POR QUE PARTICIPAR DESTE CURSO?
“Nós, produtores de leite, somos também agricultores. Só que nossa lavoura é colhida todos os dias. E as máquinas que usamos são as vacas!”
É assim que Rodger Douglas define o sistema de produção adotado pela Agropecuária Sete Copas, um projeto neozelandês de produção leiteira instalado desde 2012 no oeste da Bahia.
A disponibilidade de área, as boas condições climáticas, o menor valor investido em relação à Nova Zelândia, alguns aspectos de mercado, entre outros fatores, fizeram com que o Zootecnista neozelandês e seus sócios optassem pela instalação do projeto no Brasil. O objetivo é manter o modelo simples de produção da Nova Zelândia, com pouca infraestrutura, manejo facilitado e, principalmente, baixo custo. Desta forma, o máximo aproveitamento das pastagens é fundamental!
Com duas unidades produtivas, para 700 e 900 vacas kiwicross, a Sete Copas mantém o rebanho em pastagens irrigadas por pivô, suprindo 60-70% das necessidades nutricionais, além de uma suplementação alimentar. Para garantir alta produtividade das pastagens, e disponibilidade o ano todo, é preciso realizar um correto manejo da área, bem como um eficiente planejamento forrageiro.
Neste curso, Rodger Douglas apresenta todas as rotinas das duas fazendas que integram a Sete Copas, desde o manejo das pastagens, o sistema de irrigação, as estratégias de suplementação alimentar, manejo reprodutivo e sanitário, ordenha e qualidade do leite, além de contar como é feita a gestão operacional, financeira e dos recursos humanos.
Assista ao curso e conheça as estratégias que este grupo neozelandês utiliza para buscar o maior retorno sobre capital do Brasil!
Agradecimento:
Local de gravação: Agropecuária Sete Copas, Jaborandi/BA
Programa do Curso
Esse é um curso de Nível Básico. Não é necessário nenhum conhecimento prévio sobre o assunto.
O curso possui mais de 1 hora e 50 minutos em vídeo aulas e pode ser completado com apenas
6 horas de estudo.
Veja o conteúdo que será abordado durante o curso:
MÓDULO 1: Introdução à Agropecuária Sete Copas
- Por quê optamos pelo Brasil?
- Modelo de produção: Fazenda Akatea
- Modelo de produção: Fazenda Totara
- Viabilidade econômica do sistema
MÓDULO 2: Produção sazonal e rotina das fazendas
- Produção sazonal: adaptação ao Brasil
- Parição e criação de bezerros
- Genética e manejo reprodutivo
- Secagem e manejo sanitário do rebanho
MÓDULO 3: Práticas na fazenda
- Ordenha e qualidade do leite
- Manejo da pastagem
- Alimentação suplementar
- Manejo de dejetos e adubação da pastagem
MÓDULO 4: Gestão da fazenda
- Boas práticas, check lists e calendário anual
- Plano de carreira na fazenda
- Gestão de custos
Rodger Douglas
Sócio-diretor da Agropecuária Sete Copas, localizada em Jaborandi/BA. Graduado em Zootecnia pela Massey University, atuou na DairyNZ como Trainee Consulting Officer e, enquanto trabalhava lá, iniciou um projeto leiteiro em parceria com seus dois irmãos, a ITR Ag Ltd. Na Nova Zelândia, comandam quatro fazendas leiteiras em vários modelos de parceria. Aqui no Brasil, a Agropecuária Sete Copas conta com duas unidades produtivas no oeste baiano, em sistema de pastejo intensivo com animais kiwicross.
OUTROS CURSOS DESSE INSTRUTOR