Seis chaves para mais lucratividade na produção leiteira

Postado em: 02/02/2022 | 3 min de leitura Escrito por:
As operações diárias de uma fazenda leiteira são suficientes para preencher a agenda de qualquer pessoa. Mas, em algum momento, você precisa ter um momento para analisar os problemas mais amplos que levarão sua fazenda ao sucesso a longo prazo. Encontrar tempo para prestar atenção a essa visão pode ser difícil.
 
De todas as áreas que um produtor precisa gerenciar diariamente, existem seis que são mais críticas.
 
1. Composição do leite
 
A maioria dos pagamentos pelo leite são baseados nos quilos de gordura e proteína (e outros sólidos) encontrados no produto. É lógico, então, que os produtores devem prestar muita atenção à quantidade de sólidos que são enviados a cada dia. Assim, é importante começar a pensar em termos de quilos de componentes produzidos por dia.
 
2. Qualidade da forragem
 
Uma das coisas que separa os rebanhos que se saem bem em termos de eficiência alimentar e renda sobre os custos de alimentação é a qualidade da forragem. Em rebanhos onde temos boa qualidade de forragem, tudo parece funcionar mais fácil. Rebanhos com baixa qualidade de forragem parecem ter mais desafios.
 
Quando se trata de qualidade da forragem, é importante para prestar atenção em três áreas principais: colheita na maturidade certa para otimizar a digestibilidade e o teor de amido (na silagem de milho); armazenar a forragem de forma a otimizar a fermentação; e a criação de forragens de fácil digestão com base nas condições de crescimento, maturidade da colheita e genética.
 
3. Manejo de vacas de transição
 
Os produtores precisam mudar a mentalidade em torno das vacas em transição de uma oportunidade de doença clínica para uma oportunidade de melhorar a produção e a reprodução. Existem fazendas leiteiras que fazem um bom trabalho no controle de doenças clínicas relacionadas a vacas em transição, mas ainda têm a chance de mover o foco de maneira significativa em direção a mais leite e melhor reprodução.

=> Gosta do conteúdo? Você também pode gostar do conteúdo completo do curso Pecuária leiteira de precisão: foco em resultados econômicos. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 245!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
 
4. Manejo alimentar
 
As rações são projetadas para fornecer às vacas os nutrientes certos para ajudá-las a produzir o máximo de leite possível. Você precisa ter certeza de que a ração dada às vacas é o mais próximo possível do que seu nutricionista formulou no papel. Um estudo da Califórnia mostrou como os ingredientes individuais podem variar em até 180 quilos da ração formulada em um único lote de ração. Essa imprecisão custa dinheiro aos produtores, não apenas em termos de custo de alimentação, mas também de desempenho da vaca. Mantenha os desvios dos pesos alvo em menos de 5%.
 
Não só a precisão da ração é importante, mas o tempo de alimentação também é crítico. Sempre que a alimentação é atrasada, os cochos podem ficar vazios, o que significa que a vaca não terá acesso à alimentação quando estiver com fome. A chave é monitorar a atividade de alimentação. 
 
5. Manejo de bezerras e novilhas
 
Em períodos em que o valor de bezerras e novilhas é baixo, alguns produtores pensariam que a criação de bezerros é definitivamente um centro de custo. Porém, embora a criação de bezerros seja um custo monetário nesses momentos, os efeitos de longo prazo têm um impacto significativo na lucratividade.
 
6. Resfriamento de vacas secas
 
O impacto do resfriamento de vacas secas é convincente. Dados de nove estudos separados mostraram um aumento significativo na produção de leite em rebanhos onde as vacas foram resfriadas por aspersores durante o período seco. Além disso, o desempenho foi prejudicado em bezerros nascidos de vacas estressadas pelo calor.
 
Se os dados da sua fazenda leiteira mostrarem que o desempenho está falhando em qualquer uma dessas áreas, você precisa avaliar se fazer uma mudança de gestão é economicamente viável. Há riscos envolvidos se você tomar a decisão de mudar ou permanecer o mesmo. De qualquer forma, os produtores precisam avaliar a recompensa potencial para avaliar se assumir o risco é uma boa escolha.
 
* Baseado no artigo Six Keys to More Profitability, de Mike Opperman.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP