Fechar Precisa de ajuda?
Fechar
ATENDIMENTO ONLINE

PRECISA DE AJUDA?
TEM ALGUMA DÚVIDA?

Fale agora com um de nossos atendentes.
Das 8h às 12h e das 13h às 17h.

ENTRAR NO CHAT

DOMA NATURAL DE BOVINOS

POR QUE PARTICIPAR DESTE CURSO?


Com a crescente conscientização sobre bem-estar animal, e as evidências cada vez mais notáveis dos benefícios gerados pelo manejo racional, principalmente em relação à maior saúde e produtividade dos animais, a forma de lidar com os bovinos vem sendo readequada nos últimos anos, no intuito de conciliar ética, sanidade, produção e lucratividade.

O uso de práticas antigas de doma, que incluíam manejos aversivos e, muitas vezes, até cruéis, foi substituído por técnicas que consideram o comportamento natural dos animais e sua relação com o meio no qual estão inseridos. Assim, foram desenvolvidos métodos baseados na melhoria da relação homem-animal, e no aprendizado por meio de uma sequência de repetições com recompensas positivas.

Neste processo, o fator crucial é conhecer o comportamento natural dos bovinos, sua zona de fuga, e saber interpretar os sinais por eles emitidos durante o processo de doma. Isso permitirá predizer suas reações, minimizando o estresse e garantindo um manejo mais eficiente e tranquilo.

Durante a doma natural, é feita a dessensibilização gradativa do animal, iniciando com a presença do homem, em seguida utilizando objetos como cordas, hastes e escovas. Assim que o animal percebe que a presença do homem não é negativa, ele permite sua aproximação e o contato físico. Estabelecida a relação de confiança, o próximo passo é o cabresteamento dos bovinos, que é a base para apresentação em pistas de julgamento e leilões.

Neste curso, o instrutor de cursos da ABCZ, Nilson Dornellas de Oliveira, que já implementou técnicas de doma e manejo racional em diversas fazendas do país, tanto para gado leite como de corte, ensina a interpretar os sinais dos bovinos, como trabalhar a zona de fuga, quais são as técnicas para ganhar a confiança do animal e, desta forma, poder executar um manejo mais tranquilo, seguro e sem estresse. Confira o conteúdo completo!

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo 1. Preparo do material e reconhecimento da área
 Introdução à doma e preparação do material de trabalho
 Trabalho de delimitação da zona de fuga dos animais

Módulo 2. Aprimorando a relação homem-animal
Aumento do contato homem e animal
 Início do trabalho de cabresteamento dos animais
Sequência do trabalho de cabresteamento
 Considerações finais

Agradecimento:
Local de gravação: Fazenda Guará, Inhaúma-MG

INSTRUTOR

Nilson Dornellas de Oliveira

Técnico em Agropecuária pela Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (CEDAF). Desde 2006, atua como instrutor dos cursos de Doma, Apresentação e Manejo de bovinos no pasto e no curral, cujos certificados são emitidos pela Associação Brasileira dos Criadores de Gado Zebu (ABCZ). Os cursos têm como objetivo estabelecer relação saudável entre os homens e os animais. Aproximadamente 200 cursos já foram realizados no Brasil, com média de 10 participantes cada. Ministrou também cursos no Paraguai, Estados Unidos, Colômbia, Austrália e no México.

SAIBA MAIS SOBRE ESSE INSTRUTOR

QUEM FEZ RECOMENDA

O curso nos permite entender não somente o comportamento individual do animal e a aproximação com o homem, mas se nos atentarmos bem, muitas das dicas que o Nilson passou podem ser utilizadas nos manejos de curral. Daniel Ioan Campos Gomes de Gouvea • (Botucatu - São Paulo)

CONTATO

Enviar
bar_chartNível BÁSICO
Gravado a campo
ondemand_video6 Vídeoaulas
schedule 7 horas: tempo estimado para você realizar as atividades deste curso
forumFórum de debates
chrome_reader_modeCertificado digital de participação
Categorias: Cadeia do leite, Cadeia da carne, Cursos a campo
Você pode assistir a esse curso, e a todos os outros, sendo um assinante do EducaPoint!

Outros cursos que podem te interessar

keyboard_arrow_left keyboard_arrow_right
Rede Agripoint

Copyright © 2018 AgriPoint - Todos os direitos reservados

AgriPoint Serviços de Informação para o Agronegócio
CNPJ 08.885.666/0001-86

Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP

design salvego.com - desenvolvimento d-nex

Uma empresa associada da abed
ENCONTRE-NOS: