Fechar Precisa de ajuda?
Fechar
ATENDIMENTO ONLINE

PRECISA DE AJUDA?
TEM ALGUMA DÚVIDA?

Fale agora com um de nossos atendentes.
Das 8h às 12h e das 13h às 17h.

ENTRAR NO CHAT

IRRIGAÇÃO DO CAFEEIRO

POR QUE PARTICIPAR DESTE CURSO?

A cafeicultura irrigada no Brasil representa quase 300 mil hectares, pouco mais de 12% do parque cafeeiro. Porém, as áreas irrigadas são responsáveis por 30% da produção nacional de café, graças às grandes vantagens do cultivo irrigado comparado com o cultivo de sequeiro.

Neste curso, o Prof. Dr. André Luís Teixeira Fernandes, pesquisador e consultor em cultivo irrigado em vários estados brasileiros, aborda os principais aspectos que envolvem o sistema de produção de café com irrigação. Ao longo dos vídeos, o instrutor apresenta as principais regiões produtoras de café, com suas peculiaridades, vantagens e limitações, e traz informações detalhadas dos principais sistemas de irrigação para café.

Ele também ensina as estratégias para a sincronização da florada do cafeeiro com irrigação, e como utilizar racionalmente o sistema de irrigação para aplicar defensivos, fertilizantes, produtos orgânicos e hormônios vegetais.

Assista a este curso e entenda porque produzir café com irrigação pode ser um excelente negócio!

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Módulo 1. Introdução
Introdução
Por que irrigar o cafeeiro?

Módulo 2. Sistemas de irrigação
Aspersão
Pivô central
Cálculos

Módulo 3. Irrigação localizada
Gotejamento
Equipamentos
Gotejo subterrâneo

Módulo 4. Manejo da irrigação
Aplicação da água
Evapotranspiração
Climatologia e balança hídrico
Benefícios da gestão da irrigação

Módulo 5. Fertirrigação
Vantagens e desvantagens
Seleção de equipamentos
Fertilizantes para fertirrigação

INSTRUTOR

André Luís Teixeira Fernandes

Engenheiro Agrônomo formado na Esalq/USP em 1996, Mestre em Irrigação e Drenagem pela mesma instituição (1996), e Doutor em Engenharia de Água e Solo pela Unicamp (2001). Atualmente é Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Universidade de Uberaba (UNIUBE). É professor permanente dos programas de Mestrado Profissional em Engenharia Química (UNIUBE) e Produção Vegetal (IFTM). Publicou vários artigos em periódicos especializados e mais de 300 trabalhos em anais de eventos. É autor de vários livros sobre o tema, dentre os quais se destacam: Irrigação da cultura do café (1ª e 2ª edições), Irrigação por aspersão em malha, Cultivo do cafeeiro irrigado por gotejamento (1ª e 2ª edições), Cultivo do cafeeiro irrigado em plantio circular sob pivô central, entre outros. É membro da comissão organizadora da Fenicafé e do Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras. Orientou dezenas de trabalhos de iniciação científica, mestrado e doutorado (co-orientador), trabalhos de conclusão de curso nas áreas de engenharia agrícola e agronomia. Atualmente é membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID), membro titular do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Editor da Área de Engenharia de Água e Solo da Revista Engenharia Agrícola, membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA), membro do Conselho Diretor do Instituto de Estudos Avançados em Veterinária José Caetano, membro do Conselho Curador da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - FUNADESP e membro do Conselho Universitário da Universidade de Uberaba.

CONTATO

Enviar
Nível AVANÇADO
Duração: 2 horas e 30 minutos
Fórum de debates
Certificado de participação enviado por e-mail
Categorias: Cafeicultura
Você pode assistir a esse curso, e a todos os outros, sendo um assinante do EducaPoint!

Outros cursos que podem te interessar

Rede Agripoint

Copyright © 2017 AgriPoint - Todos os direitos reservados

AgriPoint Serviços de Informação para o Agronegócio
CNPJ 03.775.184/0001-50

Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP

design salvego.com - desenvolvimento d-nex

Uma empresa associada da abed
ENCONTRE-NOS: