MANUAL PARA CRIAÇÃO DE BEZERRAS LEITEIRAS

26 horas de estudo

4 cursos

Certificado digital

POR QUE PARTICIPAR?

A criação de bezerras, muitas vezes, é vista como uma fase puramente de custos dentro da produção leiteira. Isso porque não traz rentabilidade (imediata) ao sistema. Porém, negligenciar os cuidados e a importância dessa fase significa comprometer todo o resultado futuro da produção!

É mais do que comprovado que bezerras bem nutridas, em boas condições de saúde e bem-estar, produzem mais leite em suas lactações, justificando o melhor tratamento recebido nesta etapa de criação.

Os cuidados com as bezerras começam por uma boa colostragem, logo ao nascimento, além de outras práticas do manejo como a correta cura do umbigo, identificação precoce da desidratação, monitoramento da diarreia, bem como aspectos relacionados ao manejo do ambiente e vacinação materna.

Ao longo do seu desenvolvimento, esses animais devem ser monitorados diariamente, avaliando-se seu escore nutricional e estado clínico, podendo diagnosticar precocemente doenças comuns nesta fase, como a Tristeza Parasitária Bovina, uma das maiores causas de mortalidade em diversas categorias animais, principalmente bezerros.

Assim, uma bezerra saudável, bem-nutrida e em ótimas condições de bem-estar nos seus primeiros meses de vida, certamente será uma vaca mais dócil, longeva e com resultados produtivos superiores. Por isso, os cuidados dispendidos nesta fase de criação não devem ser vistos como custos, mas sim como um investimento na produção futura!

Participe deste treinamento intensivo e aprenda os cuidados essenciais para garantir uma excelente criação de bezerras!

 

Cursos que compõe o combo

Trabalhos têm comprovado que bezerras bem nutridas, em boas condições de saúde e bem-estar produzem mais leite em suas lactações, justificando os custos e cuidados dispendidos nesta etapa de criação. Neste curso são discutidos os principais aspectos práticos relacionados à nutrição e manejo de bezerras leiteiras, desde os cuidados com a recém-nascida (como a cura do umbigo e colostragem), aleitamento e manejo alimentar, tipos de instalações, entre outros pontos fundamentais para se obter fêmeas de alta qualidade para reposição ou crescimento do rebanho.
A criação eficiente de bezerras deve ser uma das metas de propriedades leiteiras, e o investimento nesta fase é essencial para garantir vacas produtivas no futuro. Este curso aborda os principais sistemas de aleitamento e o desempenho esperado em cada um deles. A instrutora é a professora Carla Bittar, da Esalq/USP, especialista na criação de animais de reposição. Realize este treinamento para melhorar a eficiência na criação de bezerras e, consequentemente, a produtividade do sistema.
O período neonatal, que compreende o primeiro mês de vida das bezerras, é uma fase crítica e merece total atenção. Neste curso, a Profª Viviani Gomes explica, na prática, como avaliar a imunidade passiva das bezerras, como prevenir casos de diarreia e onfalites, ensina a coletar amostras de sangue e fezes para exames, e como reidratar corretamente as bezerras. Ainda, fala sobre higienização do bezerreiro e vacinação materna, práticas de suma importância para garantir a sanidade das futuras matrizes do rebanho.
Ministrado por Viviani Gomes
Os sistemas de criação em duplas, pares ou grupos que voltaram a ser bastante usado e seus benefícios estudados em diversos lugares no mundo inteiro. Neste curso, o Dr. João Costa, Professor e pesquisador na Universidade de Kentucky, especialista em nutrição de bovinos leiteiros, apresenta os benefícios e as práticas necessárias para se utilizar os sistemas coletivos para criação de bezerras leiteiras. Serão discutidas as vantagens e desvantagens dos sistemas individuais e coletivos. Como a criação de bezerras em grupos pode facilitar o desenvolvimento e a cognição destes animais. As adaptações necessárias para implantação dos sistemas coletivos. E como realizar a transição entre sistemas de maneira cuidadosa e eficiente. Venha conferir!

Invista no futuro do seu negócio com o EducaPoint

Contato

Caso tenha alguma dúvida, questão, ou sugestão, entre em contato conosco preenchendo corretamente o formulário abaixo. Será um prazer lhe atender!

Você também pode aproveitar a oportunidade para nos indicar temas de seu interesse!

Responderemos suas solicitações o mais breve possível.