PROGRAMAS DE FERTILIDADE PARA O PRIMEIRO SERVIÇO PÓS-PARTO

Avançado

5h de estudo

00:48:43 em vídeos

Certificado digital

de 22 avaliações

POR QUE FAZER ESSE CURSO?

Os índices reprodutivos de qualquer fazenda leiteira tem um grande impacto em seus resultados. Assim, busca-se ter o chamado ciclo de alta fertilidade que, por sua vez, determina que as vacas devem emprenhar novamente em um intervalo curto. O uso de IATF já mostrou ser uma prática muito eficiente para se alcançar esse objetivo.

Você conhece os principais programas de fertilidade que buscam aumentar a eficiência no primeiro serviço? Qual deles é mais eficiente e melhor para sua fazenda?

Nesse curso, o médico veterinário, Carlos Consentini, explica tudo o que você precisa saber sobre os programas de fertilidade com alta eficiência no primeiro serviço. Você vai entender o que é o ciclo de alta fertilidade e porque o uso de IATF é bem mais eficiente do que a observação do cio na maioria dos casos.

Além disso, você vai entender quais as bases dos protocolos de IATF e quais os protocolos mais comuns. No decorrer do curso você vai entender como funciona o  Presynch-Ovsynch e como alcançar os melhores resultados no primeiro serviço com esse protocolo.

Você também vai conhecer o Duplo Ovsynch e como é seu desempenho em comparação ao Presynch-Ovsynch. Por fim, você vai conhecer o Programa ESALQ para IATF e como são seus resultados no primeiro serviço, além de conhecer exemplos reais de sucesso com o uso de protocolos.

Se você trabalha com pecuária leiteira, certamente quer ter um ciclo de alta fertilidade em sua fazenda. Assim, não espere mais! Comece agora mesmo a aprender de forma direta e objetiva como fazer isso e alcançar os melhores resultados.

Assista à apresentação do curso ministrado por: Carlos Eduardo Cardoso Consentini.

Programa do Curso

Esse é um curso de Nível Avançado. É abordagem mais técnica e aprofundada sobre o assunto.

O curso possui mais de 00:48:43 em vídeo aulas e pode ser completado com apenas 5 horas de estudo.

Veja o conteúdo que será abordado durante o curso:

MÓDULO 1: Introdução
  • Introdução e ciclo da alta fertilidade
  • Como trabalhar o primeiro serviço pós-parto: IATF vs. observação de cio
  • O que deve ocorrer durante um programa de IATF para aumentar a fertilidade de vacas leiteiras
MÓDULO 2: Programas de IATF
  • Programas de fertilidade para o primeiro serviço pós-parto
  • Presynch-Ovsynch para o primeiro serviço pós-parto
  • Duplo Ovsynch para o primeiro serviço pós-parto
  • Programa ESALQ para o primeiro serviço pós-parto
  • Exemplos de sucesso e considerações finais
  • (PDF) Animals - Consentini et al. 2021
  • (PDF) Material extra
Carlos Eduardo Cardoso Consentini

Carlos Eduardo Cardoso Consentini

Médico Veterinário graduado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), onde trabalhou no Laboratório de Pesquisa em Bovinos de Leite (LPBL) e Laboratório de Reprodução Animal (LRA) em experimentos associados a nutrição de vacas leiteiras no período de transição e pico de lactação, além de estudos associados à fertilidade de protocolos de IATF em fêmeas bovinas. Possui intercâmbio de pesquisa na University of Wisconsin - Madison (Department of Dairy Science), trabalhando junto dos laboratórios dos professores Milo Wiltbank e Paul Fricke. Tal intercâmbio foi patrocinado pelo "Programa Mérito Acadêmico da Universidade de São Paulo". Durante o período na UW - Madison, desenvolveu projetos associados à manipulações hormonais objetivando aumentar a fertilidade dos protocolos de IATF do tipo Ovsynch em vacas leiteiras, além de estudos relacionados à importância da concentração de progesterona após a inseminação no desenvolvimento embrionário e fertilidade. Possui mestrado pelo Programa Ciência Animal e Pastagens da ESALQ/USP na área de Fisiologia e Fisiopatologia da Reprodução. Atualmente, é doutorando no Laboratório de Reprodução Animal da ESALQ/USP, orientado pelo Prof. Roberto Sartori, trabalhando com fisiopatologia, manejo da reprodução e manipulações hormonais nos protocolos de IATF. A principal linha de trabalho atual é o estabelecimento de Programas Reprodutivos para a primeira IATF pós-parto e para as ressincronizações de vacas leiteiras. Seu trabalho, no manejo das fazendas, visa implementar estratégias para aumentar o sucesso das vacas durante o período de transição e conciliar o uso de IATF e observação de cio no manejo reprodutivo, objetivando otimizar a eficiência reprodutiva, principalmente, aumentando o número de vacas gestantes no início da lactação e diminuindo o intervalo entre partos.
OUTROS CURSOS DESSE INSTRUTOR

Contato

Caso tenha alguma dúvida, questão, ou sugestão, entre em contato conosco preenchendo corretamente o formulário abaixo. Será um prazer lhe atender!

Você também pode aproveitar a oportunidade para nos indicar temas de seu interesse!

Responderemos suas solicitações o mais breve possível.
 

Cursos relacionados

Invista no futuro do seu negócio com o EducaPoint