CULTURA MICROBIOLÓGICA NA FAZENDA: COMO USÁ-LA PARA O CONTROLE DE MASTITE

Avançado

7h de estudo

3 horas e 5 minutos em vídeos

Certificado digital

10,6 Mil
visualizações

de 247 avaliações

POR QUE PARTICIPAR DESTE CURSO?

O uso indiscriminado de antimicrobianos em rebanhos leiteiros tem preocupado órgãos governamentais em diversos países. O aumento do risco de resíduos no leite e derivados, o possível desenvolvimento de resistência de microrganismos patogênicos aos antimicrobianos, e as perdas econômicas associadas com o tratamento da vaca e descarte de leite são alguns dos motivos dessa preocupação.

A cultura microbiológica tem sido uma estratégia muito utilizada por diversas fazendas do mundo todo, como forma de racionalizar o uso de antimicrobianos. Essas fazendas implementaram programas de tratamento seletivo de mastite clínica, nos quais o uso de antimicrobianos depende dos resultados de identificação microbiológica.

Outro fator muito importante é que, através dessa técnica, é possível aplicar protocolos de tratamento específicos para determinados tipos de agentes, obtendo respostas muito mais efetivas e maior taxa de cura clínica e bacteriológica.

Neste curso, o Dr. Marcos Veiga (professor da USP e Coordenador do laboratório QUALILEITE) e o MSc. Eduardo Pinheiro (Consultor especialista em qualidade do leite e controle de mastite) explicam tudo sobre essa ferramenta, desde os procedimentos que a fazenda deve seguir para realizar o procedimento da forma correta e obter resultados seguros, os materiais necessários para coleta e inoculação da amostra, como realizar a leitura das placas e interpretar os resultados, bem como os cuidados que devem ser tomados para se evitar os erros mais comumente encontrados.

Este curso conta também com a participação especial do Dr. Tiago Tomazi, pesquisador no Laboratório QUALILEITE e consultor em qualidade do leite, o qual compartilha sua vasta experiência durante algumas aulas deste treinamento, além de apresentar resultados de pesquisas recentes realizadas a campo.

Assista ao conteúdo completo deste treinamento e saiba como a cultura microbiológica pode auxiliar produtores e técnicos na tomada de decisão correta quanto aos casos de mastite clínica no rebanho!
 
Agradecimento:
Locais de gravação: Fazenda Rio Doce, Itobi/SP
Laboratório QUALILEITE, FMVZ-USP, Pirassununga/SP

Assista à apresentação do curso Ministrado por: Marcos Veiga dos Santos e Eduardo de Souza Campos Pinheiro.

Programa do Curso

Esse é um curso de Nível Avançado. É abordagem mais técnica e aprofundada sobre o assunto.

O curso possui mais de 3 horas e 5 minutos em vídeo aulas e pode ser completado com apenas 7 horas de estudo.

Veja o conteúdo que será abordado durante o curso:

MÓDULO 1: Introdução ao sistema de cultura na fazenda MÓDULO 2: Como implantar um laboratório na fazenda? MÓDULO 3: Inoculação e interpretação dos meios de cultura MÓDULO 4: Como utilizar os resultados de cultura microbiológica na fazenda MÓDULO 5: Resultados de pesquisas e considerações finais
Marcos Veiga dos Santos

Marcos Veiga dos Santos

Marcos Veiga dos Santos é Professor Titular do Departamento de Nutrição e Produção Animal (VNP) da FMVZ-USP. Coordena o QUALILEITE-FMVZ-USP, Laboratório de Pesquisa em Qualidade do Leite. É editor científico da revista Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science e colunista do Portal MilkPoint e da revista Mundo do Leite.
OUTROS CURSOS DESSE INSTRUTOR
Eduardo de Souza Campos Pinheiro

Eduardo de Souza Campos Pinheiro

Graduado em medicina veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em nutrição e produção animal pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou como consultor em fazendas leiteiras, é produtor de leite e atualmente atua como diretor técnico da empresa OnFarm.
OUTROS CURSOS DESSE INSTRUTOR

Esse curso faz parte do combo:

Contato

Caso tenha alguma dúvida, questão, ou sugestão, entre em contato conosco preenchendo corretamente o formulário abaixo. Será um prazer lhe atender!

Você também pode aproveitar a oportunidade para nos indicar temas de seu interesse!

Responderemos suas solicitações o mais breve possível.
 

Flexibilidade de horário para sua especialização de onde estiver