QUALIDADE DO LEITE

43 horas de estudo

5 cursos

POR QUE PARTICIPAR?

A mastite é considerada a doença que mais causa prejuízos para a produção leiteira mundial. As perdas ocasionadas por essa enfermidade vão muito além dos custos com tratamentos, assistência veterinária, descarte de leite e até mesmo do animal. Para se ter uma ideia, estima-se que a redução na produção de leite responda por 70% de todos os custos da mastite.

A menor produção por lactação, a queda nos índices reprodutivos e a alteração na composição do leite estão entre os efeitos negativos da mastite subclínica, demonstrando que os prejuízos ocorrem mesmo quando a doença ainda está “silenciosa”.

Assim, é de fundamental importância que produtores, técnicos e demais envolvidos com a produção leiteira conheçam a fundo os agentes causadores da mastite, os fatores que predispõem a contaminação da glândula mamária, bem como aspectos relacionado ao ambiente e às práticas de manejo.

Com esse conhecimento, será possível diagnosticar corretamente os animais doentes, instituindo protocolos de tratamento adequados e medidas de manejo que evitem a contaminação de animais sadios. Nesse ponto, ter o histórico dos animais - com análise da CCS individual e cultura microbiológica de casos clínicos - permite realizar um trabalho muito mais efetivo para controle da mastite no rebanho, seguindo as premissas de um programa de gestão da qualidade do leite.

Participe deste treinamento intensivo e saiba como garantir a saúde da glândula mamária das suas vacas e a qualidade do leite produzido!


Cursos que compõe o combo

Produzir leite com qualidade é uma tarefa que requer uma série de cuidados e procedimentos. Apesar de não ser algo simples, é plenamente possível obter índices baixos de CCS e, desta forma, evitar os inúmeros prejuízos ocasionados pela mastite. Mas esse é um trabalho que deve ser feito com muita orientação, para que os processos sejam implementados da forma correta e os resultados sejam alcançados. O primeiro passo - e também fundamental - é o treinamento e capacitação da equipe! Neste curso, Cassio Camargos mostra a importância do programa de gestão da qualidade do leite, e ensina como implementá-lo. Confira!
O ambiente em que as vacas são mantidas tem grande relação com a ocorrência de mastite e a qualidade do leite. Todos os tipos de sistemas apresentam desafios e exigem que práticas de manejo sejam adotadas, visando minimizar os possíveis problemas. Neste curso, Eduardo Pinheiro demonstra, na prática, os principais gargalos de dois tipos de sistemas - semi-confinamento e compost barn -, e qual a relação com a incidência de mastite no rebanho. O instrutor aborda não só os aspectos relacionados ao ambiente e manejo, como também aqueles relacionados ao animal e ao agente etiológico da mastite.
A mastite é considerada a doença que mais causa prejuízos para a produção leiteira mundial. Estima-se que a redução da produção de leite responda por 70% de todos os custos da mastite, que vão desde os custos com medicamentos, descarte de leite, efeitos negativos sobre a reprodução e qualidade do leite, entre outros. Neste curso, o Prof. Marcos Veiga ensina como diagnosticar, caracterizar e controlar a mastite no rebanho.
Ministrado por Marcos Veiga dos Santos
Diversas fazendas têm implementado o tratamento seletivo de mastite clínica, no qual o uso de antimicrobianos depende dos resultados da cultura microbiológica. Além de evitar o uso indiscriminado de antimicrobianos, essa técnica permite escolher tratamentos mais específicos, obtendo maiores taxas de cura bacteriológica. Neste curso, o Dr. Marcos Veiga, o MSc. Eduardo Pinheiro e o Dr. Tiago Tomazi explicam como implementar a rotina de coleta e cultura na própria fazenda, ensinam a interpretar os resultados e como usá-los na tomada de decisão quanto aos casos de mastite no rebanho. Confira!
Ministrado por Marcos Veiga dos Santos
A coleta de amostra de leite é muito importante em um sistema produtivo, pois além de determinar o preço do leite - em função das bonificações ou penalizações por qualidade -, fornece informações valiosas para a gestão do rebanho. Neste curso, Cassio Camargos explica o passo a passo dos procedimentos de coleta, tanto da amostra de leite do tanque como também da amostra individual para CCS ou cultura microbiológica. Assista!

Invista no futuro do seu negócio com o EducaPoint

Contato

Caso tenha alguma dúvida, questão, ou sugestão, entre em contato conosco preenchendo corretamente o formulário abaixo. Será um prazer lhe atender!

Você também pode aproveitar a oportunidade para nos indicar temas de seu interesse!

Responderemos suas solicitações o mais breve possível.