Vale a pena tratar vacas com mastite clínica?

Postado em: 27/12/2021 | 1 min de leitura Escrito por:
A mastite, uma das principais doenças do gado leiteiro. É uma doença infecciosa causada por uma variedade de bactérias e outros patógenos. Esses patógenos infecciosos podem se originar no ambiente da vaca ou podem se espalhar de vaca leiteira para vaca leiteira, especialmente no momento da ordenha.

Quando bactérias ou outros patógenos obtêm acesso à glândula mamária através do esfíncter ou duto do teto, uma infecção é estabelecida. O sistema imunológico da vaca responde a esta infecção e a inflamação resultante pode ser vista no leite com aparência anormal, isto é, flocos e/ou alta contagem de células somáticas. A aparência anormal no leite geralmente dura 4 a 6 dias após a infecção inicial.

A mastite pode se apresentar de duas formas: a clínica e a subclínica. A mastite clínica é caracterizada por alterações na aparência física do leite ou inchaço do úbere. Por outro lado, a mastite subclínica não resulta em sinais visíveis, mas a contagem de células somáticas é elevada.

Nos casos clínicos de mastite, aproximadamente 85% pode ser classificado como não grave, onde as vacas apresentam leite anormal ou úbere inchado. Em casos graves (ou seja, vacas têm febre ou falta de apetite), essas vacas precisam ser tratadas imediatamente com um protocolo desenvolvido com o veterinário do rebanho. Porém existem muitos erros na hora de cuidar dos animais. Estima-se que 10% dos casos clínicos de mastite são considerados incuráveis!

Confira no vídeo abaixo o professor Marcos Veiga falando sobre o assunto:

 
Esse vídeo faz parte do novo curso lançado pelo EducaPoint: Vale a pena tratar vacas com mastite clínica?

Nesse direto ao ponto, o professor Marcos Veiga te deixa por dentro do assunto, mostrando a atual situação dos tratamentos de mastite e como podem ser feitos. 

O curso é exclusivo para assinantes da plataforma EducaPont. Clique aqui para assinar.

Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 

 
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP