Puberdade fisiológica x puberdade zootécnica: qual a diferença?

Postado em: 29/01/2019 | 2 min de leitura Escrito por:
O início da atividade sexual de novilhas leiteiras é de grande importância em uma fazenda leiteira. A precocidade sexual está ligada ao desempenho reprodutivo, que por sua vez, reflete na eficiência e lucratividade da pecuária. As características reprodutivas têm um impacto econômico cerca de dez vezes maior do que as características associadas ao crescimento.

Fêmeas que parem mais cedo têm maior vida reprodutiva que as tardias, por produzir mais crias. Rebanhos com elevado percentual de precocidade sexual e fertilidade possuem maior disponibilidade de animais, permitindo maior intensidade de seleção, e consequentemente, progressos genéticos mais elevados e maior lucratividade.

Puberdade

A puberdade é definida pela capacidade do animal se reproduzir, como resultado do desenvolvimento neuroendócrino que regula a gametogênese. Entretanto, faz-se necessária diferenciar dois conceitos básicos: puberdade e maturidade sexual – ou puberdade fisiológica e puberdade zootécnica.

A entrada na puberdade fisiológica das fêmeas é caracterizada pela primeira ovulação, acompanhada pelo desenvolvimento de um corpo lúteo capaz de se manter durante um ciclo estral completo.

Assim, a puberdade em fêmeas leiteiras ocorre quando o animal atinge cerca de 45% do peso adulto e o ideal é que isso aconteça por volta dos 9 a 10 meses de idade, para que se tenha um crescimento adequado.

Porém, a primeira inseminação tem que ser feita quando o animal atinge a maturidade sexual, que normalmente ocorre dois ou três ciclos estrais após ela entrar em puberdade, cerca de 40 a 60 dias depois.

Assim, a puberdade zootécnica corresponde à idade em que uma fêmea pós-púbere possui um desenvolvimento corporal que a torne capaz de sustentar de forma eficiente uma gestação a termo.

Nesse ponto, o animal já está com cerca de 55% do seu peso adulto. Isso para raças de grande porte seria por volta de 350 a 380 quilos; já para raças menores, esse peso seria de 280 quilos, aproximadamente.

Pode ser visto a campo, que novilhas acasaladas no terceiro estro apresentam taxas de concepção maiores que aquelas do primeiro estro, pois normalmente no início da puberdade o estro não é acompanhado de ovulação, indicando a não confirmação da maturidade sexual.

Também é comum observar que, novilhas que emprenham precocemente apresentam comprometimento do seu crescimento corporal final. Isto pode ser explicado pelo fato que os processos reprodutivos, como a gestação, exigem muitos gastos de energia e nutrientes, já que precisa garantir a manutenção e o crescimento de um novo indivíduo, além de preparar a glândula mamária para produzir leite, garantindo a sobrevivência da(s) cria(s). Assim, pode haver detrimento dos gastos de nutrientes do crescimento para a reprodução, caso o suprimento nutricional não seja suficiente para garantir o desenvolvimento das duas funções fisiológicas.

A idade à puberdade depende de fatores corporais, genéticos e ambientais. Entre eles, pode-se citar a influência da raça, interação social (presença de macho ou de fêmeas já púberes no lote), taxa de crescimento do indivíduo e, principalmente, do nível nutricional.

A idade à puberdade, indicadora da precocidade sexual dos animais, é uma importante característica reprodutiva a ser considerada nos programas de melhoramento.

Para adquirir os cursos acima individualmente basta entrar na página de cada curso. Mas se desejar ter acesso a TODO o conteúdo acima (e muito mais, pois já são mais de 135 temas diferentes de cursos) você poderá realizar uma assinatura. Saiba como clicando aqui!

Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 

Fontes consultadas:

DESENVOLVIMENTO E PUBERDADE EM FÊMEAS  (  www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=2ahUKEwidx7Py7IHgAhUgHLkGHURtBSQQFjAAegQIChAC&url=http%3A%2F%2Fwww.reproducao.ufc.br%2Fpuberdadefemale.ppt&usg=AOvVaw17L-2MZQF9lwpwmylg-a7a)


A puberdade regula o início da lucratividade do rebanho ( www.milkpoint.com.br/artigos/producao/a-puberdade-regula-o-inicio-da-lucratividade-do-rebanho-63632n.aspx )

Curso: Manejo reprodutivo de rebanhos leiteiros de alta produção ( www.educapoint.com.br/curso/reproducao-rebanho-leiteiro/ )

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP