QUALIDADE DO LEITE

43 horas de estudo

5 cursos

Certificado digital

POR QUE PARTICIPAR?

A mastite é considerada a doença que mais causa prejuízos para a produção leiteira mundial. As perdas ocasionadas por essa enfermidade vão muito além dos custos com tratamentos, assistência veterinária, descarte de leite e até mesmo do animal. Para se ter uma ideia, estima-se que a redução na produção de leite responda por 70% de todos os custos da mastite.

A menor produção por lactação, a queda nos índices reprodutivos e a alteração na composição do leite estão entre os efeitos negativos da mastite subclínica, demonstrando que os prejuízos ocorrem mesmo quando a doença ainda está “silenciosa”.

Assim, é de fundamental importância que produtores, técnicos e demais envolvidos com a produção leiteira conheçam a fundo os agentes causadores da mastite, os fatores que predispõem a contaminação da glândula mamária, bem como aspectos relacionado ao ambiente e às práticas de manejo.

Com esse conhecimento, será possível diagnosticar corretamente os animais doentes, instituindo protocolos de tratamento adequados e medidas de manejo que evitem a contaminação de animais sadios. Nesse ponto, ter o histórico dos animais - com análise da CCS individual e cultura microbiológica de casos clínicos - permite realizar um trabalho muito mais efetivo para controle da mastite no rebanho, seguindo as premissas de um programa de gestão da qualidade do leite.

Participe deste treinamento intensivo e saiba como garantir a saúde da glândula mamária das suas vacas e a qualidade do leite produzido!


Cursos que compõe o combo

Produzir leite com qualidade é uma tarefa que requer uma série de cuidados e procedimentos. Apesar de não ser algo simples, é plenamente possível obter índices baixos de CCS e, desta forma, evitar os inúmeros prejuízos ocasionados pela mastite. Mas esse é um trabalho que deve ser feito com muita orientação, para que os processos sejam implementados da forma correta e os resultados sejam alcançados. O primeiro passo - e também fundamental - é o treinamento e capacitação da equipe! Neste curso, Cassio Camargos mostra a importância do programa de gestão da qualidade do leite, e ensina como implementá-lo. Confira!
O ambiente em que as vacas são mantidas tem grande relação com a ocorrência de mastite e a qualidade do leite. Todos os tipos de sistemas apresentam desafios e exigem que práticas de manejo sejam adotadas, visando minimizar os possíveis problemas. Neste curso, Eduardo Pinheiro demonstra, na prática, os principais gargalos de dois tipos de sistemas - semi-confinamento e compost barn -, e qual a relação com a incidência de mastite no rebanho. O instrutor aborda não só os aspectos relacionados ao ambiente e manejo, como também aqueles relacionados ao animal e ao agente etiológico da mastite.
A mastite é considerada a doença que mais causa prejuízos para a produção leiteira mundial. Estima-se que a redução da produção de leite responda por 70% de todos os custos da mastite, que vão desde os custos com medicamentos, descarte de leite, efeitos negativos sobre a reprodução e qualidade do leite, entre outros. Neste curso, o Prof. Marcos Veiga ensina como diagnosticar, caracterizar e controlar a mastite no rebanho.
Ministrado por Marcos Veiga dos Santos
Diversas fazendas têm implementado o tratamento seletivo de mastite clínica, no qual o uso de antimicrobianos depende dos resultados da cultura microbiológica. Além de evitar o uso indiscriminado de antimicrobianos, essa técnica permite escolher tratamentos mais específicos, obtendo maiores taxas de cura bacteriológica. Neste curso, o Dr. Marcos Veiga, o MSc. Eduardo Pinheiro e o Dr. Tiago Tomazi explicam como implementar a rotina de coleta e cultura na própria fazenda, ensinam a interpretar os resultados e como usá-los na tomada de decisão quanto aos casos de mastite no rebanho. Confira!
Ministrado por Marcos Veiga dos Santos
A coleta de amostra de leite é muito importante em um sistema produtivo, pois além de determinar o preço do leite - em função das bonificações ou penalizações por qualidade -, fornece informações valiosas para a gestão do rebanho. Neste curso, Cassio Camargos explica o passo a passo dos procedimentos de coleta, tanto da amostra de leite do tanque como também da amostra individual para CCS ou cultura microbiológica. Assista!

Flexibilidade de horário para sua especialização de onde estiver

Contato

Caso tenha alguma dúvida, questão, ou sugestão, entre em contato conosco preenchendo corretamente o formulário abaixo. Será um prazer lhe atender!

Você também pode aproveitar a oportunidade para nos indicar temas de seu interesse!

Responderemos suas solicitações o mais breve possível.