Quais os segredos das fazendas eficientes?

Postado em: 07/12/2017 | 5 min de leitura Escrito por:
Acredite, toda fazenda que hoje é um referencial na produção leiteira passou por momentos de dificuldades e, em algum desses momentos, pode até ter pensado em desistir. Mas como desistir nem sempre é a melhor opção, os gestores dessas propriedades buscaram e estudaram soluções para enfrentar os desafios diários, realizando mudanças significativas, ao ponto de hoje serem reconhecidos nacionalmente pelas boas escolhas.

Conhecer essas histórias e entender os processos decisórios tomados por essas grandes referências da pecuária leiteira é possível no EducaPoint, plataforma de cursos online voltada ao setor. Com o objetivo de compartilhar boas práticas, o EducaPoint possui em seu acervo uma categoria exclusiva de cursos que apresentam casos de sucesso.

Esses casos servem de inspiração e exemplo para a cadeia produtiva, mostrando não somente os pontos fortes, mas também os gargalos enfrentados. Confira os cursos disponíveis até o momento nessa categoria:

Agropecuária Sete Copas: o modelo neozelandês que visa ter o maior retorno sobre capital do Brasil
Instrutor: Rodger Douglas
Localizada em Jaborandi, BA, a Agropecuária Sete Copas é um projeto neozelandês de produção de leite, conduzido por um de seus sócios, Rodger Douglas, especialista em sistemas a pasto. O projeto conta com duas unidades produtivas, para 700 e 900 vacas, mantidas em pastagens irrigadas por pivô, suprindo 60-70% das necessidades nutricionais do rebanho, além de uma suplementação alimentar. Conciliando simplicidade e tecnificação, a Sete Copas visa ter o maior retorno sobre capital do Brasil. Conheça esse caso de sucesso da produção leiteira!



Casa de Leite Bistrô: a criação de um novo conceito em fazenda de leite
Intrutores: Barbara Bernardes e Fernando Gavaia
Um conceito de fazenda que fosse de encontro às aspirações dos consumidores atuais. Essa é a Casa de Leite Bistrô, em Lagoa da Prata, MG, idealizada e conduzida pelo casal Fernando Gavaia e Bárbara Bernardes. Com uma proposta inovadora, o projeto busca criar um negócio superespecializado dentro da pecuária leiteira, baseado no equilíbrio entre alta produtividade e respeito animal. Um projeto diferente, inovador e completamente inspirador. Acesse e conheça!



Fazenda Agrindus: foco estratégico na verticalização e intensificação da produção por hectare
Instrutor: Roberto Hugo Jank Jr
Com mais de 70 anos na atividade leiteira, a Fazenda Agrindus - detentora da marca Letti - é uma das mais reconhecidas do país, seja pelo volume e qualidade da matéria-prima produzida, genética do rebanho, uso intensivo de tecnologias, como também pelas práticas empreendedoras conduzidas pelo seu gestor, Roberto Jank Jr. Neste curso, ele apresenta a rotina da 3ª maior produtora de leite do Brasil, e as estratégias para torná-la, a cada ano, ainda mais produtiva.



Fazenda Campos Bocaina: sucessão e gestão transformam a realidade do negócio familiar
Instrutor: Cássio Vieira Vilela
Em um processo de sucessão bem estruturado, Cássio Vieira Vilela decidiu dividir seu tempo entre o escritório de contabilidade da família e a produção leiteira na Fazenda Campos Bocaina, em Passos/MG. Em pouco tempo, mudou sua realidade produtiva e financeira, dando nova perspectiva ao negócio familiar. "O segredo está na gestão. O controle administrativo e financeiro, aliado a uma equipe treinada e motiva, é o que faz a diferença e traz resultados", garante o jovem gestor. Confira o conteúdo completo e conheça essa história de transformação.



Fazenda Colorado: os segredos da maior produtora de leite do Brasil
Instrutor: Sérgio Soriano
A Fazenda Colorado, maior produtora de leite do país, abriu suas portas para mostrar o dia a dia de todos os setores da produção, apresentados pelo Médico Veterinário e gestor da Fazenda, Sérgio Soriano. Além de mostrar a grande infraestrutura da fazenda, com rebanho confinado em galpões com túnel de vento e ordenha rotatória, Sérgio conta como é feita a gestão não só do rebanho e dos processos, mas, principalmente, da equipe que atua na fazenda. E ainda, como deve ser o perfil do novo produtor rural.



Fazenda Santa Luzia: o que a tornou uma referência na produção a pasto e seleção de Girolando
Instrutor: Mauricio Silveira Coelho
Neste curso, Mauricio Silveira Coelho apresenta o dia a dia da Fazenda Santa Luzia, em Passos/MG, uma das principais referências na produção de leite a pasto do Brasil. Com um rebanho Girolando altamente selecionado, a Santa Luzia destaca-se pelo seu perfil inovador e tecnológico. Assista ao curso e conheça cada setor de manejo da fazenda, como é feita sua gestão, e o que a torna esta potência na produção de leite e genética.



Leite orgânico: a opção do Recanto SS para agregar valor e diferencial à matéria-prima
Instrutor: Claudinei Saldanha Junior
O mercado de produtos orgânicos vem ganhando espaço a cada ano. Com o objetivo de agregar valor e diferenciais à sua matéria-prima, conquistando esse mercado, o produtor Claudinei Saldanha Junior optou por converter o Recanto SS para o modelo orgânico de produção. Localizada em Itirapina, SP, a propriedade produz leite desde 2005, e em 2013 iniciou o processo de conversão, obtendo a certificação em 2014. Conheça as rotinas de manejo do Recanto SS, as exigências da IN 46, bem como o processo de conversão e certificação da propriedade!



Produção intensiva de leite: do sistema de pastejo para o Compost Barn
Instrutores: Marcelo de Rezende e Caciano Mafioletti
Quando uma propriedade deve mudar o seu sistema produtivo? Como estruturar o investimento, de forma a obter o retorno esperado? Neste curso, Marcelo de Rezende e Caciano Mafioletti, da Cooperideal, apresentam o exemplo real de uma fazenda que passou do sistema de pastejo intensivo para o compost barn, devido aos gargalos no modelo inicial e às metas futuras de produção. Como resultado, saltou de 3 mil para 10 mil litros diários, e pretende dobrar essa produção nos próximos anos. Confira este caso de sucesso!



Para ter o acesso completo a esses conteúdos e muito mais, basta assinar o EducaPoint. Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 150 temas).

Conheça os planos de assinatura neste link: https://www.educapoint.com.br/v2/checkout/.


Mais informações
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP