Quando começar a inseminar as novilhas?

Postado em: 06/05/2022 - 3 min de leitura

Quando começar a inseminar as novilhas?
Se você cria gado leiteiro e trabalha com inseminação artificial, deve tomar algumas decisões importantes, como por exemplo, quando começar a inseminar novilhas. Para responder a essa questão, é preciso ter em mente que o objetivo da criação de novilhas é produzir animais de qualidade, com alto potencial produtivo e custo mínimo para a fazenda e meio-ambiente. É preciso ter em mente que esse aparente custo, na verdade, é um investimento, por o futuro da fazenda depende da boa criação de novilhas.
 
O grande desafio da criação de novilhas é reduzir a idade ao primeiro parto, sem comprometer o desempenho futuro desses animais. Isso porque existe uma relação entre o ganho de peso durante o desenvolvimento do animal e a produção futura. Isso significa que o excesso de ganho de peso pode comprometer o desenvolvimento da glândula mamária, acumulando gordura nessa região e comprometendo a produção na primeira lactação. Por isso, recomenda-se que na fase de desenvolvimento da novilha, o ganho de peso seja de até 800 gramas por dia.
 
Dessa forma, a idade à primeira inseminação tem relação com o peso do animal. Assim, a recomendação para vacas de raças grandes é que a cobrição seja feita aos 15 meses, quando o animal deve ter cerca de 340 quilos, com o parto ocorrendo aos 24 meses, quando o animal deve ter cerca de 550 quilos. Já para raças pequenas, a recomendação é a cobrição com 13 meses e 250 quilos e a parição aos 22 meses, com 360 quilos. Por fim, animais mestiços holandês-zebu deve ter a cobrição aos 24 meses, com 330 quilos e o parto aos 33 meses, com 420 quilos.
 
Assim, o ideal é que a primeira inseminação seja feita quando os animais atingem entre 55 a 65% do peso adulto e o primeiro parto quando eles atingem de 80 a 85% do peso adulto. 
 
Vale destacar que existe uma grande variação do peso adulto dentro de uma mesma raça, lembrando que o NRC (2001) utiliza o peso adulto de 682 kg para a raça Holandesa. Porém, recomenda-se que a mensuração seja feita para cada fazenda para que se conheça o peso adulto do seu rebanho.
Outro fator além do peso deve ser considerado para a primeira inseminação: a estatura do animal. A altura é medida a partir da cernelha do animal. É importante que o animal ganhe peso, mas não apenas massa gorda. É preciso que haja um desenvolvimento correto, para que a novilha atinja o frame daquela raça.
 
Confira abaixo uma tabela mostrando o crescimento ideal para fêmeas holandesas:
 
Mais um fator a ser considerado é a condição corporal da novilha. O ideal para a novilha holandesa é que aos 15 meses, o escore de condição corporal fosse de 3,75 pontos.
 
Puberdade
 
Além desses fatores, deve-se considerar o momento da puberdade das novilhas para decidir o momento da primeira inseminação. O início da puberdade pode ser considerado a idade na qual a fêmea é capaz de suportar a prenhez sem efeitos deletérios. Isso significa que pode ser que a fêmea, na primeira ovulação, já tenha possibilidade de emprenhar, mas ainda não teria o desenvolvimento necessário para suportar a gestação e a primeira lactação.
 
A idade ao primeiro parto depende de fatores como genética, sistemas de produção e manejo nutricional na fase de crescimento. Mas é importante destacar que peso vivo e tamanho (maturidade corporal), e não a idade, determinam o momento da primeira cobertura.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 

Neste curso, a professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia, Ricarda Maria dos Santos, explica de forma sucinta os fatores que interferem na tomada de decisão de qual é o momento correto de se fazer a primeira inseminação em novilhas.

Você sabia que pode com um único valor mensal ter acesso ilimitado a esses e centenas de cursos online?

O EducaPoint é uma plataforma preparada para trazer a melhor estrutura em cursos online para ajudar você no seu agronegócio.

Quer ter acesso a todos os cursos da plataforma?