Sistema Cross Ventilation: já ouviu falar?

Luma Maria Souza Machado
Blog escrito por: Luma Maria Souza Machado

Postado em: 13/07/2023 - 3 min de leitura

Sistema Cross Ventilation: já ouviu falar?
Pensou em pioneirismo em Cross ventilation ou ventilação cruzada pensou em fazenda Colorado. Recentemente a equipe do MilkPoint esteve presente na Fazenda que por 10 anos consecutivos é a 1ª colocada no ranking TOP 100 maiores produtores de leite no Brasil.

Fruto de trabalho diário e enfrentamento de desafios como padronização de processos, mão de obra, liderança, compra de insumos e venda de produtos, a fazenda preocupa-se realmente com o fator bem-estar de suas vacas. Fator este, extremamente importante para uma produção de qualidade.

A fazenda sempre teve em suas diretrizes manter suas instalações com o que há de mais moderno proporcionando o máximo de conforto aos animais. Em 2006 foi feito um grande investimento no projeto da ordenha mecânica mais moderna da época, conhecida como espinha de peixe e, em sequência, no ano de 2012, investiu no sistema de ordenha do tipo carrossel, no galpão climatizado dos animais e na construção de um novo laticínio para industrialização do leite.

Sistema de Ordenha do tipo Carrossel

Com esse investimento, além do novo sistema carrossel com capacidade para ordenhar 72 vacas a cada 9 minutos, os animais passaram a ser confinados em um sistema chamado “cross ventilation” ou ventilação cruzada, onde a temperatura e a iluminação podem ser mais bem controladas, trazendo o máximo de conforto para o rebanho e pasmem, o sistema é capaz de abaixar a temperatura entre 8° a 12°, dependendo da umidade relativa do ar externo.

Mas afinal, como funciona este sistema?

Sistema Cross Ventilation

Há dois sistemas muito conhecidos chamados túnel de vento e ventilação cruzada. Olhando um barracão de cima é como se no túnel de vento houvesse movimento do vento de maneira longitudinal enquanto na ventilação cruzada o movimento é transverso (veja a figura abaixo). A vantagem do Cross ventilation é a uniformidade da dispersão do vento especialmente em sistemas Free Stall.

 Túnel de vento - ventilação longitudinal 


Cross Ventilation - Ventilação cruzada 
 
O sistema Cross Ventilation é um sistema muito comum na produção de aves e suínos e nos últimos anos vem ganhando espaço na produção leiteira. Sabemos que no Brasil, a utilização de raças como a holandesa para produção de leite a pasto não é tão interessante, já que o clima é um grande desafio. No entanto, quando alojadas em galpões, o sistema Cross Ventilation pode ser um grande aliado para garantir ventilação, umidade e temperatura controladas.

Basicamente, o sistema caracteriza-se por um galpão totalmente fechado onde através de exaustores o ar é insuflado para dentro após passar por uma placa evaporativa. Essa placa é uma estrutura de celulose em forma de colméia e precisa ser mantida molhada por um sistema de gotejamento. Assim, durante a passagem do ar a água é evaporada e a temperatura do ar dentro do galpão cai, promovendo um ambiente interno com temperatura inferior ao externo, ou seja, ajuda no resfriamento do galpão e obviamente, no conforto dos animais.

Aprofunde seus conhecimento e fique atualizado no mundo agro! Clique aqui e descubra qual é a melhor opção para você!

Mesmo que ofereça um maior conforto às vacas, é importante lembrar que o acúmulo de matéria orgânica no piso e no ambiente de descanso das vacas pode se tornar um local propício para proliferação de patógenos e consequentemente doenças. Além do que o microclima dentro desses barracões conta sempre com alta umidade. Não é isso que o produtor almeja, certo? Então, mais do que nunca é necessário atenção ao manejo sanitário, estabelecendo rotinas de limpeza tanto do galpão quanto das salas de ordenha.

 Sistema Cross Ventilation da Fazenda Colorado - placa evaporativa

Ressalta-se no entanto que o sistema Cross Ventilation é apenas uma parte do ambiente da produção leiteira. Outros fatores, como a qualidade da cama, nutrição adequada, uma boa genética e higiene geral da instalação, como dito anteriormente, também são fundamentais para obter o bem-estar dos animais e uma produção de leite mais eficiente.

Conheça a maior plataforma do agronegócio, acesse nossos cursos gratuitos!