Saber que a vaca está vazia é mais importante do que saber que ela está gestante

Postado em: 09/04/2020 | 2 min de leitura Escrito por:

Artigo publicado anteriormente no site MilkPoint.

Por Ricarda Maria dos Santos e José Luiz M. Vasconcelos

“A vaca está vazia.”
Dizer essa frase para um produtor de leite é garantia de ver uma cara feia. Infelizmente essa frase é muito ouvida. Embora possa ser frustrante encontrar uma vaca vazia (não-gestante) no rebanho, saber essa informação é muito importante. Na verdade, o componente mais importante e controlável de qualquer programa de reprodução é identificar as vacas vazias.

Quanto mais cedo vacas vazias são identificadas, mais rápido elas podem ser re-inseminadas para diminuir o intervalo parto concepção.

O objetivo é ter o maior número de vacas gestantes possível até os 150 dias de lactação.

Uma gestação perdida é, não somente frustrante, como pode causar impactos financeiros negativos a longo prazo. As perdas financeiras podem vir da diminuição da produção de leite, aumento da taxa de descarte, aumento das despesas com sêmen e protocolos e aumento de vacas com condição corporal elevada.

Quanto mais vacas com período de serviço elevado maior o custo total. Por isso é tão importante diagnosticar a vaca vazia: para que a mesma seja re-inseminada o mais rápido possível!

Existem duas ações simples para monitorar melhor o número de vacas vazias: estabelecer uma rotina de detecção de cio e uma de diagnóstico de gestação.

O primeiro passo para fazer a vaca ficar gestante é saber quando ela precisa ser coberta. A detecção de cio pode ser realizada por meio de observação visual (três períodos de observação de 30 minutos por dia), uso de dispositivos auxiliares de detecção de cio ou por um sistema de monitoramento de atividade automático. Manter e usar registros de produção e reprodução também pode ajudar na determinação do melhor DEL (dias em lactação) para começar a inseminar uma vaca no pós-parto.

O recomendado para rebanhos de leite é que o diagnóstico de gestação seja realizado a cada duas ou quatro semanas. Essa frequência deve ser determinada junto com o veterinário que trabalha na fazenda. É importante também que as vacas gestantes sejam re-confirmadas com frequência, para que sejam identificados os casos de perda de gestação.

Rotineiramente realizar o diagnóstico de gestação por palpação retal, exame de ultra-sonografia ou dosagem de compostos associados a gestação no leite ou no sangue é a melhor maneira de determinar as vacas que estão vazias e não confiar apenas ao retorno ao cio.

Quatro passos para diagnosticar precocemente as vacas vazias:

  1. Desenvolver e seguir um procedimento de detecção de cio de retorno de 17 a 24 dias após a inseminação;
  2. Diagnosticar gestação entre 28 a 35 dias após a inseminação. Isso permite eu as vacas vazias sejam re-inseminadas o mais rápido possível;
  3. Não esquecer de monitorar o cio das vacas diagnosticadas como gestantes precocemente. Essa observação de cio é recomendada pois uma porcentagem de vacas vai perder a gestação;
  4. Re-confirmar as vacas gestantes por volta dos 60 dias de gestação. A maioria das perdas ocorrem antes desse período, então todas vacas que perderam a gestação podem ser identificados e re-inseminadas.

Este texto é parte da publicação do Taylor Leach na Dairy Herds Management, em 11/12/2019.

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP