Vale a pena produzir leite em sistemas a pasto?

Postado em: 17/07/2017 | 1 min de leitura Escrito por:
Quantas vezes não ouvimos ou presenciamos discussões, com as mais diversas opiniões, sobre a viabilidade da produção de leite a pasto?

Apesar da grande disponibilidade de área e recursos naturais do Brasil, além de clima favorável para o desenvolvimento de diversas espécies forrageiras, os índices produtivos em sistemas baseados em pastagens ficam, muitas vezes, muito abaixo do seu potencial. Isso porque não são realizadas as corretas práticas de manejo do solo e da pastagem, bem como o alinhamento da demanda à oferta de forragem para o rebanho.

Por outro lado, sistemas altamente eficientes no manejo dos pastos, baseando suas estratégias na análise do solo, fisiologia da planta, características do terreno e da região, nas condições climáticas e, principalmente, no planejamento forrageiro e metas de produção, conseguem atingir alta produtividade com baixo custo.

E foi com esse propósito que o Zootecnista Neozelandês, Rodger Douglas, veio para o Brasil, onde montou dois sistemas de produção leiteira que integram a Agropecuária Sete Copas. E ele deixa claro: “meu objetivo é ser o produtor de leite com maior retorno sobre capital do Brasil”. E ele está caminhando no sentido certo!

No curso “Produção a pasto: a prática em larga escala”, Rodger conta, em detalhes, como é feito o manejo da pastagem na Agropecuária Sete Copas. Com duas unidades produtivas, para 700 e 900 vacas, o sistema é baseado em pastagens irrigadas por pivô, suprindo 60-70% das necessidades nutricionais do rebanho, além de uma suplementação alimentar para aumentar a produtividade dos animais.

Saber alinhar a simplicidade do sistema à tecnificação necessária é um dos segredos do sucesso do modelo neozelandês de produção a pasto. Ao longo dos vídeos, o produtor e especialista neozelandês faz várias demonstrações práticas, proporcionando uma visão realista do sistema a pasto em larga escala, desde a infraestrutura dos pastos, a produção sazonal de pastagem, como fazer o manejo, medição e manutenção dos pastos, bem como o planejamento da produção de forragem. Sempre com o objetivo de manter o sistema simples e de baixo custo.

Para ter acesso ao conteúdo completo deste treinamento, é preciso assinar a plataforma de cursos online EducaPoint. Os assinantes têm acesso a TODOS os cursos disponíveis (já são mais de 150 temas).

Para conhecer os planos de assinatura, formas de pagamento e outras informações, clique aqui!



Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP