Fechar Precisa de ajuda?
Fechar
ATENDIMENTO ONLINE

PRECISA DE AJUDA?
TEM ALGUMA DÚVIDA?

Fale agora com um de nossos atendentes.
Das 8h às 12h e das 13h às 17h.

ENTRAR NO CHAT

CORREÇÃO E ADUBAÇÃO DO SOLO DA PASTAGEM

POR QUE PARTICIPAR DESTE CURSO?

Quando pretende-se trabalhar com sistemas produtivos baseados em pastagens, é fundamental avaliar a viabilidade técnico-econômica da intensificação do solo da pastagem, através das práticas de correção e adubação.

Um programa de manejo da fertilidade do solo da pastagem é composto por diversas etapas. A primeira delas é conhecer as características da área, através da amostragem do solo e correta interpretação das análises. Em seguida, iniciam-se as etapas de correção e adubação.

Para cada tipo de solo, são necessárias doses diferentes de corretivos e adubos, os quais devem ser aplicados respeitando as etapas do programa. Por exemplo, a adubação nitrogenada é a última etapa de um programa de correção e adubação do solo da pastagem, uma vez que o nitrogênio é o modulador da produção. Além de ser o nutriente que mais se perde nas adubações, é o mais caro também, representando acima de 50% do custo do programa.

É muito comum ver áreas em que foi realizada apenas a aplicação de nitrogênio, sem realizar a correção do solo e equilíbrio dos demais nutrientes. Isso gera grandes perdas para o sistema, e não permite maximizar a resposta ao nitrogênio. Como exemplo, é possível que a aplicação de 1 kg de nitrogênio no solo da pastagem gere uma resposta da planta de 15 kg de MS, da mesma forma que esse mesmo 1 kg pode resultar numa produção de mais de 50 kg de MS, quando empregado seguindo um programa estruturado.

Neste curso, os instrutores Adilson Aguiar e Mateus Caseta, especialistas no assunto, ensinam como planejar e executar programas de manejo da fertilidade de solos, explicando a dinâmica de cada nutriente no sistema da pastagem. Assista e saiba como maximizar os resultados produtivos em sistemas baseados em pastagens!

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo 1. Introdução
Aspectos importantes sobre a adubação de pastagens

Módulo 2. Análise do solo e correções de nutrientes

Amostragem do solo
 Calagem
Gessagem
Fósforo
 Potássio
Enxofre
Micronutrientes
Nitrogênio

Módulo 3. Modelo de balanço de massa
Uso do software - parte I
 Uso do software- parte II
 Vídeo bônus


 

INSTRUTOR

Adilson de Paula Almeida Aguiar

Graduado em Zootecnia pela Faculdade de Zootecnia de Uberaba, especialista em Solos e Meio Ambiente pela UFLA, e em Manejo da Pastagem pela Massey Universtity, Palmerston North, na Nova Zelândia. É Professor e Pesquisador nas áreas de Forragicultura, Pastagens e Nutrição de Ruminantes, nos cursos de Agronomia e Zootecnia na FAZU desde 1991. Coordenador dos cursos de pós-graduação em Manejo da Pastagem e em Nutrição e Alimentação de Ruminantes na FAZU. Consultor em projetos de pecuária de corte e leite na empresa CONSUPEC.

SAIBA MAIS SOBRE ESSE INSTRUTOR
 

Mateus Contatto Caseta

Graduado em Zootecnia pela FAZU - Faculdades Associadas de Uberaba, Especialista em Gestão do Agronegócio pelo Rehagro. Atualmente, é Sócio/Proprietário da Contatto Consultoria Ltda, empresa especializada no ramo de consultoria para o setor pecuário. É Professor de Pós-Graduação na FAZU, nos cursos de Manejo da Pastagem e Nutrição de Ruminantes na aula Planejamento Alimentar. Professor na pós-graduação do EAD da FAZU, nas disciplinas Nutrição e suas Interações e Suplementação Animal a Pasto e Interação com Ambiência. Autor e desenvolvedor, juntamente com Adilson Aguiar e a Innvent Tecnologia, do software de calagem e adubação para pecuária de corte e leite, com base no modelo de balanço de massa.

SAIBA MAIS SOBRE ESSE INSTRUTOR

KIT SBM - SOFTWARE BALANÇO DE MASSA

Adquira aqui o software para calcular correção e adubação de solos da pastagem em sistema de produção de gado de corte e leite utilizando o modelo de balanço de massa.

Com mais de 20 anos de experiência, o Prof. Adilson de Paula Almeida Aguiar (FAZU- Uberaba) lançou este manual de interpretação de resultado de análise do solo e planta forrageira, e toda dinâmica de ciclagem de nutrientes em pastagem para construção do modelo de balanço de massa. Toda essa experiência foi consolidada em um manual impresso em forma de livro e um software de cálculo de correção e adubação de pastagem.

O software está disponível no link:  Software SBM.

Material que acompanha o kit com o DVD:
-Manual impresso com a parte teórica "Interpretação de resultados de análises de solos e de planta e recomendações de correção e adubação de solos da pastagem com base no modelo de balanço de massa".
-Instalação do software SBM no notebook com uso por prazo indeterminado. Não há mensalidade e/ou anuidade a serem pagas para utilização do software.

Este Software é um produto da Consupec consultoria e planejamento pecuário LTDA. e Innvent Soluções Tecnológicas, comercializado em parceria pela rede AgriPoint.

Todo o suporte técnico para utilização do Software deverá ser realizado pela equipe da Consupec, através do contato:

E-mail: suporte@innventec.com.br
Telefone: (62) 3932-1105

Autores do software: Adilson de Paula Almeida Aguiar; e Mateus Contatto Caseta.

Desenvolvedor: Sebastião José de Souza Neto

CONTATO

Enviar
bar_chartNível BÁSICO
Gravado a campo
ondemand_video12 Vídeoaulas
schedule 9 horas: tempo estimado para você realizar as atividades deste curso
forumFórum de debates
chrome_reader_modeCertificado digital de participação
Categorias: Pastagens e Forragicultura, Cadeia do leite, Cadeia da carne, Cursos a campo
Você pode assistir a esse curso, e a todos os outros, sendo um assinante do EducaPoint!

Outros cursos que podem te interessar

keyboard_arrow_left keyboard_arrow_right
Rede Agripoint

Copyright © 2019 AgriPoint - Todos os direitos reservados

AgriPoint Serviços de Informação para o Agronegócio
CNPJ 08.885.666/0001-86

Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP

design salvego.com - desenvolvimento d-nex

Uma empresa associada da abed
ENCONTRE-NOS: