Quais os impactos de doenças na produtividade e fertilidade de vacas leiteiras?

Postado em: 12/04/2017 - 1 min de leitura

Durante o período de transição, vacas leiteiras passam por uma série de alterações em sua vida. A vaca que estava gestante e não lactante, passa para um estado de não gestante e lactante e uma série de mudanças ocorre em seu metabolismo para suportar a produção de leite.

Um dos fatores que impactam as alterações do período é a redução no consumo que ocorre no início da lactação, fase em que as exigências nutricionais são maiores. De acordo com Santos et al. (2012), apesar de potentes controles homeostáticos e ajustes homeorreticos para lidar com as alterações no metabolismo causadas pela produção de leite, 45 a 60% de vacas leiteiras em diferentes níveis de produção de leite, raças e sistemas de produção desenvolvem doenças metabólicas e infecciosas nos primeiros meses de lactação.

São muitos os impactos das doenças que ocorrem neste período, sejam na menor produtividade ou nos parâmetros reprodutivos. A comunidade científica tem concentrado seus esforços em entender os mecanismos responsáveis por estas alterações e como minimizar os impactos deste período. Santos e seus colaboradores (2012) relatam que vacas que têm problemas no periparto apresentam um atraso no retorno à 1ª ovulação pós-parto, menor prenhez por inseminação e aumento na perda de prenhez.

Assista o vídeo abaixo com José Eduardo Portela Santos e, saiba mais sobre os impactos da ocorrência de doenças no periparto.

 

O conteúdo completo deste treinamento e muitos outros temas estão disponíveis no EducaPoint, plataforma de uso exclusivo para assinantes. 

Para acessar o conteúdo completo deste treinamento com José Eduardo Portela Santos (Flórida University) - um dos maiores especialistas em reprodução de bovinos leiteiros - clique no link: Importância do período de transição para saúde, produção e reprodução de vacas leiteiras
 

Sobre o EducaPoint

O EducaPoint é a maior plataforma de ensino online voltada ao agronegócio, oferece um amplo portfólio de cursos, ministrados por profissionais que fazem a diferença no campo. 

É uma ferramenta essencial para todos que buscam desenvolver novas habilidades técnicas e gerenciais. As informações e conhecimentos apresentados são de alto nível, e se aplicadas com sabedoria, podem levar os usuários a um novo patamar nos negócios.



Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082


Referências Bibliográfica:
Santos et al. Nutrição, metabolismo e reprodução em vacas de leite. Anais da XXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões, Foz do Iguaçu, 2012.

Você sabia que pode com um único valor mensal ter acesso ilimitado a esses e centenas de cursos online?

O EducaPoint é uma plataforma preparada para trazer a melhor estrutura em cursos online para ajudar você no seu agronegócio.

Invista no futuro do seu negócio com o EducaPoint