Free Stall em pequenas propriedades: Sítio São Sebastião mostra que é viável!

Postado em: 21/08/2019 | 2 min de leitura Escrito por:
O sistema de confinamento free stall é muitas vezes associado a custos muito altos de instalação e manutenção, de forma que muitos pensam que só pode ser utilizado em grandes propriedades altamente tecnificadas. No entanto, isso não é verdade. É possível utilizar o sistema free stall de forma efetiva e lucrativa em pequenas propriedades familiares e obter excelentes resultados!

O Sítio São Sebastião é um exemplo muito inspirador, uma vez que tem um desempenho excelente em termos de qualidade do leite em uma área de apenas 11 hectares, derrubando, dessa forma, o mito de que só é possível ter uma propriedade leiteira com free stall que seja lucrativa se for de grande porte.

A propriedade, que começou com apenas 3 vacas, ao alcançar a marca de 80 animais acabou optando pelo sistema free stall, em grande parte devido à questão do barro na propriedade. Isso permitiu que houvesse uma melhora significativa na higiene dos animais, o que foi primordial para que a fazenda alcançasse seus excelentes índices de qualidade do leite e contagem de células somáticas.

A produção média da propriedade é de 36 litros/vaca/dia, em duas ordenhas diárias. Apesar de relevante, a produtividade dos animais é ofuscada pelos índices de qualidade do leite produzido, que são comprovados pelas análises oficiais da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH) e da Cooperativa Castrolanda.

Com CCS média abaixo de 50 mil cél/ml e CBT inferior a 1 mil ufc/ml, o leite produzido pelo Sítio São Sebastião é considerado um dos melhores do estado do Paraná há vários anos consecutivos, o que resulta em diversas premiações à propriedade, além de bonificações no preço da matéria-prima.

A construção do free stall foi feita em 2017 principalmente para resolver a questão do barro. O sistema será ampliado para abrigar 160 vacas.

Free stall do Sítio São Sebastião
Figura 1: Free stall do Sítio São Sebastião foi construído em 2017

Free stall do Sítio São Sebastião
Figura 2: Free stall do Sítio São Sebastião aumentou a limpeza e o conforto das vacas

O free stall ajudou não somente na questão da limpeza das vacas, mas no conforto dos animais, que contam com sombra e boas condições termicas. Como o sistema ainda está sendo ampliado, no momento não há a instalação de ventiladores e aspersores, mas o projeto prevê isso.

O free stall é estratégico para garantir o bem-estar dos animais. O galpão é higienizado duas vezes ao dia, os animais são tratados de forma humanitária e isso se traduz em produção de leite de qualidade. A cama é de serragem e a propriedade utiliza o cal para desinfecção da cama. A limpeza da cama é feita de manhã, quando os animais vão para a ordenha. Além disso, é feita nova limpeza da cama para remoção do esterco de 4 a 5 vezes por dia. Por fim, no início da noite, é feita mais uma para assegurar o conforto das vacas durante a noite.

Se você quiser conhecer mais sobre essa propriedade, saber como são feitas as divisões de lotes e como uma propriedade de apenas 11 hectares consegue ter alta eficiência produtiva, gestão financeira e organizacional acuradas, além de matéria-prima de altíssima qualidade com mão de obra totalmente familiar, acesse o conteúdo completo do curso on-line Sítio são sebastião: referência em qualidade, família stockler produz leite com ccs abaixo de 100 mil.

Você pode fazer a aquisição do curso individualmente ou pode escolher a assinatura e ter acesso a todo conteúdo da plataforma, que hoje já conta com mais de 155 temas! Clique aqui para saber informações sobre os planos de assinatura!
 
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP