Secagem de vacas: por que fazer e como fazer?

Postado em: 13/04/2022 | 3 min de leitura Escrito por:
A secagem da vaca consiste em fazer com que ela pare de dar leite, ou seja, interrompa sua lactação. Isso porque vacas que parem ainda dando leite, produzem bezerros fracos e não apresentam boas condições corporais por ocasião do parto, o que prejudica a produção de leite na próxima lactação, devido o tempo não ser suficiente para regeneração dos tecidos secretores do leite, que dura certa de 60 dias, ocasionando prejuízo, tanto para a vaca em termos fisiológicos, como para o produtor em termos econômicos. 
 
Esse manejo tem dois objetivos principais: o primeiro é melhorar a produção da vaca na lactação subsequente, e o segundo, e não menos importante, é a produção de colostro de melhor qualidade, o qual, consequentemente, tornará a cria mais forte e com maior potencial produtivo.
 
Basicamente existem dois critérios a serem utilizados para escolher o momento de secar a vaca. O primeiro critério é baseado na provável data do parto. Nesse caso, a vaca deve ser seca 60 dias antes da provável data de parto. O segundo critério refere -se à produção de leite da vaca, ou seja, deve-se interromper a lactação a partir de um determinado valor de produção de leite, geralmente porque a produção está baixa e tornou-se economicamente inviável.
 
O volume de leite produzido diariamente é o que determina a tomada de decisão de interromper a lactação. No entanto, esse volume é muito variável e dependerá da produção de leite média do rebanho. Para estabelecimento desse ponto de corte, o produtor ou técnico deve considerar o valor mínimo viável para manter essa vaca em lactação, isto é, saber qual quantidade de leite produzido torna antieconômica a manutenção dessa vaca em lactação.
 
Como fazer a secagem das vacas
 
A secagem de uma vaca é um processo simples, em que o produtor deve mudar de uma só vez os principais fatores que influenciam na produção de leite, dos quais os principais são a alimentação e os estímulos psíquico-hormonais (presença do bezerro, das companheiras do rebanho, presença na sala de ordenha, cheiro de ração e/ou silagem, etc.). O ato de secar a vaca nada mais é do que um processo controlado para gerar estresse no animal e, consequentemente, interromper a produção de leite.

=> Tem interesse pelo tema? Você também pode gostar do conteúdo completo do curso Manejo de vacas secas. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 245!) por um preço único. 
 
Para fazer a secagem das vacas, deve-se seguir os seguintes passos:
 
1) Avaliar se a vacas está com mastite
 
Verificar no início da secagem se a vaca está com mastite. O diagnóstico será feito com o uso da caneca telada ou de fundo preto. Se o teste da mastite for negativo, a vaca estará apta ao processo de secagem; se positivo, não se deve secar a vaca, mas tratar a mastite.
 
2) Aplicação de antibiótico
 
Esgotar bem o úbere da vaca. Em seguida, colocar em cada quarto ou teta um antibiótico de longa duração específico para o período seco.
 
3) Transferência da vaca para outro local
 
Transferir a vaca do local onde está acostumada à rotina da ordenha. Levá-la para um piquete afastado do curral ou do estábulo e com água à vontade e sombreamento suficiente. Não fornecer concentrado de maneira nenhuma.
 
4) Cessar a ordenha 
 
Nessa fase, não se deve ordenhar mais; mesmo se o úbere se encher de leite. Esse fato não ocasionará nenhum mal ao animal, pois o organismo da vaca absorverá esse leite. Entretanto, deve-se observar diariamente se o úbere da vaca está avermelhado ou dolorido, embora raramente isso aconteça. Na hipótese de o úbere estar inflamado, deve-se fazer nova ordenha e realizar o tratamento da mastite normalmente (o mesmo tratamento das vacas em lactação). Após a cura completa da mastite, deve ser aplicado antibiótico de longa duração específico para o momento da secagem.
 
Decorridas duas semanas, a vaca não produzirá mais leite e a secagem estará completa. A  alimentação poderá voltar ao normal  – volumosa e concentrada  –, condizente com o período pré-parto. 
 
Esse método e esses cuidados têm permitido realizar a secagem de vacas com produção média superior a 20 L dia. Trata-se de um processo fácil e eficiente e, por ser rápido, não acarreta problema algum para o feto.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 
Fonte:
 
SALMAN, A. K. D.; PFEIFER, L. F. M. Pecuária leiteira na Amazônia. Em: Capítulo 10: DOMINGUES, F.N.; SIGNORETTI, R.D.; PFEIFER, L.F.M. Manejo da vaca seca. P.222-224
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP