Vale a pena recriar machos leiteiros?

Postado em: 25/05/2022 | 2 min de leitura Escrito por:
Com a valorização e alta da arroba, surge a pergunta: vale a pena recriar machos leiteiros? O motivo para se criar e investir na produção de machos leiteiros é aumentar a rentabilidade da atividade através da venda de animais mais pesados e, consequentemente, com maior valor agregado (em detrimento ao descarte ou comercialização precoce de animais, com menor possibilidade de lucro). Além disso, a venda de machos leiteiros ajuda a diluir os custos de produção, uma vez que os bezerros machos geram gastos até sua venda.
 
Apesar disso parecer uma opção bastante boa, a decisão de criar machos não é tão simples para o produtor de leite. Existem muitos aspectos a serem avaliados e diferentes perguntas precisam ser respondidas antes da decisão.
 
De acordo com um artigo do engenheiro agrônomo, João Paulo V. Alves dos Santos, para o site MilkPoint, existem alguns desafios que precisam ser considerados:
 
a) Elevado custo de criação, especialmente na fase inicial de vida destes animais
 
Isso porque, diferentemente das raças de corte, em que bezerros permanecem ao pé da vaca até a desmama (6 a 8 meses), os machos leiteiros necessitam ser criados como as fêmeas, ou seja: devem receber leite (ou sucedâneo) + concentrado durante todo o período de aleitamento sendo uma das etapas de criação mais caras do processo produtivo.
 
b) Rendimento de carcaça
 
Os machos leiteiros apresentam menor rendimento e conversão alimentar do que raças especializadas para produção de carne.
 
Sobre esta questão, vale destacar que, segundo Flávio Henrique Vidal Azevedo, supervisor Técnico Comercial da Agrocria em Goiás, diferentemente do que se imagina, o gado leiteiro também pode apresentar bom retorno no gancho, se for fornecida a nutrição adequada. Mesmo quando se trata de um animal com 100% de sangue europeu, como é o caso das raças Holandês, Jersey e Pardo-Suíço, os resultados impressionam.
 
“Quando esses animais são terminados da forma convencional, a pasto, a qualidade e o rendimento de carcaça ficam muito aquém do desejado. Podem até gerar penalizações no frigorífico. Porém, com o uso de uma dieta altamente energética, revertemos a situação”, explica Flávio Henrique.
 
c) Aumento da lotação da propriedade
 
A criação de machos leiteiros leva a um aumento considerável na lotação da propriedade. Em outras palavras, será necessário equalizar a relação: oferta x demanda de alimentos a serem produzidos até o momento do abate dos bois terminados.
 
d) Ganho de peso esperado
 
A criação de machos leiteiros implica em desafios como menor ganho de peso médio ao longo do ciclo de engorda, colaborando para um maior custo/@ engordada.
 
Assim, a decisão de criar machos leiteiros precisa ter embasamento técnico e ser baseada em números consistentes, que comprovem a viabilidade financeira da operação. É preciso ter em mente que cada propriedade tem uma realidade particular e que não existe uma resposta definitiva que valha para todos os casos. A recomendação é que o produtor faça as contas considerando a realidade de sua fazenda e de sua região para que avalie a viabilidade ou não deste projeto na fazenda.

Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 
Fonte: 
 
Viabilidade econômico-financeira da criação de machos leiteiros (https://www.milkpoint.com.br/colunas/cowtech/viabilidade-economicofinanceira-da-criacao-de-machos-leiteiros-221470/)
 
COMO APROVEITAR O BEZERRO MACHO DE RAÇA LEITEIRA PARA CORTE? (https://nutricaoesaudeanimal.com.br/bezerro-macho/)
 
Projeto gera lucro 26 vezes maior para "machos leiteiros" (https://www.portaldoagronegocio.com.br/pecuaria/bovinos-leite/noticias/projeto-gera-lucro-26-vezes-maior-para-machos-leiteiros)
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP