o EducaPoint. Com planos acessíveis de assinatura, os assinantes têm acesso a um portfólio completo de treinamentos que visam aperfeiçoar os conhecimentos dos profissionais que se dedicam a pecuária, auxiliando nos desafios diários. E os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 150 temas).

Conheça os planos aqui!

Mais informações
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP