MANEJO DE DEJETOS NA PECUÁRIA

Básico

5h de estudo

1 hora em vídeos

Certificado digital

de 75 avaliações

POR QUE PARTICIPAR DESTE CURSO?

Em sistemas intensivos de produção de leite, a quantidade de resíduos orgânicos gerados é acentuada. É impossível pensar em um sistema eficiente e sustentável, sem pensar na destinação correta dos resíduos gerados. Quando isso não ocorre, gera-se um problema potencial para os sistemas de exploração pecuária e, principalmente, para o meio ambiente. Por outro lado, quando manejados e reciclados corretamente no solo, estes resíduos deixam de ser poluentes e passam a constituir valiosos insumos para a produção agrícola sustentável.

A aplicação dos dejetos tratados, além de contribuir para a redução da poluição do meio ambiente, é muito importante em função da economia de fertilizantes químicos utilizados, sendo que, em muitos sistemas, o uso de dejetos na forma de biofertilizante tem substituído totalmente a aplicação de fertilizantes químicos.

Neste curso, o Pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcelo Otenio, explica como deve ser feito o manejo correto e destino adequado dos resíduos da pecuária leiteira, em diferentes escalas de produção, abordando desde a limpeza das instalações, os processos indicados para o tratamento dos dejetos, e as formas como podem ser aplicados de maneira econômica e sustentável, com ganhos não só para o produtor rural mas, principalmente, para o meio ambiente.


Local de gravação:
Fazenda Agrindus, Descalvado/SP

Assista à apresentação do curso ministrado por: Marcelo Henrique Otenio.

Programa do Curso

Esse é um curso de Nível Básico. Não é necessário nenhum conhecimento prévio sobre o assunto.

O curso possui mais de 1 hora em vídeo aulas e pode ser completado com apenas 5 horas de estudo.

Veja o conteúdo que será abordado durante o curso:

MÓDULO 1: Características dos dejetos de bovinos
  • Resíduos dos bovinos: riscos x oportunidade
MÓDULO 2: Limpeza das instalações e manejo dos dejetos
  • Coleta de água de chuva
  • Prática de limpeza hidráulica dos galpões
  • Processo de separação sólido/líquido
  • Limpeza da sala de ordenha
MÓDULO 3: Tratamento dos dejetos da pecuária
  • Tratamento e aplicação dos resíduos da produção
  • Considerações finais
Marcelo Henrique Otenio

Marcelo Henrique Otenio

Marcelo Otenio é graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina - PR, UEL, especialização em Didática e Metodologia do Ensino, mestre e doutor em Ciências Biológicas pela UNESP - Rio Claro. Trabalha na área de Gestão Ambiental, Qualidade de águas naturais (Recursos Hídricos), Saneamento Rural e Efluentes na produção Leiteira. É pesquisador da Embrapa Gado de Leite. Coordena projetos de pesquisa na área de monitoramento da qualidade de águas e recursos hídricos, bioprospecção de microrganismos celulolíticos de efluentes da bovinocultura leiteira, gerenciamento de resíduos biológicos de laboratórios e produção de energia elétrica a partir de biogás produzido por dejetos bovinos e trabalha ainda com codigestão de resíduos agroindustriais com dejetos bovinos, como bioprocesso. É professor e orientador do curso de mestrado em ciência e tecnologia do leite, UFJF/Embrapa Gado de Leite/ILCT, e no curso de mestrado e doutorado em biodiversidade da UFJF.
OUTROS CURSOS DESSE INSTRUTOR

Contato

Caso tenha alguma dúvida, questão, ou sugestão, entre em contato conosco preenchendo corretamente o formulário abaixo. Será um prazer lhe atender!

Você também pode aproveitar a oportunidade para nos indicar temas de seu interesse!

Responderemos suas solicitações o mais breve possível.
 

Cursos relacionados

Invista no futuro do seu negócio com o EducaPoint