Quais as vantagens de utilizar Ração Total Misturada (TMR)?

Postado em: 08/05/2018 | 3 min de leitura Escrito por:
A TMR, que na sigla em inglês significa Total Mixed Ration, nada mais é que Ração Total Misturada. Essa tecnologia é muito utilizada em diversos sistemas de produção leiteira, mas, muitas vezes não leva aos melhores resultados, devido a falhas no preparo ou no manejo alimentar.

Uma pergunta muito comum entre produtores é: como preparar a TMR e quando fazê-la? Quais são as vantagens de se utilizar esse sistema de alimentação?

Segregação

Se for oferecido aos animais alimento volumoso e ração no cocho, sem misturar, as vacas darão preferência à ração, consumindo-a rapidamente. O volumoso acaba sendo consumido posteriormente. Se a forragem for de pior qualidade, o problema se agrava, gerando um consumo irregular.

Um dos objetivos da Dieta Total é fazer com que o consumo seja otimizado, e que os alimentos sejam consumidos de forma homogênea. Isso é muito importante, porque envolve um conceito de pH ruminal. Para se obter uma otimização no consumo de matéria seca, é necessário trabalhar com um faixa ótima de pH ruminal. Uma dieta rica em forragem proporciona um maior pH ruminal e melhores condições de consumo.



Para saber a quantidade correta de fornecimento de forragem e de ração, é necessário fazer uma avaliação do equilíbrio econômico, bem como uma análise de requerimento da vaca, para que se faça um balanceamento adequado.

TMR deve ser usada somente em sistemas confinados?

Outra confusão comum é pensar que a TMR só deve ser utilizada em sistemas confinados. Isso não é verdadeiro. Há fazendas em que os animais consomem pastagem e são suplementados com uma Ração Total, com excelentes resultados.

Dependendo da demanda dos animais e da quantidade de concentrado que será fornecida como suplementação, é recomendado que se coloque um pouco de forragem no cocho (e não fornecer somente ração), tomando-se o cuidado para não ocorrer a segregação.

Vantagens do uso da TMR

- Economia de tempo
Quando se trabalha com o fornecimento de alimento no cocho sem o uso de vagões, todo o carregamento do alimento, obrigatoriamente, é feito de forma manual. Isso acaba levando a uma necessidade de mais tempo com o manejo alimentar.

Quando os vagões entraram no mercado, a questão da facilidade e da agilidade melhorou muito. É possível alimentar todo o rebanho com maior qualidade e em menos tempo.

- Mão de obra
Se for feito o investimento correto no vagão, haverá benefícios em termos de redução da mão de obra. Mas cuidado com o tamanho do vagão! Um vagão muito pequeno pode não atender a demanda do rebanho e um vagão muito grande pode demandar mais mão de obra do que o desejado, se o vagão não for auto-carregável.

- Parcelamento da alimentação
Um conceito importante envolvendo o uso de TMR é a possibilidade de parcelar a alimentação dos animais ao longo do dia, podendo distribuir de forma correta, fornecendo menos alimentos nas horas quentes do dia e mais em horas em que vai ter pico de consumo.

Embora isso possa ser feito manualmente, o uso de vagões facilita muito essa tarefa, inclusive, alguns deles contam com balanças programáveis, o que facilita ainda mais o trabalho.

Quer saber mais? Essas e muitas outras dicas importantes para obter os melhores resultados com a dieta total podem ser vistas no curso: TMR na alimentação de vacas leiteiras: dicas práticas para melhores resultados, ministrado pelos especialistas em produção animal, João Paulo V.A. dos Santos e Paulo Stacchini.

Com demonstrações práticas, gravadas a campo, eles explicam o passo a passo de como fazer o correto preparo, carregamento e distribuição da TMR, como medir o consumo médio da dieta pelos animais, quais maquinários podem ser usados para facilitar o processo, bem como os cuidados em cada etapa.

Os instrutores também apresentam os sistemas de gerenciamento disponíveis para garantir a estabilidade no fornecimento de nutrientes aos animais, aumentando seu desempenho e a rentabilidade do sistema de produção.

Para ter acesso ao conteúdo completo, assine o EducaPoint! Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a todos os cursos (já são mais de 150 temas).


Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP