Prolapso uterino: uma verdadeira emergência médica

Postado em: 15/02/2022 | 3 min de leitura Escrito por:
Uma de suas melhores vacas acabou de dar à luz um grande bezerro e agora tem seu aparelho reprodutor projetado pela vagina. Quão urgente é esse problema?
 
Se o que você observar pendurar até os jarretes da vaca e estiver coberto por carúnculas vermelho-escuras - características semelhantes a botões que podem variar em tamanho de pequeno a tão grande quanto o seu punho - sua vaca tem um prolapso uterino. Essencialmente, o útero virou do avesso e foi expelido do corpo da vaca.
 
É uma verdadeira emergência médica que requer intervenção rápida do seu veterinário, segundo Meredyth Jones, professor associado da Oklahoma State University e proprietário da Large Animal Consulting and Education. É a pior coisa que pode acontecer a uma vaca.
 
Um parto prolongado, um bezerro grande e até mesmo níveis baixos de cálcio no sangue podem contribuir para um prolapso uterino. A maioria dos prolapsos uterinos ocorre imediatamente após o nascimento e quase sempre dentro de 24 horas após o parto.
 
Fique onde está
 
Se isso acontecer na sua fazenda, não tente transportar a vaca para a clínica veterinária local ou movê-la além do absolutamente necessário. Mantenha a vaca, junto com seu filhote, calma e contida em uma pequena área.
 
Se os dois, vaca e bezerro, estiverem no pasto, você precisa levá-los lentamente até um curral ou descobrir como confiná-los em uma área menor no campo. Alguns produtores de leite usam cordas ou painéis de cerca para criar um pequeno cercado temporário.
 
O objetivo é evitar que a vaca se mova muito e rompa a artéria uterina, o que gera hemorragia e morte. Essas artérias são frágeis, por isso é um risco real.

=> Gosta do conteúdo? Você também pode gostar do conteúdo completo do curso Entendendo o processo de parto para evitar problemas. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 245!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
 
Etapas para aumentar as taxas de sobrevivência
 
Se a vaca estiver deitada e calma, considere embrulhar o útero em uma toalha ou cobertor para mantê-lo limpo e evitar mais traumas.
 
Quando o seu veterinário chegar, ele vai passar algum tempo limpando o útero e depois começar o processo de devolvê-lo ao interior da vaca. Isso é uma tarefa árdua e deve ser feito de forma rápida e cuidadosa.
 
Assim que o útero for recolocado, seu veterinário provavelmente fornecerá à vaca medicamentos para prevenir infecções, ajudar o útero a se contrair normalmente e controlar a dor e a inflamação. Terapias de suporte, como fluidos intravenosos ou orais, também podem ser administradas para aumentar as chances de uma recuperação completa.
 
Infelizmente, no momento em que o útero é recolocado, é impossível saber se está ocorrendo sangramento interno.
 
O útero é recolocado na esperança de que as artérias estejam intactas, mas é possível que a vaca fique fraca depois que o útero é recolocado devido à hemorragia e pouco se pode fazer a respeito. Manter a vaca protegida do frio, do vento e da lama ajuda a aumentar suas chances de sobrevivência.
 
Se o seu veterinário for capaz de repor o útero e a vaca sobreviver em boas condições, não se recomenda necessariamente o abate do animal.
 
A boa notícia é que um prolapso uterino não é considerado uma condição hereditária e uma vaca que teve prolapso este ano não tem maior probabilidade de ter novamente no próximo ano do que qualquer outra vaca em seu rebanho.

* Baseado no artigo Uterine Prolapse: A True Medical Emergency, de Rhonda Brooks.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP