COLETA DE AMOSTRAS DE LEITE: PROCEDIMENTOS CORRETOS PARA RESULTADOS SEGUROS

Básico

5h de estudo

30 minutos em vídeos

Certificado digital

de 122 avaliações

POR QUE PARTICIPAR DESTE CURSO?

A coleta de amostra de leite é muito importante em um sistema produtivo, pois além de determinar o preço do leite - em função das bonificações ou penalizações por qualidade -, fornece informações valiosas para a gestão do rebanho.

As fazendas que conseguem maior retorno sobre o capital, ou seja, que são mais lucrativas, possuem programas de gestão da qualidade do leite, sendo que a coleta de amostra individual mensal para CCS e os protocolos para cultura microbiológica são ferramentas necessárias para obter informações e determinar o perfil microbiológico do rebanho.

Além disso, a coleta de amostra do tanque resfriador realizada pelo transportador do laticínio é determinante do preço de toda a produção mensal da fazenda. Desta forma, é fundamental realiza-la corretamente, evitando a ocorrência de fatores que interferem nos resultados das análises, como a falta de agitação do leite no tanque, manuseio incorreto dos frascos coletores, má conservação das amostras até a entrega no laticínio, entre outros.

Não menos importante são os cuidados a serem tomados durante a coleta de amostra individual de cada vaca, tanto para análise de CCS como para cultura microbiológica.

Neste curso, o especialista em gestão da qualidade do leite, Cassio Camargos, explica o passo a passo dos procedimentos de coleta, tanto da amostra de leite do tanque, como também da amostra individual para CCS ou cultura microbiológica. Assista e saiba como garantir que suas amostras representem fielmente a qualidade do leite e sanidade do seu rebanho!
 
Agradecimento:
Local de gravação das imagens: Fazenda Bocaina, Passos/MG


 

Assista à apresentação do curso ministrado por: Cassio Roberto Melo Camargos.

Programa do Curso

Esse é um curso de Nível Básico. Não é necessário nenhum conhecimento prévio sobre o assunto.

O curso possui mais de 30 minutos em vídeo aulas e pode ser completado com apenas 5 horas de estudo.

Veja o conteúdo que será abordado durante o curso:

MÓDULO 1: Coleta de amostras do tanque para análise na indústria
  • Introdução
  • Coleta de amostra nos resfriadores de leite da fazenda
MÓDULO 2: Coleta de amostras para análise individual dos animais
  • Coleta de amostras individual para CCS
  • Coleta de amostras individual para cultura microbiológica
  • Principais erros nas coletas de amostras
  • (PDF) Material extra
Cassio Roberto Melo Camargos

Cassio Roberto Melo Camargos

Médico Veterinário pela UFMG, com Pós-Graduação em Gestão do Agronegócio pelo Rehagro. Especialista em Gestão de Fazendas de Leite pela Esalq/USP, atuando como consultor de grandes fazendas na gestão da mastite e qualidade de leite. Em 2014, criou uma metodologia de trabalho denominada PPR - Pessoas, Processos e Resultados, que vem sendo implementada por diversas fazendas no país.
OUTROS CURSOS DESSE INSTRUTOR

Esse curso faz parte do combo:

Contato

Caso tenha alguma dúvida, questão, ou sugestão, entre em contato conosco preenchendo corretamente o formulário abaixo. Será um prazer lhe atender!

Você também pode aproveitar a oportunidade para nos indicar temas de seu interesse!

Responderemos suas solicitações o mais breve possível.
 

Cursos relacionados

Invista no futuro do seu negócio com o EducaPoint