Teste do alizarol: o que ele diz?

Postado em: 09/06/2022 | 2 min de leitura Escrito por:
A seleção e a classificação do leite, isto é, a qualidade da matéria-prima desde a obtenção na propriedade rural até a recepção nos laticínios é determinada por meio de análises de controle de qualidade, dentre elas, o teste do alizarol no leite.
 
Alizarol é uma solução de álcool etílico com graduação alcoólica mínima de 72% v/v neutralizado, contendo um indicador de pH conhecido como alizarina (1,2 dihidroxiantraquinona). O objetivo do teste do alizarol é avaliar de forma indireta a estabilidade térmica do leite, mais precisamente das caseínas.
 
Além disso, no teste do alizarol é possível saber em qual faixa de acidez/pH a amostra de leite se encontra.

A legislação determina que a concentração mínima alcoólica utilizada deve ser de, no mínimo, 72% e a normalidade do leite tem que ser estável ao alizarol para que o leite seja captado pelo caminhão de coleta.
 
A análise consiste em misturar volumes iguais de leite e de alizarol. A interpretação dos resultados se baseia principalmente na observação da formação ou não de grumos nas paredes do tubo. Além disso, deve-se observar a coloração da mistura.
 
Se for observada ausência de formação ou poucos grumos muito finos e coloração vermelha tijolo, a amostra é considerada estável ao alizarol.

teste do alizarol no leite
Figura 1: Aspecto de uma amostra considerada estável no teste do alizarol

Se for observada presença de grumos com a coloração amarela ou mais fraca do que o vermelho tijolo esperado, a amostra é classificada como instável ao teste do alizarol.

teste do alizarol no leite
Figura 2:  Amostra classificada instável no teste do alizarol


O leite pode estar instável por duas situações:
 
- Acidez de origem microbiológica;
 
 
Para diferenciar, faz-se o teste da fervura dentro da propriedade. Caso o leite coagule na fervura, trata-se de um caso de acidez microbiológica; caso não coagule, trata-se de um caso de LINA.

Leia mais: LINA: instabilidade do leite afeta toda a cadeia produtiva
 
Caso o que se observe é a coloração abaixo (roxa), mas sem a presença de grumos, a suspeita é de que o leite seja proveniente de animais com mastite ou houve adição fraudulenta de neutralizante. Lembrando que quanto mais roxo for o teste do alizarol, mais alcalino é o pH do leite.

teste do alizarol no leite
Figura 3: Resultado de coloração roxa no teste do alizarol, que pode indicar mastite ou adição fraudulenta de neutralizante

Para diferenciar, deve-se lançar mão do teste CMT (Califórnia Mastite Teste). Se não for detectada presença de mastite, faz-se os testes de análises de resíduos do leite.

Dessa forma, leite cru que apresenta a formação de grumos e coloração amarela ou violeta deve ser rejeitado e não deve ser beneficiado. O teste de alizarol deve ser realizado no leite de cada produtor, em caso de tanques comunitários e na recepção do leite nos laticínios.

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP