Como ter vacas calmas e felizes na sala de ordenha

Postado em: 09/11/2021 - 1 min de leitura

Como ter vacas calmas e felizes na sala de ordenha
A hora da ordenha deve ser um momento que significa calma e tranquilidade para a vaca. Elas não devem ficar nervosas ao entrar na sala. Quando as vacas estão relaxadas, é mais fácil verificar se há algum sinal de doença.

Aqui estão 6 dicas para manter as coisas calmas e tranquilas na sala de ordenha:
 
1. As vacas devem entrar na sala de ordenha com confiança.

Certifique-se de que não há obstáculos, que haja uma boa aderência ao solo e espaço suficiente na sala de ordenha. Pense também na ventilação, na temperatura, na luz e em um ambiente calmo na sala.

2. Verifique se o piso é muito escorregadio.

Isso pode causar inquietação ao entrar na sala de orenha. Os produtos utilizados em pedilúvios algumas vezes podem formar um fundo escorregadio. Certifique-se de que as vacas não tenham uma experiência ruim com isso.

=> Gosta do assunto? Talvez você também curta oo conteúdo completo do curso Planejando o sistema de ordenha inteligente. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 240!) por um preço único. Clique aqui para assinar.

3. Aproveite para avaliar visualmente as vacas

Quando as vacas estão na sala de ordenha, é uma oportunidade de ter uma boa visão do úbere, barriga e pernas. Se a vaca mostra sinais de nervosismo ou algum sinal de que sua postura não parece correta, então algo geralmente está errado.

4. As vacas não podem sentir medo ou dor

O medo e a dor causarão estresse à vaca. O manejo das vacas deve ser feito de uma maneira que não seja áspera, mas sim, deve ser gentil e o ordenhador também precisa estar calmo.

5. Avalie se há sinais de ansiedade

Estrume e urina são sinais de ansiedade. Certifique-se de que a ordenhadeira esteja funcionando corretamente, de que haja espaço suficiente para cada vaca, sem ferimentos nos tetos e assegure-se de que a teteira não seja retirado de forma abrupta.

6. Cuide da saída das vacas

Na saída da sala de ordenha, as vacas devem estar relaxadas, portanto, certifique-se de que não haja arestas afiadas, piso escorregadio ou declive excessivo que possa deixá-las nervosas.

* Baseado no artigo How to have calm and happy cows in the parlour, do Dairy Global.

Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 

Neste curso, o especialista em equipamentos de ordenha, Charles Henrique de Freitas, explica quais pontos precisam ser considerados para determinar qual o melhor equipamento de ordenha para seu sistema.

Você sabia que pode com um único valor mensal ter acesso ilimitado a esses e centenas de cursos online?

O EducaPoint é uma plataforma preparada para trazer a melhor estrutura em cursos online para ajudar você no seu agronegócio.

Quer ter acesso a todos os cursos da plataforma?