Ajude a reduzir o estresse na secagem das vacas

Postado em: 21/12/2021 | 2 min de leitura Escrito por:
O período de secagem é um momento para permitir que a vaca descanse e se prepare para a próxima lactação. No entanto, o processo de secagem pode ser extremamente estressante para o animal. Em um mundo perfeito, os produtores secariam gradualmente uma vaca, reduzindo a frequência de ordenha que levaria à secagem. Embora isso possa ser visto como o padrão ouro, nem sempre é uma realidade para a maioria dos produtores de leite.
 
De acordo com Curtis Vliestra, veterinário de Serviços Profissionais Sênior da Boehringer Ingelheim, mais de 80% dos produtores optam por secar os animais abruptamente porque isso se ajusta melhor às restrições de tempo. Fazer isso, no entanto, não afeta apenas o conforto da vaca, mas também o bem-estar animal.
 
“Seria fantástico se pudéssemos simplesmente fechar a torneira, mas infelizmente não funciona assim”, diz Vliestra. “Pense nisso como torcer uma mangueira de jardim. Conforme você a torce, essa pressão permanece e aumenta. Assim, a retenção de leite pode levar ao ingurgitamento do úbere, que pode ser doloroso, especialmente para vacas de alta produção. Portanto, torna-se um desafio mantê-los confortáveis.”
 
Outro problema com secas abruptas é o vazamento de leite. O aumento da pressão no úbere muitas vezes pode levar ao vazamento de leite, o que tem um impacto direto na qualidade do leite de vaca e na saúde do úbere. O vazamento retarda a formação do tampão natural do animal, o que pode permitir que as bactérias se infiltrem e causem mastite durante o período de seca e na próxima lactação.

=> Gosta do conteúdo? Você também pode gostar do conteúdo completo do curso Como controlar a mastite em 3 passos. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 245!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
 
Para ajudar a reduzir a pressão, o desconforto e o vazamento do úbere, Vliestra sugere uma abordagem diferente para secar as vacas. Ao utilizar um suplemento oral rico em sais aniônicos, cloreto de amônio, cloreto de cálcio e sulfato de cálcio, uma forma leve de acidose começará a se instalar, levando a uma diminuição natural na produção de leite.
 
A acidificação da vaca na secagem afeta diretamente a absorção de glicose no úbere. Se houver menos glicose absorvida pelo úbere, haverá menos glicose que será potencialmente convertida em lactose. Uma vez que não há lactose, a vaca é diretamente estimulada a interromper a produção de leite. Secundariamente, quando acidificamos vacas, ocorre uma supressão transitória do apetite.
 
Ao reduzir os níveis de glicose e suprimir o apetite do animal, a produção de leite começa a desacelerar rapidamente. Isso pode ser especialmente útil ao secar vacas de alta produção.
 
Vacas de maior produção vão vazar mais leite. Isso é apenas um fato científico, segundo Vliestra. Quanto mais uma vaca vaza, maiores são as chances de ter mastite no período de seca, além de ter mastite na lactação subsequente. Qualquer coisa que possamos fazer para reduzir o vazamento de leite terá um impacto direto na qualidade do leite da vaca e na saúde do úbere daqui para frente. 
 
Em vez de secar abruptamente o animal, esta abordagem de suplemento oral demonstrou melhorar o bem-estar animal, reduzir o vazamento de leite e diminuir o estresse experimentado tanto pelo animal quanto pelo produtor.
 
* Baseado no artigo Help Reduce Stress at Dry Off, de Taylor Leach.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP