Como projetar um estábulo ideal para vacas leiteiras?

Postado em: 14/02/2022 | 3 min de leitura Escrito por:
Desafio: Ter instalações ideais para vacas leiteiras não é apenas ótimo em um nível prático, mas pode atender a uma variedade de necessidades, como conforto e saúde das vacas, um ambiente de trabalho saudável, operação financeiramente sólida e também atender às condições ambientais.
 
Com todos esses pontos a serem considerados, vejamos os 4 pilares do projeto que fornecem um excelente guia para uma instalação em bom funcionamento. As instalações devem focar no conforto da vaca e também refletir como você trabalhará nele.
 
Pense no estábulo para as vacas em relação a outras estruturas: Onde a ração é armazenada? Como a ração será movida do armazenamento para as vacas? Onde o esterco é armazenado? Onde estão alojados os bezerros, as novilhas e as vacas secas? Há muitos outros fatores a serem considerados. Aqui estão 4 pilares para ter em mente ao construir um estábulo para vacas leiteiras:
 
1. Conforto da vaca
 
Alta produção de leite, boa fertilidade e ótimo desempenho podem ser atribuídos ao conforto da vaca. O conforto depende de uma variedade de fatores básicos como alimentação, água, luz, ar, descanso e espaço e saúde. Vacas felizes e saudáveis são o resultado de um excelente estábulo (e pasto). Devem ser oferecidos alojamentos confortáveis a todos os grupos com manejo oportuno e eficiente, com mínimo estresse para os animais e tratadores. A qualidade do manejo desempenha um papel importante no cuidado e conforto das vacas. O manejo preventivo, como vacinação, cuidados com os cascos e manejo na secagem, é muito importante neste aspecto. Vacas confortáveis também significam que as vacas são menos propensas a adoecer.
 
2. Eficiência do trabalho
 
Pense no trabalho em termos de um bom desempenho como empregado com o uso de recursos mínimos. Os gargalos devem ser pensados com antecedência e o planejamento deve refletir isso. Em termos de eficiência, pense em colocar um relógio no estábulo para manter um cronograma, grandes portas nas extremidades e linhas retas ao longo para facilitar tarefas como alimentação, cama e remoção de esterco. 
 
O projeto do estábulo deve facilitar o trabalho para que a equipe possa entregar seus melhores esforços e os melhores resultados. Certifique-se de que haja funções claras, funcionários com mais conhecimento e experiência em uma área específica trabalhem mais rapidamente e entreguem altos resultados.

=> Quer saber mais sobre esse tipo de conteúdo? Acesse o curso completo Projetos de construção para sistema de compost barn. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 240!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
 
3. Flexível e expansível
 
Sem dúvida, as instalações da fazenda devem ser flexíveis. Isso significa que, como a maioria dos negócios, as coisas mudam com o tempo e seria útil poder se adaptar e crescer com as mudanças futuras. Para ser sustentável e bem-sucedido a longo prazo, à medida que uma empresa cresce, é vital que a expansão ou as mudanças sejam possíveis. Ao construir, lembre-se de mudanças e desenvolvimentos futuros, mesmo que não haja planos futuros atuais, como você nunca sabe. Para ser o mais flexível possível, pense grande em termos de espaço, flexibilidade, software, organização de trabalho, máquinas e tráfego de vacas, etc.
 
4. Baixo custo, estruturalmente sólido e simples
 
Pesar os custos em relação aos retornos e riscos é importante ao construir um estábulo – trata-se do custo por kg de leite. Converta os custos de construção para por litro de produção de leite. Por exemplo, cama para vacas em transição aumenta os custos na forma de espaço no estábulo, cama de palha e mão de obra para remoção de estrume, mas isso compensa em termos de vacas mais saudáveis que parem com menos problemas e têm um melhor início de lactação.
 
* Baseado no artigo How to design the ideal dairy barn, de Zana Van Dijk.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP