Sêmen sexado: é viável utilizar?

Postado em: 08/02/2019 | 8 min de leitura Escrito por:
A seleção do sexo na concepção (produção direcionada de machos ou fêmeas) possui uma longa história, na qual ocorreram grande descobertas e também muitas desilusões. O sêmen sexado se tornou comercialmente disponível em 2006, utilizando-se o método de citometria de fluxo para a separação de células.

A separação dos espermatozoides para a produção de machos (cromossomo Y) ou fêmeas (cromossomo X) é possível devido à diferença no conteúdo de DNA dessas células (o espermatozoide que gera fêmea possui 4% mais material genético que o espermatozoide que gera macho).

Com o uso da citometria de fluxo para separação de células é possível separar os dois tipos de espermatozoides com alta confiabilidade. O citômetro de fluxo associa a emissão de raios laser com coloração diferencial dos espermatozoides viáveis e não viáveis e com as forças hidrodinâmicas que direcionam o espermatozoide durante o processo de separação dos espermatozoides X e Y.

Um artigo de Rafael Herrera Alvarez, do Polo Regional Centro Sul da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), forneceu dez perguntas e respostas sobre o sêmen sexado dos bovinos. Confira:

1. O que é sêmen sexado?

É o sêmen capaz de produzir, propositalmente, descendentes machos ou fêmeas, atendendo o interesse do produtor. O sêmen sexado é formado quase que exclusivamente por espermatozóides portadores do cromossomo X ou Y (que darão origem ao sexo feminino ou masculino, respectivamente).

2. Como é realizada a separação dos espermatozóides?

O método mais utilizado, atualmente, é por ciometria de fluxo. A técnica consiste em separar os espermatozoides baseado na diferença de conteúdo de DNA dos cromossomos X e Y (o cromossomo bovino X contém 3,8% mais DNA do que o cromossomo Y). Os espermatozoides são submetidos a um corante fluorescente que adere ao DNA. Em seguida, passam em um aparelho (citometro de fluxo) capaz de identificar e separar as células de acordo com o grau de fluorescência emitida.

3. Qual é a eficiência de separação do sexo dos espermatozoides?

Atualmente, a técnica alcança um índice de acerto (pureza) de 95% na separação dos espermatozoides, sendo que o mínimo aceitável é de 85%.

4. Todos os touros são aptos ao processo de separação?

Não. Aproximadamente, 10 a 20% dos touros não produzem um ejaculado apto para a separação do sexo dos espermatozoides.

5. Quantas doses podem ser produzidas de um ejaculado?

Podem ser produzidas de 4 a 10 doses por hora (cada dose contém, aproximadamente, 2 milhões de espermatozoides). A qualidade do ejaculado influencia a velocidade e a pureza do processo.

6. Desde quando essa técnica vem sendo usada no Brasil?

Há cerca de 5 anos. Entretanto, seu uso foi intensificado nos últimos anos. Estima-se que atualmente são realizadas aproximadamente 25 mil IA com sêmen sexado, por mês, no Brasil.

7. Quais as limitações do sêmen sexado?

Existem duas limitações associadas à tecnologia da utilização de sêmen sexado. Primeiro, o preço mais elevado, decorrente do lento processo de produção (uma máquina produz apenas 150 a 200 doses de sêmen sexado por dia). O segundo problema associado à utilização de sêmen sexado é uma taxa de concepção entre 10 a 20% menor em relação ao sêmen não sexado.

8. Qual a fertilidade do sêmen sexado?

Depende da finalidade de uso. Na IA convencional, o sêmen sexado apresenta uma fertilidade média 15% inferior ao sêmen não sexado (a fertilidade é maior em novilhas que em vacas). Na TE (transferência de embriões) a fertilidade é semelhante (ou ligeiramente inferior ao sêmen não sexado). É bom lembrar que a dose de sêmen sexado destinada à TE contêm 5 milhões de espermatozoides. Finalmente, não há qualquer diferença quando o sêmen sexado se destina à FIV (fecundação in vitro).

9. Quais são as vantagens para o pecuarista que adota o uso de sêmen sexado?

A principal vantagem deriva da liberdade do pecuarista para escolher o sexo da cria em função dos interesses do seu negócio. Outras vantagens seriam uma maior intensidade de seleção (em razão do maior número de descendentes do sexo desejado), acelerando o melhoramento genético do rebanho e redução da incidência de partos distócicos, com o nascimento programado de fêmeas, as quais normalmente são mais leves (e de menor tamanho) que os machos.

10. Que muda na fazenda com a implantação dessa técnica?

A implantação, na fazenda, de um programa de IA com sêmen sexado requer praticamente as mesmas ações zootécnicas e gerenciais que um programa convencional de IA (controle individual dos animais, bem como um análise rigoroso dos fatores envolvidos no sistema de produção, como um todo).

Avanços do sêmen sexado: Oportunidades para uso em laticínios

A capacidade de escolher ativamente o sexo do bezerro para nascer agora é uma realidade nas fazendas leiteiras americanas. De fato, nos últimos 10 anos, houve uma rápida evolução nas tecnologias de sexagem de sêmen.

Quando o sêmen sexado foi comercializado pela primeira vez, as vendas foram reduzidas pelos altos preços devido ao custo do processo de triagem, taxa de concepção 25% menor do que a obtida com o sêmen convencional e disponível apenas em touros com baixo valor genético.

Assim como o telefone analógico deu lugar aos smartphones digitais de hoje, o avanço da ciência por trás do sêmen de triagem sexual na última década trouxe avanços tecnológicos que resultaram em um produto de custo mais baixo que oferece taxas de concepção semelhantes àquelas obtidas com o sêmen convencional. Agora, a seleção de gênero usando sêmen sexado de touros geneticamente de elite é uma ferramenta importante no kit de manejo estratégico de rebanhos leiteiros modernos.

Uma das principais melhorias no processo de classificação de sexo nos últimos anos é a eliminação de uma quantidade significativa de resíduos no sêmen, incluindo células mortas e anormais e impurezas no ejaculado. O sêmen sexado de hoje emerge do processo de seleção que contém esperma de uma pureza, motilidade e viabilidade sem precedentes, otimizando assim a fertilização.

Melhorias também foram feitas nas máquinas de triagem, no software que as executa e na mídia que nutre e revigora os espermatozoides. Esses avanços resultaram em menores custos de classificação e contribuíram para taxas mais altas de concepção do que o sêmen sexado anteriormente.

Vários resultados importantes vieram dos recentes avanços na tecnologia de classificação de sexo:

- Melhoria significativa nas taxas de prenhez: Estudos mostram uma melhoria de 75 por cento nas taxas de prenhez. Descobriu-se que certo sêmen sexado, embalado em cerca de 2 milhões de células por palheta, apresenta taxas de concepção de até 90% das obtidas com o uso de palhetas de sêmen convencionais.

Mais impressionante, um teste de campo de 2015 com 45.000 vacas na Alemanha descobriu que inseminação artificial usando este sêmen sexado de fêmea específico, embalou 4 milhões de células por palheta, alcançou taxas de concepção idênticas às do sêmen convencional, contendo 15 milhões de células por palheta.

- Ganhos genéticos acelerados com a disponibilidade de sêmen sexado de touros de elite: a abordagem para a venda de sêmen sexado virou completamente desde que foi oferecido pela primeira vez. A maioria do sêmen sexado no mercado hoje vem de touros geneticamente de elite, resultando em melhoria geral da genética do rebanho.

O uso de sêmen sexado de touros de elite sobre as principais novilhas genéticas em um rebanho resultará na substituição de bezerros com o melhor potencial para serem lucrativos no futuro.

- Maior produção de leite para vacas que dão à luz à bezerras: produtores de leite há muito sabem que vacas que dão à luz a bezerras sofrem menos complicações do parto do que aquelas que produzem bezerros, mas um biólogo evolucionista da Universidade de Harvard descobriu que vacas que parem bezerras produzem mais leite do que aqueles que produzem bezerros.

Em um estudo divulgado em 2014, Katie Hinde analisou 2,5 milhões de lactações de 1,5 milhão de vacas leiteiras e determinou que as vacas que deram à luz a duas bezerras consecutivas produziram até 454 kg mais leite nas duas lactações do que vacas que tiveram dois bezerros ou aqueles que tiveram um bezerro de cada gênero.

Entre as vacas que produzem um bezerro de cada gênero, as que tiveram uma bezerra primeiro produziram mais leite do que aquelas que tiveram um bezerro primeiro.

Para atingir taxas ideais de concepção, siga estas recomendações:

- Atrase a inseminação por quatro a seis horas quando comparado à prática de sêmen convencional. A inseminação com sêmen sexado deve ocorrer entre 16 horas e 18 horas após a observação de cio.

- Descongele o sêmen por no mínimo 45 segundos.

- Descongele o sêmen a uma temperatura de 35oC a 37oC.

- Insemine dentro de cinco minutos após o descongelamento.

- Desinfete a unidade de descongelamento semanalmente.

A determinação de gênero foi mantida por muito tempo como o santo graal da indústria de laticínios e, desde a sua criação, concentrou-se na criação de fêmeas. Mas a tecnologia também oferece aos laticínios uma oportunidade de utilizar o sêmen masculino sexado como parte de um programa de gerenciamento inovador. Depois de criar o número desejado de prenhezes nos animais de topo, um produtor pode usar sêmen macho sexado de touros de cruzamento para produzir um vitelo com alto valor de mercado.

O sêmen sexado de hoje, com seu custo mais baixo e taxas de concepção comparáveis ao sêmen convencional, fornece aos modernos produtores de leite a genética que desejam nas filhas que precisam para tornar suas operações bem-sucedidas e lucrativas. Tão importante quanto isso, permite que eles sejam gestores proativos de rebanhos que não são mais limitados pelos caprichos da natureza.

Quer aprender mais informações sobre manejo reprodutivo em bovinos? Confira abaixo alguns cursos on-line oferecidos pela plataforma EducaPoint:

Viabilizando a intensificação do uso da transferência de embrião em gado leiteiro

Manejo reprodutivo de vacas de corte: uso da IATF para maximizar a produção de bezerros

Avaliação andrológica e sua importância na seleção de touros

Manejo reprodutivo de rebanhos leiteiros de alta produção

Esses são alguns dos mais de 150 cursos oferecidos pela plataforma EducaPoint. Você pode participar por meio da compra de cada curso, individualmente, ou, em formato de assinatura, que garante o acesso a TODOS os cursos! Confira aqui e conheça os planos!

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP