INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA: BASES PARA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA

Básico

7h de estudo

01 hora 16 minutos em vídeos

de 30 avaliações

POR QUE PARTICIPAR DESTE CURSO?

A integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) é uma estratégia que objetiva a produção sustentável, integrando atividades agrícolas, pecuárias e florestais na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotacionado, buscando efeitos sinérgicos entre os componentes do agroecossistema.

Muitos são os benefícios proporcionados por esse sistema. Para a agricultura, a substituição da atividade por pastagem representa quebra do ciclo de pragas e doenças e melhorias nas condições físicas, químicas e biológicas do solo. Para a pecuária, a substituição da atividade pela agricultura significa redução dos custos com adubação de manutenção da pastagem. Um aspecto importante e vantajoso da ILP, para a pecuária, é que no verão parte da área é ocupada com agricultura, mas no inverno toda a área pode ser utilizada com pecuária.

O componente florestal, por sua vez, incorpora ao sistema benefícios ambientais importantes do ponto de vista da sustentabilidade ambiental (ambiência animal e fixação de carbono), da sustentabilidade econômica (poupança verde) e da sustentabilidade social, por promover entradas de recursos distribuídas ao longo do tempo (desbastes e colheita final). Ainda, a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta poderá ser fundamental para melhorar a imagem do agronegócio brasileiro, ao mesmo tempo em que favorecerá a produção animal e a produção de produtos florestais e agrícolas.

Mas como iniciar corretamente um sistema de produção integrada LPF?

Neste curso, o professor e pesquisador Dr. Edemar Moro, especialista em sistemas ILPF, ensina as bases para implantação do sistema, desde a primeira etapa do projeto (que não se aplica à propriedade, mas sim ao proprietário), passando pela implantação das culturas, até uma discussão sobre os resultados esperados.

Assista a este treinamento e entenda como a integração lavoura-pecuária-floresta pode potencializar os resultados do sistema como um todo!

Assista à apresentação do curso ministrado por: Edemar Moro.

Programa do Curso

Esse é um curso de Nível Básico. Não é necessário nenhum conhecimento prévio sobre o assunto.

O curso possui mais de 01 hora 16 minutos em vídeo aulas e pode ser completado com apenas 7 horas de estudo.

Veja o conteúdo que será abordado durante o curso:

MÓDULO 1: Definição, objetivos e benefícios da integração LPF
  • Sistemas de produção
  • Objetivos e benefícios
  • Apresentação em slides
  • Apresentação em slides 2
MÓDULO 2: Componentes do sistema e estrutura necessária
  • Componentes do sistema
  • Estrutura necessária
  • Apresentação em slides
  • Apresentação em slides 2
MÓDULO 3: Implantação do projeto e resultados esperados
  • Implantação do projeto
  • Resultados esperados
  • Apresentação em slides
  • Apresentação em slides 2

Edemar Moro

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Mestre e Doutor pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Campus de Botucatu. Atualmente, é Professor-Pesquisador-Orientador do Curso de Agronomia (Graduação, Mestrado e Doutorado) e Coordenador do Curso de Especialização em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta na Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, Presidente Prudente-SP.
OUTROS CURSOS DESSE INSTRUTOR

Invista no futuro do seu negócio com o EducaPoint

Contato

Caso tenha alguma dúvida, questão, ou sugestão, entre em contato conosco preenchendo corretamente o formulário abaixo. Será um prazer lhe atender!

Você também pode aproveitar a oportunidade para nos indicar temas de seu interesse!

Responderemos suas solicitações o mais breve possível.