Conheça as principais tecnologias utilizadas na cadeia produtiva do leite!

Postado em: 23/05/2022 | 4 min de leitura Escrito por:
A cadeia produtiva de leite tem um importante papel na economia do Brasil, além de produzir um dos alimentos mais importantes, nutritivos e versáteis da dieta. Vem ocorrendo nos últimos anos vários avanços na produção de leite e isso se deu em grande parte devido aos avanços das tecnologias utilizadas no campo.
 
Apesar disso, os números mostram que ainda existem muitas fazendas leiteiras com baixa produtividade e tecnificação, que poderiam melhorar muito seus índices produtivos com a aplicação de tecnologias no campo, muitas delas não exigindo um investimento muito grande. Isso será, na realidade, cada vez mais imprescindível para que esses produtores se mantenham na atividade leiteira no futuro e para que o setor possa suprir a crescente demanda por produtos lácteos que surgirá com o crescimento populacional.
 
Existem vários setores em uma fazenda leiteira que podem se beneficiar de tecnologias. Vale destacar que tecnologia não necessariamente significa aparatos tecnológicos. Tecnologia é tudo aquilo que uma fazenda utiliza para facilitar o trabalho e aumentar a eficiência. Confira abaixo algumas áreas onde a tecnologia vem avançando muito:
 
Equipamentos de ordenha
 
Está sendo cada vez mais comum a adoção de sistemas de ordenha de alta tecnologia, totalmente informatizados e digitais, como por exemplo, ordenhadeira carrossel e ordenhadeiras-robô. Nesse caso, os dados são controlados digitalmente e compartilhados via aplicativos. 
 
Esses sistemas ficam ligados durante as vinte e quatro horas do dia, nos sete dias da semana e funcionam por demanda, ou seja, as vacas escolhem quando querem ser ordenhadas. Dessa forma, além dos benefícios relacionados aos dados digitalizados e da redução da dependência de mão de obra, o uso dos robôs também podem diminuir o estresse das vacas.
 
Sensores
 
Outro tipo de tecnologia digital que vem sendo aplicada em algumas fazendas são colares com sensores que captam todo tipo de comportamento atípico e manifestações das vacas. Esses aparatos coletam dados que são enviados para softwares, que processam as informações e elaboram relatórios, que, por sua vez, são usados para que se tomem melhores decisões na fazenda.
 
Manejo racional
 
Outra forma de se utilizar a tecnologia a favor da fazenda é através do manejo racional, como por exemplo, os cuidados fornecidos às bezerras logo após o nascimento. Procedimentos como a cura do umbigo e o fornecimento adequado de colostro nas primeiras horas de vida fazem uma enorme diferença no desenvolvimento desses animais e, consequentemente, no seu desempenho na produção de leite futura. 
 
O manejo alimentar das bezerras até o desmame também é essencial para que se tenha um excelente desenvolvimento dos animais e exige muito mais um planejamento e uma assessoria técnica do que um grande investimento em dinheiro.
 
Outros manejos relacionados à vaca, como por exemplo, aplicação de selante nos tetos para proteção contra mastite nas vacas secas, além de nutrição adequada antes e após o parto são outros exemplos que fazem uma real diferença nos resultados da fazenda.
 
Inseminação artificial
 
As tecnologias de inseminação artificial têm se desenvolvido bastante no Brasil, especialmente em fazendas com rebanho de alto padrão genético. Inovações e tecnologias na produção de leite, como a genômica, FIV (Fertilização In Vitro), IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo), TE (transferência de embrião) mudaram o melhoramento genético, permitindo apenas que os melhores animais tenham sua genética multiplicada no rebanho.
 
Porém, essas tecnologias ainda não estão sendo aplicadas pela maioria das fazendas leiteiras brasileiras, de forma que ainda há muito espaço para crescimento.
 
Nutrição
 
Houve no Brasil o desenvolvimento de tecnologias de pastagens, com a produção de forrageiras adaptadas às condições regionais brasileiras. Isso porque grande parte das fazendas leiteiras adota a produção a pasto. Uma opção de tecnologia nesse caso é o pastejo intensivo rotacionado.
 
Outro ponto a ser destacado é o uso de suplementação concentrada e núcleo mineral na formulação das dietas, para que se possa lidar com a sazonalidade na produção forrageira.
 
Já nas produções intensivas, as fazendas adotam sistemas de confinamento total das vacas em lactação, como o free-stall e, mais recentemente, o compost barn e cross ventilation — que também oferecem boas condições de conforto térmico para as vacas.
 
Softwares
 
Outra parte importante das tecnologias disponíveis são os softwares de gestão para fazendas leiteiras, que incluem áreas como produção, manejo, reprodução, nutrição, economia e finanças.
 
A coleta de dados é essencial para o sucesso de qualquer fazenda e, embora possa ser feita manualmente, os softwares permitem uma profissionalização da atividade.
 
Assim, os produtores de leite devem estar atentos a essas tecnologias e buscar tecnificar sua fazenda. Vale destacar, no entanto, que não existe nenhuma tecnologia que funciona que resolve tudo e que cada caso é um caso. A melhor tecnologia para você dependerá das condições do seu negócio. Faça um diagnóstico da situação atual da sua fazenda e avalie como pode implantar tecnologias que realmente estão dentro do seu orçamento e que poderão, de fato, virar o jogo para você.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 
Fonte: 
 
Saiba como as tecnologias na produção de leite podem aumentar os lucros do produtor (https://blog.belgobekaert.com.br/agro/tecnologias-na-producao-de-leite/)
 
INOVAÇÕES E TECNOLOGIAS NA PRODUÇÃO DE LEITE NO BRASIL (https://digitalagro.com.br/2020/08/12/inovacoes-e-tecnologias-na-producao-de-leite/) 
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP