Tristeza parasitária bovina: diagnóstico, tratamento e controle

Postado em: 17/01/2018 | 1 min de leitura Escrito por:
A Tristeza Parasitária Bovina (TPB) é uma das maiores causas de mortalidade em diversas categorias animais, principalmente bezerros, tendo enorme importância nos sistemas pecuários.

O termo “tristeza” veio do campo, e foi muito bem aceito pelo meio acadêmico, por denotar um sintoma muito característico dos animais doentes, que é seu aspecto “triste”.

A TPB caracteriza-se por um complexo de doenças, causadas por protozoários do gênero Babesia spp. e riquétsias do gênero Anaplasma spp. Independente do agente, os danos clínicos desencadeados nos bovinos são muito semelhantes, e é por isso que esses agentes são denominados, no campo, como pertencentes ao complexo da tristeza parasitária bovina.

No mais novo curso lançado na plataforma EducaPoint: Tristeza parasitária bovina: diagnóstico, tratamento e controle, o Dr. Welber Lopes, professor da Universidade Federal de Goiás, apresenta a biologia de cada um desses agentes, como são transmitidos, quais os aspectos biológicos e patológicos, bem como os sinais clínicos desenvolvidos pelo animal afetado.

Durante as aulas, o instrutor apresenta fatores epidemiológicos que podem influenciar na ocorrência do complexo TPB, bem como os métodos de diagnóstico que podem ser utilizados, tanto a campo como laboratoriais. O especialista em parasitologia aborda os tipos de tratamentos, apresentando resultados de pesquisas recentes, e faz uma ampla discussão sobre a importância do tratamento suporte como auxiliar aos tratamentos específicos.

Assista agora uma das aulas do treinamento em que é exibido os sinais clínicos da doença:


Dr. Welber também ensina os principais métodos de controle dessas doenças e, ao final do curso, apresenta alguns surtos que vêm ocorrendo em diferentes regiões brasileiras, e como foram controlados.

Confira o convite feito pelo instrutor:


Para assistir a este treinamento avançado e saber como prevenir, diagnosticar e tratar corretamente os casos de Tristeza Parasitária Bovina, basta ser assinante EducaPoint.

Os assinantes têm acesso a esse e a TODOS os nossos outros cursos online (já são quase 100 treinamentos). Basta acessar: https://www.educapoint.com.br/v2/checkout/ e escolher o melhor plano de assinatura.


Mais informações
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP