POR QUE PARTICIPAR DESTE CURSO?
As perdas de gestação configuram um problema importante nos rebanhos bovinos, podendo comprometer a eficiência reprodutiva e a lucratividade do sistema de produção.
Essas perdas acontecem em todos os tipos de rebanho (de leite ou de corte), independente do sistema de produção (rebanhos confinados ou mantidos a pasto) e do manejo reprodutivo (seja monta natural ou inseminação artificial).
Estima-se que entre 20 e 40% das gestações sejam perdidas, sendo que 90% dessas perdas ocorrem na fase embrionária da gestação, e 10% na fase fetal.
Diversos fatores podem ser responsáveis pelas perdas de gestação, entre eles as alterações hormonais, fatores imunológicos, genéticos ou nutricionais, doenças infecciosas, estresse calórico, alta produção de leite, entre outros.
Nesse curso, a Drª Telma Martins explica todo o processo de desenvolvimento da gestação de bovinos, quais são os períodos mais críticos da gestação, as principais causas de mortalidade embrionária e fetal, quando acontecem essas perdas e o que podemos fazer para minimiza-las.
Ela também destaca as medidas de controle e prevenção, bem como estratégias de manejo que podem ser empregadas nos sistemas de produção. Assista e saiba como evitar perdas de gestação em seu rebanho!
Telma da Mata Martins
Médica Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa, com mestrado, doutorado e residência pós-doutoral em Ciência Animal, na área de Reprodução Animal, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é professora no curso de graduação em Medicina Veterinária do Centro Universitário de Formiga (UNIFOR-MG) e instrutora do Curso de Inseminação Artificial em Bovinos, promovido pela Escola de Veterinária da UFMG. Atua em linhas de pesquisa com foco em puerpério, infecção uterina, imunologia uterina e fertilidade de fêmeas bovinas.
OUTROS CURSOS DESSE INSTRUTOR