TRANSFORMANDO A PROPRIEDADE EM UMA EMPRESA RURAL

Básico

5h de estudo

52 minutos em vídeos

de 55 avaliações

POR QUE PARTICIPAR DESTE CURSO?

Grande parte do leite brasileiro é produzido por pequenos produtores, com mão de obra familiar. Apesar da limitação da área e do menor volume produzido, essas propriedades podem sim ter um retorno econômico muito satisfatório, produzindo com qualidade e utilizando tecnologias que facilitem as rotinas diárias.

Mas como aumentar a eficiência produtiva das pequenas propriedades, garantindo renda para a família e oportunidades para que as gerações futuras permaneçam na atividade? O segredo está na gestão eficiente dos fatores produtivos. E para isso, contar com a ajuda de assistência técnica especializada é essencial!

O primeiro passo do trabalho consiste em um diagnóstico da área e da situação econômica e zootécnica da propriedade, conhecendo suas limitações e potencialidades. Com isso, é possível estruturar, junto à família, um planejamento de ações visando intensificar a produção, otimizando os recursos disponíveis e trabalhando nas melhorias necessárias.

Neste curso, Marcelo de Rezende e Primo Quinaglia, da Cooperideal, explicam como conduzir este processo e garantir a lucratividade nos sistemas familiares. Além do diagnóstico, planejamento e execução das ações previstas, os consultores falam sobre a importância da gestão dos índices econômicos e zootécnicos, para que o produtor tenha total controle sobre seu negócio, tanto produtivo como financeiro, podendo atuar e garantir eficiência e rentabilidade. Confira o conteúdo completo!

Assista à apresentação do curso ministrado por: Marcelo de Rezende e Primo Quinaglia Neto.

Programa do Curso

Esse é um curso de Nível Básico. Não é necessário nenhum conhecimento prévio sobre o assunto.

O curso possui mais de 52 minutos em vídeo aulas e pode ser completado com apenas 5 horas de estudo.

Veja o conteúdo que será abordado durante o curso:

MÓDULO 1: Histórico de implantação e evolução do sistema de produção
  • Histórico da propriedade: o que é preciso saber?
  • Implantação do sistema de produção intensiva de leite baseado em pastagens
  • Gestão dos fatores produtivos: terra, capital, trabalho e conhecimento
  • Estabelecimento de bases para a sucessão familiar na propriedade
MÓDULO 2: Coleta e análise de informações para a tomada de decisões
  • Coleta de dados e geração de indicadores
  • Principais indicadores zootécnicos utilizados na gestão da propriedade leiteira familiar
  • Principais indicadores econômicos utilizados na gestão da propriedade leiteira familiar
  • Ações técnicas visando melhoria dos índices de desempenho econômico da propriedade leiteira familiar

Marcelo de Rezende

Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 1998, com especialização em Produção de Leite a Pasto pela mesma Universidade. Trabalha com programas de assistência técnica a produtores de leite desde 1999, e atualmente é Diretor Presidente da Cooperideal - Cooperativa para a Inovação e Desenvolvimento da Atividade Leiteira, empresa composta por 23 técnicos de campo, com atuação em mais de mil fazendas leiteiras distribuídas em 17 Estados, especialmente no Sul do país.
OUTROS CURSOS DESSE INSTRUTOR

Primo Quinaglia Neto

Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura e Ciências de Machado, MG, tendo atuado na área técnica de diversas empresas e cooperativas do setor agropecuário. Foi Chefe Responsável pela Casa da Agricultura do Município de Elisiário, SP. Atuou também na Confepar Agroindustrial Cooperativa Central, e atualmente é Técnico da COOPERIDEAL, sendo responsável por executar atividades técnicas focadas na produção intensiva de pastagens irrigadas. É também consultor em projetos irrigados nas áreas de leite e corte pela Irrigarural.
OUTROS CURSOS DESSE INSTRUTOR

Invista no futuro do seu negócio com o EducaPoint

Contato

Caso tenha alguma dúvida, questão, ou sugestão, entre em contato conosco preenchendo corretamente o formulário abaixo. Será um prazer lhe atender!

Você também pode aproveitar a oportunidade para nos indicar temas de seu interesse!

Responderemos suas solicitações o mais breve possível.