BOVINOS EM CONFINAMENTO: USO DE DIETAS COM ALTO CONCENTRADO

Avançado

7h de estudo

2 horas e 25 minutos em vídeos

de 167 avaliações

POR QUE PARTICIPAR DESTE CURSO?

Ao longo dos anos, o uso de confinamentos para a terminação de bovinos aumentou, permitindo a redução no tempo até o abate e a manipulação nas características da carcaça. Mas este sistema ainda enfrenta desafios, como a necessidade de fornecimento de toda a alimentação no cocho e custo da dieta

Mas como melhorar o desempenho de animais em confinamento? Como utilizar a dieta corretamente evitando desperdícios e melhorando a eficiência do rebanho?

Para responder a estas e outras perguntas, o Dr. Márcio Machado Ladeira, professor da Universidade Federal de Lavras e especialista em nutrição e produção de gado de corte, irá nos ensinar como utilizar a dieta de alto concentrado em confinamentos de bovinos de corte.

Você irá conhecer o perfil dos principais confinamentos nacionais, qual o tipo de alimentação utilizada e a evolução da nutrição dentro deste sistema. O instrutor irá apresentar as vantagens de se utilizar dietas sem volumoso em sistemas de terminação confinados. E os cuidados que devem ser realizados para evitar erros na alimentação e distúrbios metabólicos.

Serão ainda apresentadas os níveis nutricionais recomendados e a importância do manejo alimentar e de adaptação à dieta, importantes para o sucesso do sistema. Por fim, você irá conhecer os principais resultados de pesquisas recentes sobre o uso de dietas com alta inclusão de concentrado para bovinos em terminação.

Não fique de fora dessa! Venha conferir este curso e aprender a como utilizar dietas com alto concentrado no confinamento de gado de corte. Venha participar!

Agradecimento e local de gravação:
Universidade Federal de Lavras, Lavras/MG

Assista à apresentação do curso ministrado por: Marcio Machado Ladeira.

Programa do Curso

Esse é um curso de Nível Avançado. É abordagem mais técnica e aprofundada sobre o assunto.

O curso possui mais de 2 horas e 25 minutos em vídeo aulas e pode ser completado com apenas 7 horas de estudo.

Veja o conteúdo que será abordado durante o curso:

MÓDULO 1: Confinamentos no Brasil
  • Crescimento do rebanho confinado
  • Porque usar dietas de alto grão?
  • Panorama das dietas utilizadas no Brasil
  • Desvantagens da redução de volumosos
MÓDULO 2: Níveis nutricionais
  • Proteína
  • Carboidratos não fibrosos
  • Lipídeos
MÓDULO 3: Adaptação e manejo alimentar
  • Métodos de adaptação à dieta alto grão
  • Escore de cocho
MÓDULO 4: Uso de dietas sem volumoso
  • Uso de dietas sem volumoso
  • Considerações finais

Marcio Machado Ladeira

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1998), doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e Estágio Sênior nos EUA pela Purdue University (2013). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Lavras, atuando na área de Bovinocultura de Corte, com ênfase em Nutrição, Confinamento, Qualidade de Carcaças e Carne, Nutrigenômica e Lipídeos. É revisor de periódicos, como: Journal of Animal Science, Meat Science, Animal Feed Science and Technology, Animal Production Science etc. Faz parte da equipe de pesquisadores do INCT-Ciência Animal. Foi Coordenador do Curso de Graduação em Zootecnia da UFLA entre 2008 a 2012 e do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UFLA entre 2012 a 2016. Atualmente é Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação e Assessor da Reitoria da UFLA para Desenvolvimento Acadêmico.
OUTROS CURSOS DESSE INSTRUTOR

Invista no futuro do seu negócio com o EducaPoint

Contato

Caso tenha alguma dúvida, questão, ou sugestão, entre em contato conosco preenchendo corretamente o formulário abaixo. Será um prazer lhe atender!

Você também pode aproveitar a oportunidade para nos indicar temas de seu interesse!

Responderemos suas solicitações o mais breve possível.