PROGRAMAS DE FERTILIDADE PARA O PRIMEIRO SERVIÇO PÓS-PARTO

Avançado

4h de estudo

49 minutos em vídeos

Certificado digital

566
visualizações

de 41 avaliações

POR QUE PARTICIPAR DESSE CURSO?

Os índices reprodutivos de qualquer fazenda leiteira tem um grande impacto em seus resultados. Assim, busca-se ter o chamado ciclo de alta fertilidade que, por sua vez, determina que as vacas devem emprenhar novamente em um intervalo curto. O uso de IATF já mostrou ser uma prática muito eficiente para se alcançar esse objetivo.

Você conhece os principais programas de fertilidade que buscam aumentar a eficiência no primeiro serviço? Qual deles é mais eficiente e melhor para sua fazenda?

Nesse curso, o médico veterinário, Carlos Consentini, explica tudo o que você precisa saber sobre os programas de fertilidade com alta eficiência no primeiro serviço. Você vai entender o que é o ciclo de alta fertilidade e porque o uso de IATF é bem mais eficiente do que a observação do cio na maioria dos casos.

Além disso, você vai entender quais as bases dos protocolos de IATF e quais os protocolos mais comuns. No decorrer do curso você vai entender como funciona o  Presynch-Ovsynch e como alcançar os melhores resultados no primeiro serviço com esse protocolo.

Você também vai conhecer o Duplo Ovsynch e como é seu desempenho em comparação ao Presynch-Ovsynch. Por fim, você vai conhecer o Programa ESALQ para IATF e como são seus resultados no primeiro serviço, além de conhecer exemplos reais de sucesso com o uso de protocolos.

Se você trabalha com pecuária leiteira, certamente quer ter um ciclo de alta fertilidade em sua fazenda. Assim, não espere mais! Comece agora mesmo a aprender de forma direta e objetiva como fazer isso e alcançar os melhores resultados.

Assista à apresentação do curso Ministrado por: Carlos Eduardo Cardoso Consentini.

Programa do Curso

Esse é um curso de Nível Avançado. É abordagem mais técnica e aprofundada sobre o assunto.

O curso possui mais de 49 minutos em vídeo aulas e pode ser completado com apenas 4 horas de estudo.

Veja o conteúdo que será abordado durante o curso:

MÓDULO 1: Introdução
  • Introdução e ciclo da alta fertilidade
  • Como trabalhar o primeiro serviço pós-parto: IATF vs. observação de cio
  • O que deve ocorrer durante um programa de IATF para aumentar a fertilidade de vacas leiteiras
MÓDULO 2: Programas de IATF
  • Programas de fertilidade para o primeiro serviço pós-parto
  • Presynch-Ovsynch para o primeiro serviço pós-parto
  • Duplo Ovsynch para o primeiro serviço pós-parto
  • Programa ESALQ para o primeiro serviço pós-parto
  • Exemplos de sucesso e considerações finais
  • (PDF) Animals - Consentini et al. 2021
  • (PDF) Material extra
Carlos Eduardo Cardoso Consentini

Carlos Eduardo Cardoso Consentini

Médico Veterinário graduado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), onde trabalhou no Laboratório de Pesquisa em Bovinos de Leite (LPBL) e Laboratório de Reprodução Animal (LRA) em experimentos associados a nutrição de vacas leiteiras no período de transição e pico de lactação, além de estudos associados à fertilidade de protocolos de IATF em fêmeas bovinas. Possui intercâmbio de pesquisa na University of Wisconsin - Madison (Department of Dairy Science), trabalhando junto dos laboratórios dos professores Milo Wiltbank e Paul Fricke. Tal intercâmbio foi patrocinado pelo "Programa Mérito Acadêmico da Universidade de São Paulo". Durante o período na UW - Madison, desenvolveu projetos associados à manipulações hormonais objetivando aumentar a fertilidade dos protocolos de IATF do tipo Ovsynch em vacas leiteiras, além de estudos relacionados à importância da concentração de progesterona após a inseminação no desenvolvimento embrionário e fertilidade. Possui mestrado pelo Programa Ciência Animal e Pastagens da ESALQ/USP na área de Fisiologia e Fisiopatologia da Reprodução. Atualmente, é doutorando no Laboratório de Reprodução Animal da ESALQ/USP, orientado pelo Prof. Roberto Sartori, trabalhando com fisiopatologia, manejo da reprodução e manipulações hormonais nos protocolos de IATF. A principal linha de trabalho atual é o estabelecimento de Programas Reprodutivos para a primeira IATF pós-parto e para as ressincronizações de vacas leiteiras. Seu trabalho, no manejo das fazendas, visa implementar estratégias para aumentar o sucesso das vacas durante o período de transição e conciliar o uso de IATF e observação de cio no manejo reprodutivo, objetivando otimizar a eficiência reprodutiva, principalmente, aumentando o número de vacas gestantes no início da lactação e diminuindo o intervalo entre partos.
OUTROS CURSOS DESSE INSTRUTOR

Contato

Caso tenha alguma dúvida, questão, ou sugestão, entre em contato conosco preenchendo corretamente o formulário abaixo. Será um prazer lhe atender!

Você também pode aproveitar a oportunidade para nos indicar temas de seu interesse!

Responderemos suas solicitações o mais breve possível.
 

Cursos relacionados

Quer ter acesso a todos os cursos da plataforma?