Fechar Precisa de ajuda?
Fechar
ATENDIMENTO ONLINE

PRECISA DE AJUDA?
TEM ALGUMA DÚVIDA?

Fale agora com um de nossos atendentes.
Das 8h às 12h e das 13h às 17h.

ENTRAR NO CHAT

PRODUÇÃO INTENSIVA DE LEITE: DO SISTEMA DE PASTEJO PARA O COMPOST BARN

POR QUE PARTICIPAR DESTE CURSO?

 

Quando uma propriedade deve avaliar a mudança do seu sistema produtivo? Quais são os aspectos, índices e metas a serem considerados? Como estruturar o investimento, de forma a obter o retorno esperado?

Para responder a essas e várias outras perguntas, os instrutores Marcelo de Rezende e Caciano Mafioletti, da Cooperideal, apresentam um exemplo real de uma fazenda que produziu leite, por muitos anos, em sistema de pastejo, mas que em determinado momento viu a necessidade de fazer uma transição no sistema, sendo o Compost Barn a opção de escolha.

O caso de sucesso deste curso é a Fazenda Arsego, do produtor Eleandro Arsego, localizada em Xanxerê-SC. Em 2010, no início do trabalho dos técnicos da Cooperideal na propriedade, a produção alcançava 3 mil litros diários, com 137 vacas em lactação. Nos quatro anos seguintes, o trabalho concentrou-se na melhoria da produtividade e qualidade das forragens, com a implementação do pastejo rotacionado e irrigado, além de suplementação alimentar em períodos de menor oferta de forragem. Assim, foi possível aumentar a lotação da área e, em 2014, a produção chegou a 5.000 litros/dia, com 200 vacas em ordenha.

No entanto, a maior lotação também piorou as condições de conforto dos animais, impedindo que os mesmos expressassem seu máximo potencial produtivo. Foi quando os proprietários reavaliaram o sistema de produção, e optaram por confinar os animais. Hoje, 300 vacas em lactação são mantidas em Compost Barn, e o sistema chegou a produzir 10 mil litros diários. Segundo produtor Eleandro, “o retorno em produção compensou todo o investimento, sem contar na redução da CCS, dos casos de mastite clínica, e no melhor conforto dos animais”.

Assista ao curso completo, que mostra desde o processo de intensificação do sistema de pastejo até o planejamento do compost barn, bem como a avaliação dos índices produtivos e econômicos do sistema.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo 1. Evolução do sistema de pastejo intensivo na Fazenda Arsego, Xanxerê-SC
Histórico da propriedade
Implantação do sistema de produção intensiva com base no uso de pastagens tropicais
 Manejo do sistema a pasto
Utilização de plantas de inverno para pastejo em sistema de sobressemeadura

Módulo 2. Resultados obtidos no sistema de pastejo intensivo

Exploração das potencialidades e índices obtidos
Mudanças no sistema após a obtenção da meta inicial de produção

Módulo 3. Transição para o sistema de Compost Barn
Limitações à obtenção de grandes produções no sistema intensivo de pastejo
 Estruturação do sistema de compost barn
Manejo do novo sistema de produção
 Opção pelo compost barn: a visão do produtor
Transição do sistema de produção e novos índices alcançados

Agradecimento:

Local de gravação: Fazenda Arsego, Xanxerê-SC

INSTRUTORES

Marcelo de Rezende

Marcelo de Rezende é Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 1998, com especialização em Produção de Leite a Pasto pela mesma universidade. Trabalha com programas de assistência técnica a produtores de leite desde 1999, e atualmente é Diretor Presidente da Cooperideal - Cooperativa para a Inovação e Desenvolvimento da Atividade Leiteira, empresa composta por 23 técnicos de campo, com atuação em mais de mil fazendas leiteiras distribuídas em 17 Estados, especialmente no Sul do país. Em 2014, foi vencedor do Prêmio Impacto oferecido pelo site MilkPoint, como técnico de destaque no setor.

OUTROS CURSOS DESSE INSTRUTOR
 

Caciano Mafioletti

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus de Pato Branco-PR. Atou em empresas e cooperativas e, desde 2009, integra a equipe técnica da COOPERIDEAL - Cooperativa para a Inovação e Desenvolvimento da Atividade Leiteira, atuando como Coordenador Técnico do Projeto Balde Cheio no Estado de Santa Catarina, onde coordena atividades técnicas ligadas à produção intensiva de pastagens irrigadas para produção de leite e corte. Também é Consultor Técnico em Projetos Irrigados na Irrigarural, e produtor de leite no Sítio Vô Pedro, em Vitorino-PR.

CONTATO

Enviar
Nível BÁSICO
Duração: 52 minutos
Fórum de debates
Certificado de participação enviado por e-mail
Categorias: Cadeia do leite, Cursos a campo, Casos de sucesso
Você pode assistir a esse curso, e a todos os outros, sendo um assinante do EducaPoint!

Outros cursos que podem te interessar

Rede Agripoint

Copyright © 2017 AgriPoint - Todos os direitos reservados

AgriPoint Serviços de Informação para o Agronegócio
CNPJ 03.775.184/0001-50

Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP

design salvego.com - desenvolvimento d-nex

Uma empresa associada da abed
ENCONTRE-NOS: