PLANEJAMENTO ALIMENTAR PARA GADO DE LEITE EM SISTEMA DE PASTAGEM

Intermediário

6h de estudo

02:11:03 em vídeos

de 104 avaliações

POR QUE PARTICIPAR DESTE CURSO?

O manejo alimentar é uma das bases da pecuária leiteira, independentemente do sistema de produção adotado. Um animal bem alimentado terá melhores condições de saúde, melhores índices reprodutivos e certamente um melhor desempenho na produção leiteira, que é o foco de qualquer sistema. Por isso, fazer o planejamento alimentar é um ponto chave para todas as fazendas que produzem leite, inclusive naquelas que fazem a produção a pasto.

Mas qual a melhor forma de fazer o planejamento alimentar para gado de leite em sistema de pastagem? É mesmo possível contornar a estacionalidade na produção e manter uma boa produção o ano todo? Como escolher a melhor suplementação para minha fazenda?

Neste curso, ministrado pelo Dr. Marco Aurélio Factori, Professor da UNOESTE e especialista no manejo de plantas forrageiras, você aprenderá como melhorar a produção de forragens, quais os fatores que interferem nessa estacionalidade e como as diferenças regionais afetam essa questão. 

Você irá saber se o uso da cana com ureia é mesmo uma alternativa viável como forma de suplementação de animais. Vai entender como usar corretamente a silagem, e quais os pontos chaves a serem considerados na escolha destas opções. Também aprenderá sobre o uso de alimentos concentrados, quando e como utilizá-los de forma viável.

O curso explica como calcular a quantidade de alimentos que deve ser fornecida às vacas. Além de trazer exemplos práticos de erros e acertos no planejamento alimentar e como isso pode interferir no resultado final da fazenda.

Se você cria vacas leiteiras em pastagem e está buscando melhorar seus resultados, não perca essa oportunidade! Aprenda a fazer o planejamento alimentar mais eficaz para sua fazenda a pasto e garanta vacas mais saudáveis, produção de leite de qualidade o ano todo, além de uma boa remuneração!

Assista à apresentação do curso ministrado por: Marco Aurélio Factori.

Programa do Curso

Esse é um curso de Nível Intermediário. É necessário algum conhecimento prévio sobre o assunto.

O curso possui mais de 02:11:03 em vídeo aulas e pode ser completado com apenas 6 horas de estudo.

Veja o conteúdo que será abordado durante o curso:

MÓDULO 1: Importância do planejamento das pastagens
  • Introdução
  • Estacionalidade de produção de forragem
  • Sistemas de produção de gado de leite
MÓDULO 2: Sazonalidades na produção de leite a pasto
  • Sistemas de produção de leite em pastagem
  • Definições do sistema no verão - rotacionado
  • Definições do sistema no inverno
MÓDULO 3: Alternativas para fornecimento de pastagem
  • Cana e ureia
  • Formas de contornar a estacionalidade de produção - silagem
  • Formas de contornar a estacionalidade de produção - Pastejo diferido e concentrados
MÓDULO 4: Planejamento e manejo da pastagem
  • Como calcular o fornecimento de pastagem
  • Exemplos práticos de sistemas a pasto
  • Considerações finais

Marco Aurélio Factori

Formado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, é Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Zootecnia pela mesma Faculdade. Atualmente é Professor da UNOESTE - Presidente Prudente/SP. Tem experiência na área de Manejo e Conservação de Forragens, atuando principalmente nos temas: manejo e adubação de pastagem, pecuária de leite e corte, nutrição animal, nutrição de ruminantes, regulagem de máquinas agrícolas e processamento de volumosos destacando-se a silagem de milho.
OUTROS CURSOS DESSE INSTRUTOR

Invista no futuro do seu negócio com o EducaPoint

Contato

Caso tenha alguma dúvida, questão, ou sugestão, entre em contato conosco preenchendo corretamente o formulário abaixo. Será um prazer lhe atender!

Você também pode aproveitar a oportunidade para nos indicar temas de seu interesse!

Responderemos suas solicitações o mais breve possível.