Fechar Precisa de ajuda?
Fechar
ATENDIMENTO ONLINE

PRECISA DE AJUDA?
TEM ALGUMA DÚVIDA?

Fale agora com um de nossos atendentes.
Das 8h às 12h e das 13h às 17h.

ENTRAR NO CHAT

TMR NA ALIMENTAÇÃO DE VACAS LEITEIRAS: DICAS PRÁTICAS PARA MELHORES RESULTADOS

POR QUE PARTICIPAR DESTE CURSO?

A TMR, sigla em inglês para Total Mixed Ration, que nada mais é que Ração Total Misturada, é muito utilizada em diversos sistemas de produção leiteira, com o objetivo de oferecer ao rebanho uma dieta balanceada, evitar a seleção de ingredientes concentrados, proporcionando uma dieta uniforme, capaz de promover uma boa ingestão de matéria seca e um ambiente ruminal equilibrado, garantindo assim melhor desempenho em termos produtivos.

Além disso, o fornecimento da TMR permite otimizar o tempo e trabalho da mão de obra da fazenda, uma vez que em um único carregamento é possível tratar diferentes lotes, com boa distribuição de alimento e consumo mais homogêneo pelos animais.

Apesar desta ferramenta ser considerada um “ajuste fino” de grande importância nos sistemas produtivos, nem sempre são obtidos os melhores resultados. Falhas no preparo, no carregamento ou na distribuição podem impactar diretamente na qualidade da dieta oferecida, impedindo que se alcancem os índices desejados.

Esta prática, apesar de ser muito mais precisa e facilitada com o uso de vagões misturadores, pode ser feita de forma manual, desde que seguidos alguns cuidados na preparação e oferta aos animais.

Neste curso, os especialistas em produção animal, João Paulo V.A. dos Santos e Paulo Stacchini, explicam com demonstrações práticas como realizar o correto preparo, carregamento e distribuição da TMR, quais os pontos críticos e falhas mais frequentes no processo, como mensurar o consumo pelos animais, além de ensinar aos alunos como fazer o gerenciamento de TMR´s, garantindo eficiência operacional, estabilidade no fornecimento de nutrientes aos animais e maior rentabilidade para o sistema de produção. Confira cada uma dessas dicas!

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo 1. O que é uma TMR?
 Por que fazemos e recomendamos uma TMR?
Vantagens do uso da TMR e principais cuidados no manejo alimentar
 Etapas da preparação de uma TMR
Como fazer uma TMR de forma manual?

Módulo 2. Ajustes na dieta, controle de sobras e monitoramento do consumo
Cuidados essenciais nos ajustes das dietas
Quando e como medir sobras?

Módulo 3. Uso correto de vagões
Tipos de vagões TMR
Operação de vagões e cuidados no carregamento e distribuição

Módulo 4. Sistemas de gerenciamento de TMR´S
 Sistemas disponíveis, cuidados no gerenciamento e capacitação da mão de obra

Agradecimento:
Local de gravação: Fazenda Santa Elisa, Analândia/SP

INSTRUTORES

Paulo Farano Stacchini

Sócio-fundador da COWTECH. Engenheiro Agrônomo pela ESALQ-USP (1995) e MSc. em Ciência Animal e Pastagens também pela ESALQ-USP (1999). Filho e neto de produtores de leite na região de São Carlos-SP (Fazenda Santa Elisa), atuando como gestor e coordenador técnico da propriedade. Trabalhou também como Supervisor Técnico de Ruminantes e Equinos na Socil de 1999-2000. Foi sócio-diretor da STK Empreendimentos Agropecuários Ltda de 2000-2013, trabalhando como consultor em pecuária de leite e corte, prestando serviços para empresas como DPA-Nestlé, New-Holland (CNH), Bellman-Nutreco além de clientes particulares. Em 2013 associou-se a João Paulo V. Alves dos Santos para criar a COWTECH.

 

João Paulo V. Alves dos Santos

Sócio-fundador da COWTECH. Engenheiro Agrônomo (ESALQ-USP), Especialista em Produção de Ruminantes (ESALQ-USP), em atuação prática há 15 anos no campo, trabalhando com monitoramento e gerenciamento de mão de obra e planejamento de sistemas de produção intensivos para produção de leite, com elaboração de projetos e monitoramento de áreas para produção de forrageiras e volumosos suplementares para alimentação de bovinos. Conhecimento prático no manejo de bovinos de leite em regime de pastejo ou confinamento (free stall) e confinamento de bovinos de corte. Consultor técnico especializado na área de produção de alimentos e nutrição de ruminantes, com domínio em diferentes softwares de gerenciamento de rebanhos de leite (Agenda 5.0 e DairyPlan, Plataforma COWTECH-INOVA) e formulação de dietas para bovinos (NRC, Spartan Dairy e Windiet). Atua na elaboração de projetos para custeio agropecuário e captação de recursos financeiros, demonstrativos e estudos de viabilidade técnica-econômica-financeira de diferentes sistemas de produção. Colaborador e colunista do portal MilkPoint.

CONTATO

Enviar
Você pode assistir a esse curso, e a todos os outros, sendo um assinante do EducaPoint!
Nível BÁSICO
Dedicação: 3 horas
Gravado a campo
Fórum de debates
Certificado de participação enviado por e-mail
Categorias: Cadeia do leite, Cursos a campo

Outros cursos que podem te interessar

Rede Agripoint

Copyright © 2017 AgriPoint - Todos os direitos reservados

AgriPoint Serviços de Informação para o Agronegócio
CNPJ 03.775.184/0001-50

Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP

design salvego.com - desenvolvimento d-nex

Uma empresa associada da abed
ENCONTRE-NOS: