Fechar Precisa de ajuda?
Fechar
ATENDIMENTO ONLINE?

PRECISA DE AJUDA?
TEM ALGUMA DÚVIDA?

Fale agora com um de nossos atendentes.
Das 8h às 12h e das 13h às 17h.

ENTRAR NO CHAT

BEM-ESTAR ANIMAL: ESTRATÉGIAS DE MANEJO QUE FAZEM A DIFERENÇA NA FAZENDA LEITEIRA

INDIQUE ESSA PÁGINA

POR QUE PARTICIPAR DESTE CURSO?

Neste curso, a Zootecnista e Especialista em bem-estar animal, Lívia Magalhães, apresenta conceitos de bem-estar aplicados à produção animal, e explica como traçar estratégias dentro da fazenda, com foco na melhoria da qualidade de vida das vacas leiteiras e com expressão positiva nos índices zootécnicos.
O conceito de bem-estar animal, como ciência, já é tratado há várias décadas, sendo muito consolidado na bovinocultura de corte e avicultura e, nos últimos anos, vem ganhando muita importância na pecuária leiteira. O bem-estar animal surgiu, principalmente, pela pressão dos consumidores em saber a origem e qualidade dos produtos adquiridos. Hoje, o tema tem sido amplamente demandado, não só pelo mercado, como também pelos meios produtivos.
Sabe-se que vacas em boas condições de bem-estar produzem mais leite, apresentam melhores índices reprodutivos, têm menos problemas de saúde e, desta forma, ficam mais tempo no rebanho. Por outro lado, animais estressados apresentam menor imunidade, são de difícil manejo, tendem a consumir menos alimentos, sendo que todos esses fatores acabam interferindo na saúde e produtividade e, consequentemente, na sua longevidade dentro do sistema.
Ao longo deste curso, a instrutora mostra uma abordagem prática do bem-estar animal, aplicado em uma fazenda comercial com altos índices produtivos. Assista e conheça essas boas práticas na produção de bovinos leiteiros, desde a doma de novilhas, cuidados no pré-parto, manejo no curral, entre outras, que garantem o bem-estar animal e uma interação homem-animal positiva.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo 1. Histórico do bem-estar animal
 Introdução, conceitos de bem-estar animal e os benefícios na produção.
 Como avaliar o bem-estar dos animais da fazenda leiteira?

Módulo 2. Cuidados no pré-parto e na preparação de novilhas para a primeira ordenha
 Princípios básicos de condicionamento e como preparar a novilha para a primeira ordenha.
 Importância do bem-estar para as vacas do pré-parto.

Módulo 3. Práticas de manejo visando o bem-estar animal
 Conforto animal em sistema a pasto
 Cuidados durante o manejo no curral e manejo diferenciado no arraçoamento dos animais
 Bem-estar animal, na visão do produtor
 Mensagem final

Local de gravação:
Agropecuária Irmãos Chiari, Morrinhos/GO

INSTRUTORA

Lívia Carolina Magalhães Silva

Lívia Carolina Magalhães Silva é pesquisadora do Grupo ETCO (Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal), localizado na FCAV-Unesp, Campus de Jaboticabal, São Paulo. Membro do Grupo ETCO desde 2003, sob orientação do Prof. Mateus Paranhos da Costa. Graduada em Zootecnia pela FCAV-Unesp, com a apresentação do trabalho "Mais carinho no manejo de bezerros leiteiros: uma experiência bem-sucedida", o qual recebeu o prêmio de melhor trabalho apresentado no Congresso Internacional de Bem-estar Animal, WSPA. Mestre em Genética e Melhoramento Animal pela FCAV-Unesp, onde investigou sobre parâmetros genéticos na mortalidade de bezerros da raça Nelore e pela Swedish University of Agricultural Sciences (SLU), Skara, Suécia, atuando na área de comportamento de bovinos de corte em ambientes heterogêneos. Doutora em Zootecnia, pela FCAV-Unesp e pelo IRTA - Investigación y Tecnologia Agroalimentarias, Catalunya, Espanha, com elaboração de estudos na área de produção, comportamento e bem-estar de bovinos leiteiros. Atualmente desenvolve projetos na área de bovinocultura leiteira junto ao Grupo ETCO e a empresa BEA Consultoria e Treinamento. Linhas de pesquisas: estratégias de manejo de bovinos leiteiros, comportamento e bem-estar de bovinos leiteiros, avaliações genéticas em bovinos leiteiros.

OUTROS CURSOS DESSA INSTRUTORA
INDIQUE ESSA PÁGINA
Você pode assistir a esse curso, e a todos os outros, sendo um assinante do EducaPoint!
Nível INTERMEDIÁRIO
Dedicação: 3 horas
Gravado a campo
Fórum de debates
Certificado de participação enviado por e-mail
Categorias: Cadeia do leite, Cursos a campo
QUERO EXPERIMENTAR GRATUITAMENTE OU ASSINE AGORA

Outros cursos que podem te interessar

Rede Agripoint

Copyright © 2017 AgriPoint - Todos os direitos reservados

AgriPoint Serviços de Informação para o Agronegócio
CNPJ 03.775.184/0001-50

Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP

design salvego.com - desenvolvimento d-nex

Uma empresa associada da abed
ENCONTRE-NOS: