PRIMEIROS PASSOS NA CAFEICULTURA

41 horas de estudo

4 cursos

Certificado digital

Apresentação

Para qualquer atividade obtenha o sucesso almejado, é fundamental planejar (e executar) da melhor forma possível. Especialmente nas atividades agropecuárias, onde inúmeros fatores que fogem ao controle do produtor ou técnico estão envolvidos, essa etapa inicial se faz mais do que necessária. Para te ajudar a estabelecer a cultura cafeeira de maneira bem sucedida, selecionamos um time de instrutores parceiros de peso.

André Guarçoni mostra que um dos principais erros cometidos por produtores ou técnicos responsáveis pelo manejo nutricional do cafeeiro é não definir as quantidades de corretivos e fertilizantes, de acordo com os resultados das análises de solo e ensinará aos como evitar esses erros para garantir máxima produtividade do cafeeiro. Já José Braz Matiello, ensinará como escolher a área ideal para plantio do cafezal, e os primeiros tratos culturais importantes para o estabelecimento de uma lavoura produtiva.

Por fim o Prof. Dr. André Luís Teixeira Fernandes, abordará de maneira prática os principais aspectos que envolvem o sistema de produção de café com irrigação e também as estratégias para a sincronização da florada do cafeeiro com irrigação, e como utilizar racionalmente o sistema de irrigação para aplicar defensivos, fertilizantes, produtos orgânicos e hormônios vegetais.

Se você já trabalha na área de cafeicultura ou quer iniciar da melhor maneira possível, não perca tempo! Inscreva-se agora nesse super treinamento!
 

Cursos que compõe o combo

Uma das práticas fundamentais para manter altas produtividades no cafeeiro é o correto manejo da fertilidade do solo. Um programa eficiente de manejo nutricional deve começar com o correto diagnóstico e avaliação do status nutricional do cafezal, seguido da correta interpretação da análise. Sabendo a situação nutricional do cafeeiro, é possível recomendar as doses ideias tanto para calagem quanto para adubação. Todas essas práticas são abordadas durante este curso, ministrado por um grande especialista no assunto, o professor André Guarçoni, pesquisador do Incaper. André ainda traz aos alunos informações sobre como escolher e aplicar os fertilizantes, realizando a adubação racional e econômica do cafezal.
Ministrado por André Guarçoni Martins
A escolha do terreno e localização do cafezal tem efeito na produtividade e qualidade do grão colhido. É importante conhecer os elementos e processos que interferem na planta jovem, e utilizar manejos para garantir o estabelecimento adequado da lavoura garantindo a máxima produção. Mas quais os fatores devem ser priorizados na escolha e preparo da área para plantio? Nesta primeira parte do curso, o engenheiro agrônomo e pesquisador da Fundação Procafé, José Braz Matiello, ensina como escolher a área ideal para plantio do cafezal, e os primeiros tratos culturais importantes para o estabelecimento de uma lavoura produtiva. Abasteça sua xícara de café e venha assistir a este curso!
Ministrado por José Braz Matiello
Uma vez escolhida a área e realizados os manejos de limpeza e marcação dos sulcos e covas, é hora de realizar o plantio do café. Mas qual espaçamento utilizar? Quantas plantas são necessárias para estabelecimento do cafezal? E como manter as plantas jovens protegidas de pragas e intempéries? Na segunda parte do curso, o engenheiro agrônomo e pesquisador da Fundação Procafé, José Braz Matiello, ensinará como realizar o plantio do café e os principais cuidados com as plantas jovens do café. Venha aprender como realizar o plantio do cafezal de forma a melhorar a produtividade e qualidade do café!
Ministrado por José Braz Matiello
A cafeicultura irrigada no Brasil representa pouco mais de 12% do parque cafeeiro. Porém, as áreas irrigadas são responsáveis por 30% da produção nacional de café, graças às vantagens do cultivo irrigado comparado com o cultivo de sequeiro. Assista a este curso e conheça os principais sistemas de irrigação, as estratégias para a sincronização da florada do cafeeiro com irrigação, e como utilizar o sistema para aplicar defensivos, fertilizantes, produtos orgânicos e hormônios vegetais.

Invista no futuro do seu negócio com o EducaPoint

Contato

Caso tenha alguma dúvida, questão, ou sugestão, entre em contato conosco preenchendo corretamente o formulário abaixo. Será um prazer lhe atender!

Você também pode aproveitar a oportunidade para nos indicar temas de seu interesse!

Responderemos suas solicitações o mais breve possível.