DOMA NATURAL DE BOVINOS

Básico

5h de estudo

30 minutos em vídeos

Certificado digital

de 103 avaliações

POR QUE PARTICIPAR DESTE CURSO?

Com a crescente conscientização sobre bem-estar animal, e as evidências cada vez mais notáveis dos benefícios gerados pelo manejo racional, principalmente em relação à maior saúde e produtividade dos animais, a forma de lidar com os bovinos vem sendo readequada nos últimos anos, no intuito de conciliar ética, sanidade, produção e lucratividade.

O uso de práticas antigas de doma, que incluíam manejos aversivos e, muitas vezes, até cruéis, foi substituído por técnicas que consideram o comportamento natural dos animais e sua relação com o meio no qual estão inseridos. Assim, foram desenvolvidos métodos baseados na melhoria da relação homem-animal, e no aprendizado por meio de uma sequência de repetições com recompensas positivas.

Neste processo, o fator crucial é conhecer o comportamento natural dos bovinos, sua zona de fuga, e saber interpretar os sinais por eles emitidos durante o processo de doma. Isso permitirá predizer suas reações, minimizando o estresse e garantindo um manejo mais eficiente e tranquilo.

Durante a doma natural, é feita a dessensibilização gradativa do animal, iniciando com a presença do homem, em seguida utilizando objetos como cordas, hastes e escovas. Assim que o animal percebe que a presença do homem não é negativa, ele permite sua aproximação e o contato físico. Estabelecida a relação de confiança, o próximo passo é o cabresteamento dos bovinos, que é a base para apresentação em pistas de julgamento e leilões.

Neste curso, o instrutor de cursos da ABCZ, Nilson Dornellas de Oliveira, que já implementou técnicas de doma e manejo racional em diversas fazendas do país, tanto para gado leite como de corte, ensina a interpretar os sinais dos bovinos, como trabalhar a zona de fuga, quais são as técnicas para ganhar a confiança do animal e, desta forma, poder executar um manejo mais tranquilo, seguro e sem estresse. Confira o conteúdo completo!
 
Agradecimento:
Local de gravação: Fazenda Guará, Inhaúma-MG
 

Assista à apresentação do curso ministrado por: Nilson Dornellas de Oliveira.

Programa do Curso

Esse é um curso de Nível Básico. Não é necessário nenhum conhecimento prévio sobre o assunto.

O curso possui mais de 30 minutos em vídeo aulas e pode ser completado com apenas 5 horas de estudo.

Veja o conteúdo que será abordado durante o curso:

MÓDULO 1: Preparo do material e reconhecimento da área
  • Introdução à doma e preparação do material de trabalho
  • Trabalho de delimitação da zona de fuga dos animais
MÓDULO 2: Aprimorando a relação homem-animal
  • Aumento do contato homem e animal
  • Início do trabalho de cabresteamento dos animais
  • Sequência do trabalho de cabresteamento
  • Considerações finais
Nilson Dornellas de Oliveira

Nilson Dornellas de Oliveira

Técnico em Agropecuária pela Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (CEDAF). Desde 2006, atua como instrutor dos cursos de Doma, Apresentação e Manejo de bovinos no pasto e no curral, cujos certificados são emitidos pela Associação Brasileira dos Criadores de Gado Zebu (ABCZ). Os cursos têm como objetivo estabelecer relação saudável entre os homens e os animais. Aproximadamente 200 cursos já foram realizados no Brasil, com média de 10 participantes cada. Ministrou também cursos no Paraguai, Estados Unidos, Colômbia, Austrália e no México.
OUTROS CURSOS DESSE INSTRUTOR

Contato

Caso tenha alguma dúvida, questão, ou sugestão, entre em contato conosco preenchendo corretamente o formulário abaixo. Será um prazer lhe atender!

Você também pode aproveitar a oportunidade para nos indicar temas de seu interesse!

Responderemos suas solicitações o mais breve possível.
 

Cursos relacionados

Invista no futuro do seu negócio com o EducaPoint