Produzir leite dá dinheiro?

Postado em: 29/06/2022 | 7 min de leitura Escrito por:
Sobrar dinheiro na fazenda é o mesmo que ganhar dinheiro com a atividade leiteira? A resposta a essa pergunta é: não!
 
A verdade é que aquilo que o produtor faz na fazenda que leva a sobrar dinheiro não é o mesmo que ele precisa fazer para ganhar dinheiro produzindo leite.
 
Mas será que é mesmo possível ter lucro com a atividade leiteira? Ou ganhar dinheiro produzindo leite é uma utopia?
 
A resposta a essa pergunta é: sim! É possível fazer muito dinheiro produzindo leite! Inclusive, a atividade leiteira é uma das poucas que permitem que pequenos produtores consigam sobreviver dessa atividade.
 
Confira abaixo uma comparação de faturamento entre as atividades agropecuárias:

Ganhar dinheiro com a atividade leiteira

A tabela mostra o potencial enorme de ganhar dinheiro com a atividade leiteira.

Gestão profissional da propriedade

Sabemos, então, que é possível ganhar dinheiro com a atividade leiteira. Mas por que alguns produtores ganham dinheiro e outros, não?
 
O primeiro passo para ter uma fazenda leiteira lucrativa é adotar uma gestão profissional. Isso significa entender que a fazenda é uma empresa. Por isso, é preciso fazer a gestão como se faz em uma empresa. Como toda empresa, a fazenda precisa primeiramente conhecer seus números, ou seja, ter o controle financeiro nas mãos.
 
Somente com os números financeiros na mão é possível identificar os possíveis pontos de melhoria e reduzir desperdícios. Além disso, o produtor rural precisa tirar da cabeça a ideia de que mais produtividade é sinônimo de mais lucro. Isso porque o lucro depende da eficiência operacional da fazenda. Essa, por sua vez, é a combinação da produtividade da fazenda e dos custos de produção.
 
Assim, não se trata de sair buscando aumentar a produção loucamente, adotando tecnologias, mas sim, de encontrar o ponto ideal entre ganhos e custos, para que o resultado final seja lucro.
 
Portanto, o objetivo final deve ser produzir a maior quantidade de leite por vaca por dia com o menor custo possível.

Como ganhar mais dinheiro e gastar menos produzindo leite?

A fazenda leiteira que busca ganhar dinheiro com a atividade precisa ter um controle dos custos e das receitas, de preferência em uma planilha. Os custos da fazenda se dividem em custos fixos e custos variáveis. Os custos variáveis são onde geralmente é possível fazer alterações e melhorias para alcançar um lucro maior na fazenda.
 
Muitos produtores reclamam do preço do leite, culpando esse fator por seus baixos ganhos na fazenda. Porém, o produtor deve entender que alguns fatores não estão em suas mãos e não adianta reclamar do que não é possível mudar!
 
O preço do leite é um fator que depende de várias variáveis do mercado que o produtor não controla. Quer um exemplo? Quem poderia imaginar que uma guerra na Ucrânia afetaria os preços dos insumos? Ou quem teria previsto uma pandemia mundial de um vírus?
 
O clima é outro fator que o produtor de leite não pode controlar. Todos sabemos que existe um padrão climático que determina a sazonalidade da produção de forragem. Assim, é necessário se planejar para isso. Porém, alguns fatores climáticos, como por exemplo, fenômenos como o El Niño ou La Niña acontecem e nem sempre é possível se planejar antes.

Mudando o que está nas mãos do produtor

Dessa forma, a chave para ganhar dinheiro com a atividade leiteira é cuidar daquilo que está em suas mãos. Isso inclui:
 
  • Fatores de manejo;
  • Controle financeiro;
  • Planejamento bem feito;
  • Contratação de uma boa equipe;
  • Capacidade de liderança;
  • Acompanhamento do mercado em fontes confiáveis;
  • Uso inteligente de tecnologias.
Cada fazenda tem uma realidade e, por isso, é preciso fazer antes de tudo um diagnóstico de sua situação. Somente sabendo onde você está será possível traçar um caminho para onde você quer chegar.

7 Dicas para ganhar mais dinheiro com a atividade leiteira


Cada propriedade leiteira precisa avaliar sua situação cuidadosamente e tomar as medidas apropriadas de acordo com sua realidade. Porém, existem alguns pontos chave que podem fazer uma grande diferença no resultado final.
 
Confira abaixo 7 passos simples que podem ajudar a aumentar a lucratividade de fazendas leiteiras:
 

1) Crie um programa de nutrição que priorize a produção de forragem


Torne prioritário produzir e utilizar o máximo de forragem de alta qualidade possível para alimentar seu rebanho. Assim, busque aumentar o retorno financeiro por hectare das culturas forrageiras e de grãos da sua fazenda. Busque maximizar tanto a qualidade quanto a quantidade de alimentos produzidos.
 
Além disso, trabalhe com um nutricionista de confiança para monitorar os estoques de forragem e maximizar a inclusão de forragem nas rações. Isso vai fazer com que você precise comprar menos ração durante o ano.
 
A qualidade da forragem é um fator chave na redução dos custos de alimentos comprados.

2) Agrupe as vacas adequadamente


O agrupamento apropriado de vacas pode melhorar a saúde, aumentar a produção e reduzir seus custos com ração. Além disso, o agrupamento adequado garante: redução da prevalência de distúrbios metabólicos, redução dos custos de alimentação, melhor reprodução, maior produção de leite ao longo da vida e fluxo otimizado da sala de ordenha.
 
Considere agrupar os animais usando critérios como estágio de lactação e paridade.
 

3) Reduza a perda de alimentos


Muitas vezes, grande parte do custo da fazenda vem da perda de alimentos. Assim, é preciso reduzir essas perdas nos locais onde elas ocorrem com mais frequência.
 
O primeiro deles é durante o armazenamento de ingredientes e o manejo da ração. Também pode haver perdas no processo de mistura da ração e fornecimento aos animais. Cuide também do manejo do cocho feito no dia a dia e dos problemas que podem ocorrer por questões climáticas (chuvas, por exemplo).
 
É importante que a fazenda desenvolva protocolos para ajudar os funcionários a reduzir as perdas. Além disso, é importante rastrear o estoque de alimentos para poder medir as perdas. Por fim, mantenha sempre a área de alimentação limpa e organizada.
 

4) Associe o manejo do cocho com a rotina de ordenha


É importante que o manejo do cocho seja alinhado à rotinha de ordenha da fazenda. Dessa forma, forneça sempre alimentos frescos para as vacas quando essas forem para a sala de ordenha. Além disso, garanta que os cochos sejam preenchidos durante os 90 minutos após o retorno das vacas.
 
Programe fornecimentos adicionais de ração ao longo do dia para garantir que as vacas tenham acesso a alimentos sempre que quiserem. Além disso, cuide para que a distribuição dos alimentos seja uniforme para que todas as vacas tenham acesso ao alimento quando quiserem.
 
Lembre-se: cada quilo adicional de consumo de matéria seca é igual a dois quilos extras de leite.
 

5) Garanta o sucesso durante o período de transição


O período de transição ocorre de três semanas antes do parto a três semanas depois do parto. Durante este período, a vaca está passando por grandes desafios do final da gestação, do parto e do pós-parto. Por isso, se o manejo não for bem feito podem ocorrer problemas metabólicos importantes.
 
Assim, é importante formular rações para as vacas secas apropriadas para minimizar os distúrbios metabólicos que podem ocorrer. Além disso, é importante melhorar ao máximo o conforto das vacas, espaço adequado para deitar e comer enquanto minimiza os movimentos no curral.
 
Maneje o cocho cuidando das entradas e utilizando apenas forragens de boa qualidade com quantidades adequadas de fibra. As vacas que estão no período que antecede ao parto devem ter mais de 0,76 metros de espaço no cocho e um mínimo de duas fontes de água limpa e fresca disponível em cada curral.
 
Faça também o monitoramento diário da vaca, incluindo medição da temperatura corporal, avaliação de qualquer mudança de atividade ou do comportamento alimentar.
 

6) Cuide do manejo reprodutivo


O manejo reprodutivo de vacas é um dos aspectos mais importantes para ganhar dinheiro com a atividade leiteira. Por isso, a fazenda deve buscar fazer um melhoramento sistemático dos índices reprodutivos. Para isso, alguns fatores são importantes, como: melhorar a eficiência da detecção de cio, melhorar a taxa de gestação aos 21 dias, alcançar o primeiro serviço no momento ideal e reduzir a necessidade de ajuda no parto. Quanto menos necessidade de manejos não planejados, melhor.
 
Busque melhorar o desempenho reprodutivo geral do rebanho.
 

7) Cerque-se de profissionais de confiança


As fazendas leiteiras de sucesso são construídas em torno de uma equipe confiável de consultores.
 
Esta equipe pode incluir nutricionistas, veterinários, agrônomos, especialistas em reprodução e gerentes de fazenda, entre outros. Cada um desses indivíduos deve trazer algo de valor para que a fazenda prospere.
 
Além disso, toda a equipe da fazenda é importante para o resultado final. Não se esqueça de que toda empresa é feita de pessoas. Cuide das pessoas e sua fazenda vai prosperar!
 

Conclusão


Produzir leite é desafiador, mas é possível ganhar dinheiro com a atividade leiteira. Sabemos que o momento pode estar parecendo difícil. Porém, o momento ideal nunca vai chegar. Assim, comece agora mesmo a fazer um plano de melhoria contínua em sua fazenda. Comece com um diagnóstico bem feito e com o registro dos números e indicadores.
 
A partir daí, trace metas e comece a caminhar em direção a elas.

Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 
Fontes:
 
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP