Qual o impacto da TMR na alimentação de vacas leiteiras?

Postado em: 14/07/2017 | 1 min de leitura Escrito por:
O que é TMR? A sigla em inglês significa Total Mixed Ration, que nada mais é que Ração Total Misturada.

Essa tecnologia é muito utilizada em diversos sistemas de produção leiteira, com o objetivo de oferecer ao rebanho uma dieta balanceada, evitar a seleção de ingredientes concentrados, proporcionando uma dieta uniforme, capaz de promover uma boa ingestão de matéria seca e um ambiente ruminal equilibrado, garantindo assim melhor desempenho em termos produtivos.

Além disso, o fornecimento da TMR permite otimizar o tempo e trabalho da mão de obra da fazenda, uma vez que em um único carregamento é possível tratar diferentes lotes, com boa distribuição de alimento e consumo mais homogêneo pelos animais.

Apesar desta ferramenta ser considerada um “ajuste fino” de grande importância nos sistemas produtivos, nem sempre são obtidos os melhores resultados. Falhas no preparo, no carregamento ou na distribuição podem impactar diretamente na qualidade da dieta oferecida, impedindo que se alcancem os índices desejados.

Esta prática, apesar de ser muito mais precisa e facilitada com o uso de vagões misturadores, pode ser feita de forma manual, desde que seguidos alguns cuidados na preparação e oferta aos animais.

Acaba de ser disponibilizado no EducaPoint, um curso online que apresenta demonstrações práticas de como realizar o correto preparo, carregamento e distribuição da TMR. Além de exibir os pontos críticos e falhas mais frequentes no processo, e mensurar o consumo pelos animais.

Confira o convite dos instrutores João Paulo V. Alves dos Santos (Eng. Agrônomo, Especialista em Produção de Ruminantes) e Paulo Farano Stacchini (Eng. Agrônomo, Mestre em Ciência Animal e Pastagens), ambos fundadores da COWTECH:



O curso intitulado deTMR na alimentação de vacas leiteiras: dicas práticas para melhores resultados", também ensina aos alunos como fazer o gerenciamento de TMR´s, garantindo eficiência operacional, estabilidade no fornecimento de nutrientes aos animais e maior rentabilidade para o sistema de produção.

O EducaPoint é a maior plataforma de ensino online voltada ao agronegócio, com planos de assinatura totalmente acessíveis. Oferece um amplo portfólio de cursos ministrados por profissionais que fazem a diferença no campo, por meio de planos de assiantura e venda de cursos individuais.

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP