Por que estimar o custo de produção na atividade leiteira?

Postado em: 28/01/2022 | 2 min de leitura Escrito por:
Estimar o custo de produção de uma fazenda leiteira é uma tarefa um pouco complexa e que demanda tempo. Mas então, por que investir tempo e energia nisso?
 
Confira abaixo 7 razões para isso:
 
1) Analisar a rentabilidade da atividade.
 
O primeiro ponto é que é preciso estimar os custos de produção para analisar a rentabilidade da atividade leiteira. O produtor precisa saber se está ganhando dinheiro e o quanto está ganhando. 
 
2) Reduzir os custos controláveis.
 
Somente calculando os custos de produção é possível reduzir alguns custos controláveis. Ao fazer um levantamento dos custos de sua fazenda de forma fracionada, é possível comparar com os custos de outras fazendas de referência e observar onde é possível reduzir os custos.
 
3) Planejar e controlar as operações do sistema de produção.
 
Sem saber os custos, fica praticamente impossível fazer um planejamento e um controle adequados do seu sistema de produção.
 
4) Analisar a viabilidade econômica de tecnologias e determinados insumos.
 
Muitas tecnologias surgem a cada dia para a produção leiteira, mas para saber se vale a pena investir em tecnologias, como robô ordenhador, por exemplo, é preciso ter todos os custos calculados. 
 
5) Identificar o ponto de equilíbrio.
 
Ou seja, qual a quantidade mínima de leite que você deve produzir para começar a ganhar dinheiro? Só é possível calcular isso sabendo o quanto custa o litro de leite produzido na fazenda.
 
6) Realizar projeções futuras.
 
Não há como projetar cenários sem saber quais são seus custos de produção.
 
7) Auxiliar na precificação.
 
Ao saber seus custos de produção, é possível fazer uma melhor precificação, principalmente para bezerras de cria e recria, já que para o produtor não define o preço do leite.
 
Assim, em resumo, o cálculo dos custos de produção fornece informações que servem como uma ferramenta extremamente útil para auxiliar no processo de tomada de decisões seguras e corretas.  
 
Dessa forma, por ser este um tema tão importante em qualquer fazenda leiteira, o EducaPoint acaba de lançar o curso Custos de produção na atividade leiteira: como calcular e analisar.
 
No curso, o professor Marcos Aurélio Lopes irá abordar a importância de fazer os cálculos dos custos de produção e quais são as metodologias que podem ser usadas. 
 
Confira abaixo um trecho do curso:
 


O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 245!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP