POR QUE PARTICIPAR DESTE CURSO?
A ocorrência da tripanossomíase bovina tem aumentado no país. Esta enfermidade causa inúmeros prejuízos econômicos, não só pelas mortes nos rebanhos, mas, principalmente, pela queda de produção dos animais afetados.
A tripanossomíase bovina iniciou-se no Pantanal Mato-grossense, e a partir de 2008 foram registrados surtos da doença na região sudeste (MG e SP), nordeste e no RS.
Essa doença ocorre com maior frequência nos rebanhos leiteiros, principalmente pela transmissão através do compartilhamento de seringas e agulhas contaminadas, mas pode afetar também rebanhos de corte. Entre os sinais clínicos da doença observa-se a diarreia, anemia, o emagrecimento progressivo, aborto e infertilidade, além de sinais neurológicos como salivação constante e dificuldade de locomoção.
Um grande problema são os animais portadores da doença, mas que aparentemente mostram-se sadios, sendo os maiores disseminadores dentro dos rebanhos. Além disso, tratamento errôneos e ineficientes são comumente realizados, mascarando os sintomas da doença. Desta forma, é fundamental conhecer o tratamento efetivo disponível atualmente, e saber quais cuidados devem ser tomados na compra de animais.
Neste curso, o professor da UNESP de Araçatuba/SP, Fabiano Cadioli, especialista no assunto, aborda a fundo as formas de transmissão do Trypanosoma vivax nos rebanhos, os meios de diagnóstico e o tratamento desta doença, que tantos problemas tem causado nos rebanhos nacionais.
Programa do Curso
Esse é um curso de Nível Avançado. É abordagem mais técnica e aprofundada sobre o assunto.
O curso possui mais de 01 hora e 07 minutos em vídeo aulas e pode ser completado com apenas
5 horas de estudo.
Veja o conteúdo que será abordado durante o curso:
MÓDULO 1: Caracterização da doença e agente etiológico
- Sinais Clínicos
- Espécies acometidas e surtos de mortalidade
- Agente etiológico, parasitemia e imunidade
- Transmissão entre animais
- SLIDES
MÓDULO 2: Diagnóstico e possíveis problemas
- Como diagnosticar: parasitológico direto, sorologia e molecular
- Problemas no diagnóstico: falhas esperadas, falhas induzidas e diagnóstico diferencial
MÓDULO 3: Tratamentos das tripanossomíases bovinas
- Drogas disponíveis. Tratamento individual x tratamento do rebanho
MÓDULO 4: Prevenção e controle
- Controle de fômites e vetores
- Monitoramento do rebanho e de animais comprados