POR QUE PARTICIPAR DESTE CURSO?
Nas últimas décadas a cadeia da carne tem aumentado a produtividade e se diversificado, permitindo atender demandas de mercados mais específicas e de carnes especializadas. Este aumento em produtividade é resultado de investimento em melhoramento genético, nutrição e sanidade.
Todos estes aspectos são importantes. Mas você sabe como estruturar um manejo sanitário eficiente no seu rebanho? Reconhece as principais doenças que acometem os bovinos de corte e o protocolo para controle e redução de seus efeitos?
No planejamento sanitário é necessário levar em consideração o controle de doenças reprodutivas e produtivas. Visando reduzir ou eliminar os efeitos de patógenos no rebanho.
O programa de controle sanitário na propriedade é importante não apenas para aumentar a produtividade, mas também para produzir alimentos de qualidade e seguros para o consumidor final.
Neste curso, a professora e especialista em medicina veterinária preventiva, Dra. Danila Frias, irá abordar os princípios básicos para a implantação das boas práticas de manejo sanitário em rebanhos de corte.
Será discutida a importância do manejo sanitário adequado para melhoria do produto final. Como melhorar a rentabilidade aplicando medidas de prevenção à doenças eliminando os gastos e prejuízos com tratamentos, e mantendo o foco em aumento na eficiência reprodutiva e produtiva do rebanho.
Não perca tempo! Inicie agora mesmo este curso e saiba como melhorar as condições sanitárias do rebanho, produzindo mais carne de melhor qualidade garantindo a segurança alimentar para seus consumidores.
Programa do Curso
Esse é um curso de Nível Básico. Não é necessário nenhum conhecimento prévio sobre o assunto.
O curso possui mais de 01 hora e 15 minutos em vídeo aulas e pode ser completado com apenas
5 horas de estudo.
Veja o conteúdo que será abordado durante o curso:
MÓDULO 1: Importância do manejo sanitário para rebanhos bovinos de corte
- A pecuária no Brasil
- Eficiência produtiva dos rebanhos bovinos de corte
- Manejo Sanitário
- Eficiência reprodutiva dos rebanhos bovinos de corte
- SLIDES
MÓDULO 2: Principais doenças reprodutivas
- Brucelose e Leptospirose
- Rinotraqueíte Infecciosa Bovina e Diarreia Viral Bovina
- Tricomonose e Campilobacteriose
MÓDULO 3: Doenças que afetam a produtividade do rebanho
- Diarreia neonatal e raiva dos herbívoros
- Clostridioses - Botulismo
- Clostridioses - Mionecroses
MÓDULO 4: Outros fatores sanitários que afetam a produtividade do rebanho
- Endoparasitoses
- Ectoparasitoses
- Considerações finais
Danila Fernanda Rodrigues Frias
Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Brasil, Campus Fernandópolis, SP, Mestre e Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus Jaboticabal. Desenvolveu projeto de pós-doutorado em parceria com a Embrapa Gado de Corte na área de Sanidade Animal. Atualmente é professora titular da Universidade Brasil, Campus Fernandópolis, no curso de Mestrado em Ciências Ambientais, assim como nos cursos de graduação em Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica. Desenvolve pesquisas nas áreas de Medicina Veterinária Preventiva, Microbiologia, Produção Animal e Ciências Ambientais, orientando alunos de mestrado e de graduação.
OUTROS CURSOS DESSE INSTRUTOR